Jump to content

Qual é o teu Sistema Operativo?

Danielt7
 Share

46 members have voted

1. 1. Qual é o teu Sistema Operativo?

• Windows
      32
    • Mac
      9
    • GNU/Linux
      26

Recommended Posts

Vejamos, qual é o OS mais usado aqui no forum do portugal a programar..

Cumprimentos

Edited by apocsantos
Corrigido Linux para GNU/Linux

Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela. - Albert Einstein

CentOs no servidor | CentOs no desktop | fedora 20 no portatil | Win7 no trabalho

"Que inquieto desejo vos tortura, Seres elementares, força obscura? Em volta de que ideia gravitais?" >> Anthero de Quental

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Linuxando.com | ...

Dual boot com windows e ubuntu, no entanto uso mais o windows actualmente por uma questão de perguiça, tendo em conta que os jogos que gosto a maior parte já corre em linux, e o steam também embora não tenha a certeza qual o melhor SO a nível de fluidez para os jogos. Porque não tenho a certeza se os jogos em linux correm sobre "emulador" ou se foram mesmo traduzidos para correr nativamente em linux.

De qualquer forma e devido ao meu portátil actual tendo eu ainda o ubuntu 12.04 torna-se complicado usar muito o ubuntu com uma resolução de 2800x.... com um ecrã de 15".

Devido a estes factores apenas tenho usado mais o windows, mas talvez para o ano a coisa mude de figura.. 🙂

Usar, usar, uso Mac. Depois sou capaz de poder ter que passar por outros sistemas operativos para fazer testes nativos ou efectuar operações de manutenção, mas não considero que os uso.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Eu pessoalmente uso mais o Ubuntu... mas infelizmente tenho o windows em dual boot para trabalhos de escola e programas incompativeis com o linux

Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela. - Albert Einstein

Uma coisa que eu não percebo é dizerem "infelizmente". Que haja preferências, tudo bem. Mas ainda não consegui perceber os "infelizmente". Isto não é uma crítica que se deve ler nas entrelinhas, eu estou mesmo a ser sincero - não entendo. 😕

Knowledge is free!

Um exemplo: "Infelizmente temos que suportar o IE6". 🙂

Edited by KTachyon

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Um exemplo: "Infelizmente temos que suportar o IE6". 🙂

Este é um clássico 😄

Eu referia-me mais aos "infelizmente" dos sistemas operativos. Os motivos do "infelizmente" são diferentes (ou acho eu que sim).

Questiono-me também porque sou totalmente "agnóstico" - estou a escrever a partir do Windows, mas aqui ao lado tenho o portátil com o Ubuntu, e como já disse antes, ando a ponderar adquirir um MacBook Pro quando pud€r.

Sinto-me bem em ambos os sistemas. Mesmo que pudesse só usar Linux e estivesse 100% independente do Windows, acho que continuaria a ter dual-boot num quase just because.

Edited by thoga31
  • Vote 1

Knowledge is free!

Pah, podes considerar o "infelizmente" como "tenho que usar, mas é horrível", semelhante ao "tenho que suportar, mas é horrível" do IE6.

Por exemplo, eu não tenho que utilizar Windows no meu dia a dia, mas quando estou a desenvolver uma aplicação que tenho que testar no Windows, tenho que lá ir mexer nele e sofrer com a inflexibilidade do sistema operativo para questões relacionadas com o desenvolvimento. Acho que é uma infelicidade.

-- Tony Hoare

Eu cá uso e continuarei a usar Windows. Só utilizei distritos de linux academicamente e...foi o suficiente.

Um dos problemas, pelo menos do meu ponto de vista, para a não aceitação das distros de linux como main SO das pessoas não ligadas à informática é a quantidade de distros existentes. E vocês até podiam dizer que isso é bom, pois há diversidade e poder de escolha, mas acaba por ser mau porque se torna num produto não fiável aos olhos das pessoas. Não fiável porque não há poder de reclamação.

No mundo dos negócios o que acabei de dizer acaba por se reflectir. Não assinamos contratos sem garantias. O linux não dá qualquer garantia comercial e isso, acho eu, acaba por condicionar as pessoas.

Claro que um dos aspectos fundamentais também passa pela visibilidade. Os recursos publicitários que a Microsoft (empresa) dispõem não se compara com o que uma comunidade consegue fazer.

Talvez a inserção (como já se constata) de distros educacionais para os ensinos trará uma nova mentalidade e maior projecção do linux.

• Vote 1

Um dos problemas que tenho identificado (relatados pelos amigos e conhecidos) para a "resistência" ao uso pessoal (e não comercial) nem passa particularmente pelo facto da quantidade de distros passar a ideia de que não é fiável.

Aquilo que tenho visto mais é uma resistência paralela àquela que tem havido com o Windows 8. Apesar de continuar a ser Windows, o facto do layout ter mudado por completo "assustou" as pessoas e elas não gostam de explorar coisas novas. Aprenderam a utilizar (mal, mas usam) e isso é quanto baste. Aprender de novo é tortura medieval. Se eu não consigo dar umas meras dicas de 30 segundos acerca do Word ou do Excel, não consigo imaginar o que passa pela mente das pessoas quando enfrentam um sistema novo... e acho que prefiro não saber 😄

A outra questão passa pela instalação de programas e o modo como eles funcionam. Outro dia estava no Ubuntu e instalei o LaTeX. Muito simples para nós, sudo apt-get livetex-latex-base, certo? Isto é areia de mais para uma camioneta de tamanho familiar. E o facto de ter de ir à shell correr o pdfTeX é causa natural de disenteria.

Antes de falarem comigo acerca do Ubuntu em particular e do Linux em geral, os meus amigos tinham uma ideia um pouco estranha acerca dos seus utilizadores - eram os geeks com o nariz um pouco empinado. Ora, viram-me a usar aquele estranho verme chamado Linux, e não sendo eu de nariz empinado, perguntaram-me "porque o usas?". Portanto, parece que há muita gente que usa Linux que se considera acima da média. Sentem-se iluminados pelo Além, viram o Paraíso, falaram com Adão e cumprimentaram ao longe Jesus, e nem sequer leram a Bíblia nem vão à missa dominical. Isso não é propriamente bom. Não sei até que ponto é verdade e comum, mas confirmo que já cheguei a assistir a estes momentos de "ilmuniação Linuxiana" que são quase religiosos.

Sinceramente acho que o Windows 8 ajuda a esclarecer em parte a mentalidade das pessoas. Mesmo com toda a visibilidade e a familiaridade da marca e dos produtos, as pessoas mandaram literalmente a Microsoft à "planta do alho".

Edited by thoga31
  • Vote 2

Knowledge is free!

No mundo dos negócios o que acabei de dizer acaba por se reflectir. Não assinamos contratos sem garantias. O linux não dá qualquer garantia comercial e isso, acho eu, acaba por condicionar as pessoas.

Só aquelas que acham que é o SO que dá garantias seja do que for 🙂 . Não é o MS Windows 7 que te dá garantias, é uma empresa, normalmente nem aquela que desenvolve o sistema operativo, com a qual estabeleces o contrato. GNU Linux não é diferente, tens as mesmas garantias se estiveres disposto a pagar da mesma maneira.

Edited by Knitter

Aquilo que tenho visto mais é uma resistência paralela àquela que tem havido com o Windows 8. Apesar de continuar a ser Windows, o facto do layout ter mudado por completo "assustou" as pessoas e elas não gostam de explorar coisas novas (...)

Isso é realmente verdade. Não faço intenções de adaptar o Windows 8 como main..às vezes preciso de o utilizar porque sou obrigado.

Eu cá uso e continuarei a usar Windows. Só utilizei distritos de linux academicamente e... foi o suficiente.

(...)

(...)

Claro que um dos aspectos fundamentais também passa pela visibilidade. Os recursos publicitários que a Microsoft (empresa) dispõem não se compara com o que uma comunidade consegue fazer.

Eu acho que no mundo dos negócios o Linux está cada vez mais difundido. Basta ver que todos... quase todos os gigantes utilizam Linux. E para quem quer ter um contrato assinado, há outros gigantes fiáveis como por exemplo a Red Hat

A existência de diversas distros também acho que, se por um lado pode afastar alguns utilizadores com estilos espcíficos, também sera um fator de atração para outros utilizadores.

Agora a visibilidade que referes acho que faz muito sentido. De certa forma é como quando tiramos a carta de condução e ficamos com uma certa afinidade para com a marca e o modelo do carro com o qual aprendemos a conduzir.. 😄

Ainda hoje há muitas grandes marcas de PCs com o Windows pré-instalado e que recomendam explícitamente o Windows como por exemplo se vê no Website da HP. Aí é que me parece que a Microsoft tem-se movido muito bem.

"Que inquieto desejo vos tortura, Seres elementares, força obscura? Em volta de que ideia gravitais?" >> Anthero de Quental

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Linuxando.com | ...

Só aquelas que acham que é o SO que dá garantias seja do que for 🙂 . Não é o MS Windows 7 que te dá garantias, é uma empresa, normalmente nem aquela que desenvolve o sistema operativo, com a qual estabeleces o contrato. GNU Linux não é diferente, tens as mesmas garantias se estiveres disposto a pagar da mesma maneira.

Sim, estava-me a referir à empresa e não SO, claro.

Talvez GNU Linux tenha as mesmas garantias, mas não é do conhecimento comum, porque a Microsoft suga todo o conteúdo publicitário, e quando não há publicidade, há pouca visibilidade.

Eu acho que no mundo dos negócios o Linux está cada vez mais difundido. Basta ver que todos... quase todos os gigantes utilizam Linux. E para quem quer ter um contrato assinado, há outros gigantes fiáveis como por exemplo a Red Hat

Está bem, vai perguntar a quem quer que seja o que é o Red Hat e estás sujeito a ser insultado. 😄

A existência de diversas distros também acho que, se por um lado pode afastar alguns utilizadores com estilos espcíficos, também sera um fator de atração para outros utilizadores.

Mas aí apenas te referes a um grupo muito restrito.

Agora a visibilidade que referes acho que faz muito sentido. De certa forma é como quando tiramos a carta de condução e ficamos com uma certa afinidade para com a marca e o modelo do carro com o qual aprendemos a conduzir.. 😄

Ainda hoje há muitas grandes marcas de PCs com o Windows pré-instalado e que recomendam explícitamente o Windows como por exemplo se vê no Website da HP. Aí é que me parece que a Microsoft tem-se movido muito bem.

Claro e basta pensar nos lucros que os fornecedores desses computadores devem ganhar por venderem um PC com o sistema operativo windows.