Jump to content

Sistema de controlo de stocks

rguimaraes
 Share

Recommended Posts

Boa noite, eu estou a tentar criar um controlo de stocks para a confecção onde trabalho de momento (isto se possível é para criar um open-source pois pode ajudar muitos casos com os mesmos problemas de incapacidade financeira para apostar forte num software destes).

E neste caso apenas algo para eu me guiar em termos de controlo e gestão do stock e corte, mas queria criar raizes para mais tarde melhorar, pois de momento a fabrica não funciona de todo com meios informatizados a não ser os serviços financeiros.

Preciso então de uma ajuda a colocar isto em termos lógicos para eu tentar elaborar o esquema todo... se alguém quiser participar a criação (a minha capacidade para elaborar um software online ou não neste caso não é suficiente)

Lógica: sempre que chega uma encomenda à fabrica é feito um pedido ao armazém (da fábrica) com o numero da OF e a descrição da malha que precisam para confeccionar a peça, o armazém verifica a disponibilidade respondendo se efectivamente tem a malha ou nao, coloca-se o 1º caso:

- se o armazém tiver em stock a malha, então é elaborado uma "Ordem de Serviço" onde sai um documento para acompanhar o processo de fabrico onde vai explícita a quantidade de malha (em metros ou kilos) que irá ser transformada em "peças". Após este processo, é dada uma ordem ao stock para descontar a malha apenas quando soubermos qual a quantidade de malha que sobrou ou faltou, e as peças que fez, se coincidem com a encomenda. Se isto conferir então o software emite-nos uma guia para a malha poder sair da zona do armazém e corte, onde escolhemos uma opção "terminar Ordem de Serviço" > e que posteriormente dá a opção de "terminar Ordem de Serviço" ou "emitir documento para confecção/transfers" (Em que neste caso termina a ordem e actualiza o stock) ou ainda "emitir documento para subcontratado" em que o mesmo deverá ter os dados do subcontratado e o processo é também terminado.

Caso o armazém não tenha em stock, então coloca-se o 2ºcaso:

Primeiro é elaborado um documento com o pedido que segue para o dep.compras da empresa, com o qual aquando a chegada da encomenda é dada entrada da malha em stock e posteriormente terá de ter um botão onde possamos por "teste de qualidade" valor checado ou não, mas preferencialmente será sempre feito, isto abre-nos outra janela que nos leva a preencher os dados e imprimir um documento (pré-elaborado para preenchimento manual). Basicamente após este processo todo o caso 1. é aplicado

Existe ainda a possibilidade de receccionar a malha para ser cortada fora, em que é apenas emitido um documento para "sub-contratado"

PS. para preenchimento da OF é necessário dados de (cliente, data, encomenda, OF, nome do fornecedor da malha, etc)

Fico a aguardar uma ajuda 🙂

Atentamente,

Rui

Edited by rguimaraes

Para criar a aplicação que pretende, pode recorrer ao PHP, em conjunto com HTML, Javascript, e base de dados MYSQL, e o servidor APACHE. Tudo isso e software open Soure ou free, pelo que não tem problemas com inspeções. Mais já vem tudo incluído num pacote (stack) e configurado, tem por exemplo o XAMPP, o WAMPP, entre outros.

O que tem de fazer e instalar essa aplicação num computador que servira de servidor, alias o Apache e um serviço de servidor, que depois ira correr as paginas em PHP. Para aceder as paginas PHP no computador em que instalou o software basta digitar no browser http://localhost/nomedapagina.php. (as paginas php estão colocadas dentro da diretoria htdocs, no caso do xampp) Nos outros computadores da rede basta aceder ao browser e em vez de localhost escrever ip da maquina que esta a servir de servidor.

Quanto ao software que pretende criar, o conselho, e começar por estruturar bem a base de dados, as suas tabelas e relações, i.e. , que tabelas pretende criar e que campos cada tabela deve ter. Para criar a base de dados tem o MYSQL. Esta operação e muito importante, e deve ser feita antes de qualquer outro passo, mesmo o de criar código.

Aconselho a ver tutoriais que existem pela net, ou a adquirir um livro sobre PHP, que existem nas grandes livrarias, e pode ajuda-lo na medida que trazem exemplos que podem se úteis.

Quanto a logica, sem conhecer o modo de operação duma têxtil, parece adequado ao que pretende de um controle de stocks, mas isso depende da orgânica da empresa. Ha que ter em consideração quem e que vai operar com o software, quais os departamentos, e se as aquisições são centralizadas em um único armazém.

Edited by Cerzedelo

Boa tarde,

Antes de mais muito obrigado pela resposta, porém eu já tenho todo esse conhecimento mencionado no primeiro paragrafo, no meu caso tenho vários alojamentos em que posso colocar a app. online. ou então utilizo uma "intranet".

Quando ao pedido de ajuda, é puramente pela lógica e pela criação da base de dados e estrutura da mesma, assim como a interligação como php (que apesar de ter uma luzes não sei se conseguirei elaborar todo este processo sozinho.

Em termos da lógica, só irá ter um operador por enquanto, apenas o armazem terá o software, pois o corte é automatizado, a pessoa neste caso responsável pelas duas áreas é que vai introduzir todos os dados.

Mais uma vez obrigado.

Como respondi por PM posso dar uma ajuda no desenvolvimento. Agora, eu percebo zero do vosso negócio, não faço ideia do que sejam "OF", quais as características da "malha" (dados a guardar), e da descrição o que é processo manual e o que é processo para informatizar. Vou precisar de fazer umas perguntas básicas para perceber que dados organizar e como os estruturar (pelo menos para a BD).

1. Que dados é que a aplicação deve guardar? Suponho que uma "malha" tenha um identificador ou referência, duas quantidades (quilograma/metro)... que mais?
  2. Que tipo de controlo é necessário fazer sobre o stock, quais as funcionalidades que um utilizador irá fazer na gestão de stock?
  3. É necessário integrar com alguma coisa (algum software extra a usar)?
  4. O que é uma "OF" e que dados tem, como é introduzida no sistema?
  5. O que é uma "Ordem de Serviço", que dados tem, como é gerada pelo sistema (tem de ser papel, apenas digital, precisa imprimir algum layout específico, apenas visível dentro do sistema, alguma processo de arquivamento/histórico ou ISO a respeitar)?
  6. Como é introduzida a informação sobre a quantidade de malha gasta, quem faz o controlo do processo?
  7. Alguma ideia sobre a interface e o fluxo que o programa deve seguir (que ecrãs existem, qual a ordem)?

Se não existir inconveniente e se sempre fizer desenvolvimento neste projecto estou a considerar usar a framework Yii (PHP) e dado que o projecto se quer livre alojar o mesmo num serviço de alojamento como o Bitbucket (repositório público). A base de dados será inicialmente MySQL.

Como referi, o importante é a estruturação da base de dados. Torna-se difícil dizer que tabelas e campos são necessários, porque, pessoalmente não conheço os procedimentos de uma têxtil. O conselho, é pegar numa folha de papel e tentar idealizar que dados e procedimentos pretendem guardar e informatizar, e já agora, é aconselhável conversar e ouvir quem está no armazém pois é quem vai operar com o software.

Como já referiu uma série de documentos (ordem de serviço,...) presumo que já tenham esses procedimentos em papel, de forma manual, se sim, pode utilizar esse esquema, para elaborar as tabelas e os campos, é um possível início.

Referiu que inicialmente a aplicação será só para utilizar no armazém, é uma possibilidade, mas aconselho-o ao elaborar a base de dados a pensar numa estrutura mais abrangente, ex. criar um sistema de login, com diferentes níveis de acesso. O pessoal do departamento de compras não tem que ter acesso à ordem de serviços, mas sim à ordem de compras. O problema é que depois criar e popular a base de dados com os dados, torna-se mais difícil fazer alterações à estrutura da mesma, por isso este passo é importantíssimo.

Quanto à interligação entre a base de dados e o php, isso é relativamente fácil, como já referi, existem inúmeros tutoriais pela net , existem livros que explicam todo o procedimento e existem ainda as frameworks.

Quanto a criar um projecto open source e acessível a outras entidades, será um acto louvável, contudo não se esqueça que os procedimentos administrativos e de gestão podem ser diferentes de empresa para empresa, concentre-se em resolver os procedimentos da sua empresa e adaptar o software à sua empresa.

Ajuda sempre a perceber o processo, mas fica aquém para conseguir modelar o sistema. Não responde a nenhuma das perguntas que coloquei nem descreve o sistema de forma a que, para mim que não sei nada do modelo de negócio, seja possível passar isso para um sistema informatizado. Ainda não sei que dados de todo esse processo é necessário gerir.

Quando falamos em stock e malha, é apenas esse o tipo de matéria prima que existe? Para que servem os outros tipos referidos no diagrama?

Uma encomenda dá sempre origem a uma OF? Pode dar origem a mais que uma? Há possibilidade de se rejeitar uma encomenda por parte do departamento comercial?

Uma OF indica já que produtos são para criar e quem que quantidades?

É preciso controlar o processo quando as peças saem para o confeccionador externo?

De onde vêm os dados dos clientes?