Jump to content

[Resolvido] Parâmetros

epolozero
 Share

Recommended Posts

Como se define um parâmetro como opcional, por exemplo:

procedure fundo(cor:byte);//MUDA A COR DE FUNDO 

O que queria que acontecesse era ao chamar o procedimento sem argumentos(fundo()😉 a cor mudasse para a padrão, por exemplo 4(vermelho).

Indicas-lhe o valor padrão, assim:

procedure fundo (cor:byte=4);

Nota que alguns compiladores mais "rosqueiros" não suportam isto!

Edited by nunopicado
  • Vote 1

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Não funciona no meu(freepascal) 😞

Qual versão?

O FreePascal actual suporta isso de raíz...

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Não é assim tão antiga...

Não me lembro se nessa já dava, mas acho que sim.

Ser em linux é indiferente neste caso.

Dá-te algum erro?

@pwseo: Testa lá isso, o faxobor!

Fatal: Syntax error, ")" expected but "=" found

Já sei o que é.

Essa funcionalidade faz parte do Object Pascal. No IDE base do FreePascal, ele vem predefinido com o dialecto FreePascal, que tem desactivadas as extensões OOP.

Faz assim:

Vai a Options --> Compiler e em Compiler Mode escolhe a segunda opção: Object Pascal Extension On

Depois já dá! 😉

Já sei o que é.

Essa funcionalidade faz parte do Object Pascal. No IDE base do FreePascal, ele vem predefinido com o dialecto FreePascal, que tem desactivadas as extensões OOP.

Faz assim:

Vai a Options --> Compiler e em Compiler Mode escolhe a segunda opção: Object Pascal Extension On

Depois já dá! 😉

Nao estou a conseguir alterar as definições do compilador, na ide do free pascal consigo, mas como eu uso o Geany(ide) tenho que alterar as configuraçoes.

Já estive a procura na internet e apareceu isto ( -Mobjfpc FPC mode with Object Pascal support) , mas nao estou a conseguir

FONTE: http://www.freepascal.org/docs-html/user/userap1.html

Edited by epolozero

Sim, é essa opção, tens de a definir nas opções do FPC.

Se o IDE tiver onde adicionar parametros, podes por lá.

Se não tiver, experimenta editar o ficheiro fpc.cfg, na pasta do compilador, e adiciona lá.

Possivelmente, até basta tirar o # que lá está a comentar a linha.

Em alternativa, podes, no próprio código do programa meter o seguinte:

program xpto;

{$mode objfpc}  // mete esta linha logo no inicio do programa

.
.
.

Com este método, tens de por isto em todos os programas que usem aquela opção...

• Vote 1

@nunopicado, estava a ler agora o tópico todo e estava a ver que não chegavas à compiler directive 😄

Não se usa, em Free Pascal, opções do IDE. Não considero, pessoalmente, uma boa prática. Além disso, isto não é o Delphi com um IDE vindo de outra galáxia.

Usa-se sempre código para que seja o compilador a tratar das coisas. Assim o código torna-se, aliás, muito mais portável. Uma boa implementação de Pascal deve ter implementado um número mínimo de compiler directives, e o modo de compilação faz parte da lista. 😉

Sempre que se pretende ir além do Pascal "clássico" (mas não Standard) entramos no âmbito do Object Pascal, e para tal deve-se usar a directiva {$mode objfpc}.

Não é má prática usar com regularidade esta directiva quando se programa em Free Pascal - o "bom Pascal" tem imensas coisas de Object Pascal 😛

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Sim, é essa opção, tens de a definir nas opções do FPC.

Se o IDE tiver onde adicionar parametros, podes por lá.

Se não tiver, experimenta editar o ficheiro fpc.cfg, na pasta do compilador, e adiciona lá.

Possivelmente, até basta tirar o # que lá está a comentar a linha.

Em alternativa, podes, no próprio código do programa meter o seguinte:

program xpto;

{$mode objfpc}  // mete esta linha logo no inicio do programa

.
.
.

Com este método, tens de por isto em todos os programas que usem aquela opção...

É isso mesmo, nem sei como agradecer,hehe 👍 muito obrigado

@nunopicado, estava a ler agora o tópico todo e estava a ver que não chegavas à compiler directive 😄

Não se usa, em Free Pascal, opções do IDE. Não considero, pessoalmente, uma boa prática. Além disso, isto não é o Delphi com um IDE vindo de outra galáxia.

Usa-se sempre código para que seja o compilador a tratar das coisas. Assim o código torna-se, aliás, muito mais portável. Uma boa implementação de Pascal deve ter implementado um número mínimo de compiler directives, e o modo de compilação faz parte da lista. 😉

Chegar chegava, mas não é o que mais aprecio... 🙂

Em Delphi, claro, posso definir defaults por projecto. Aqui não é o caso, excepto no código.

Mas pessoalmente, coisas que uso sempre, ou quase, prefiro de longe meter nas definições gerais. Este é uma delas.

Actualmente, é impensável para mim não usar Object Pascal. 😄

O default do Free Pascal é o uso do Extended Pascal. Pessoalmente considero que um bom código Pascal é aquele que não se baseia em bolas de cristal. Um código teu funciona aí, mas alguém com definições diferentes pode apanhar problemas, e toca de os detectar e andar a alterar o código ou as definições do seu IDE/compilador - pode ser uma directiva ou um mar delas que faltam, fora o resto.

Portanto, eu aprecio imenso fazer códigos que garantidamente qualquer pessoa possa pegar fazendo o mínimo dos mínimos de alterações para que funcione - se possível, zero alterações. Daí usar sempre explicitamente compiler directives. Os bons compiladores reconhecem, e a portabilidade é garantida. A portabilidade torna-se tal que é possível implementar códigos "híbridos" que podem ser compilados em Windows e em Linux sem qualquer alteração.

Por exemplo, a minha Tabela Periódica feita em Pascal é "híbrida". Implementei em Windows e depois gerei o executável para Linux sem alterar uma linha de código As funcionalidades diferentes para os dois sistemas estam ambas implementadas no mesmo código. Acho que é simplesmente genial. Não são assim tantas as linguagens que fornecem esta margem de manobra, e se ela existe, uso-a explicitamente. 🙂

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Não é assim tão linear, Thoga, sabes disso.

A portabilidade que falas é entre plataformas. Quando dizes "Os bons compiladores reconhecem", basicamente, estás a falar de FreePascal apenas.

Muitas Compiler Directives são exclusivas desse compilador, pelo que, se o teu código for para outro compilador, que não o FreePascal, estás na mesma.

Aqui a vantagem é simplesmente entre instalações diferentes do mesmo compilador, e não entre compiladores diferentes.

Também não é facto que o default do FreePascal seja ObjFPC. Para fazer o teste há pouco, fiz o download do FPC "simples" (como sabes, uso o Lazarus como IDE do FPC), instalei, e criei um código básico, apenas com um procedimento com um parÂmetro com valor default.

Falhou, com o erro indicado pelo epolozero.

Alterei a opção de compilador no menu, e siga, está a trabalhar.

Dito isto, sem dúvida que o FreePascal tem um mérito importante na portabilidade entre plataformas. Não faz milagres, mas não anda longe, a sua capacidade de trabalhar em multi-plataforma com uma mesma code-base.

Uma nota: tu compilaste o programa com o Free Pascal usando definições no IDE dele. Eu, sem usar essas definições, consigo compilar usando o mesmo compilador e a mesma versão?

Por alguma razão eu aviso nos meus artigos para a Revista qual o compilador e qual a versão onde testei os meus códigos. Apesar de ser altamente portável entre compiladores (tendo as suas limitações), há que advertir desse facto. Portanto, para quem usa Free Pascal, pode usar o código sem ter de seguir uma lista de instruções "Configure o seu FPC".

Eu uso as ferramentas quanto mais não seja para compatibilidade dentro do próprio FPC. E pessoalmente não me aventuro muito por utilidades demasiado FPC-only, pelo que uso à vontade as compiler directives - todas as que uso vais encontrar em quase todos os bons compiladores. 😉

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Tirando a última frase, concordo... Ainda que não o faça geralmente, o teu método é mais portátil, logo que o compilador seja FPC.

Na última frase é que não estás a ver bem a coisa...

A própria Compiler Directive que aqui se referiu para o problema dos defaults é exclusiva do FPC. E usas em "todos" os teus programas, ou perto disso, estou errado?

Creio que ambos concordamos que o Delphi é um excelente compilador Pascal, OOP, Delphi. Mas se pegar num dos teus programas, não irá correr sem ajustes.

Mas se o tivesses configurado directamente no compilador, já estaria mais perto de funcionar.

Por isso é que digo, não uses a expressão "bons compiladores" para este caso, porque embora hajam algumas partilhadas entre compiladores, as compiler directives são referentes ao... compiler.

Usa antes a expressão "FPC"... 😄 porque é só mesmo aí que dá vantagem (no caso concreto).

Edited by nunopicado

{$H+}, {$I+}, etc. O Delphi não tem?

Tem... Mas não era dessa que estávamos a falar, pois não? 🙂

Essas fazem parte do "standard" do Pascal, pelo que "todos" os compiladores as devem implementar. Mas muitas outras, como o caso da {$M objfpc} não existe.

E vice-versa, claro, tanto quanto sei, o FPC não tem a {$APPTYPE CONSOLE}

Como nota de rodapé, as "standard" não tenho reserva alguma em usar.

Edited by nunopicado

Tem... Mas não era dessa que estávamos a falar, pois não? 🙂

Eu estava a falar no geral e nas mais comuns que vêm desde os primórdios dos tempos pascalianos. Eu referi a do modo "objfpc" na sequência do problema do tópico, mas a partir daí falei no geral.

Knowledge is free!