Jump to content

S7-1200 e TIA Portal

Recommended Posts

Viva,

Eu estou com um pequeno problema.

No meu trabalho foi instalado um sistema com um S7-1200 e um pequeno HMI. O CPU é o 1214C.

A minha empresa requer que o departamento de manutenção seja capaz de reparar qualquer avaria em todos os sistemas de automação. Até aqui tudo bem uma vez que uma hora de paragem significa logo dezenas de milhares.

O meu problema é que na instalação toda temos centenas de CPUs da série 300 (daí a licença do Step7), mas só temos 3 PLCs no mesmo equipamento desta série 1200. Como este CPU já está a dar as últimas, também tenho de me precaver relativamente a peças e provavelmente vou tentar puxar a empresa para instalar um CPU da série 300 em vez deste... mas até lá tenho este problema.

Agora as questões, se eu quiser fazer a recuperação após um desastre (digamos, mudar o CPU e voltar a fazer o download do programa), qual a licença do TIA portal é que eu precisaria?

Eu li algures que o TIA Portal também inclui o Step7 e WinCC além do ambiente de programação dos 1200. Isso é verdade? Podendo assim comprar uma licença para todo o equipamento da Siemens (excluíndo drives que não temos)?

Last, but not least, alguém tem uma ideia de preços das licenças?

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Relativamente ao TIA Portal há 2 versões, a Basic p/ S7-1200 e a Professional para S7-1200/S7-300/S7-400/S7-1500

O Tia Portal Basic, que é o que necessitas para o S7-1200, vem com o "Step7 Basic" e com o "Wincc (flexible) Basic"

Não recomendo que uses o TIA Portal p/ programar S7-300/400, apenas p/ o S7-1200 (para isso a versão Basic serve)

Relativamente a preços, a ref. 6ES7822-0AA03-0YA5 (TIA Portal V13) custa 390,40 € PVP+IVA

Ricardo Timóteo

Boa Tarde....

Gostaria de saber se existe possibilidade de fazer uma imagem das licenças da versão 13 da siemens.... a finalidade é: tenho dois pg e necessito das licenças nos 2... so tenho a versao 13 instalada no pg mais novo e necessito dele instalado no pg mais novo...