Jump to content

Desktop & Mobile ports?

oxyzero
 Share

Recommended Posts

Olá a todos,

Como o meu problema se dirige principalmente em redor dos dispositivos móveis, decidi postar este tópico aqui, embora o mesmo fala um pouquinho mais. 😛

Eu vou passar a ideia que quero fazer da forma mais simples possível. Um terminal. Faço Input -> Interpreta -> Output. Claro que depois tem interfaces etc, mas isso são tudo gimmicks.

Eu quero usar funções especificas de cada plataforma, por exemplo: Aceder ao music player e abrir um ficheiro..

Eu estava a pensar em usar Java. Assim conseguia abranger Windows, Linux, e Mac. 3 em 1. E o port para Android seria também relativamente mais simples pois já tinha o código feito em Java e era só realmente usar mudar algumas libs e mais um trabalho à parte e pronto. (Penso eu, não tenho qualquer experiência nesta área 😛 )

O problema seria iOS .. teria provavelmente de re-escrever tudo em Objective-C. (Embora não tenha planeado fazer qualquer build para iOS.. mas posso querer no futuro e não quero torcer o pescoço depois)

Após algumas pesquisas, encontrei que podia usar C# para tudo basicamente, através do Xamarin (http://xamarin.com/) mas como o pacote gratuito deles me limita um pouco desconsiderei essa opção. Encontrei também o Kivy (http://kivy.org/) que me permite usar Python.

Será o Kivy uma boa opção? (Especialmente no futuro eu gostaria de adicionar coisas tipo Voice Commands)

Ou usar Java para as aplicações Desktop, e portar para Android será uma melhor opção? Quem diz Java, diz outra linguagem, agradeço outras sugestões obviamente.

Alguém pode dar um empurrão neste dilema de escolha de linguagens? 😄