Jump to content

cursos online

gomes25
 Share

Recommended Posts

Guest faviouz

É uma pergunta um pouco vaga. Sugiro que desenvolvas mais a questão.

Eu estou no secundário e no tempo livre estudo tópicos que me interessam no EdX e Coursera. Trata-se de conteúdo gratuito das universidades de elite dos EUA que me preparam para a universidade. Porque não?

Da mesma forma, estando já no ensino superior, não vejo razão para não complementar o estudo com uma plataforma como o EdX. Se tiveres dificuldades numa cadeira podes muito facilmente procurar uma palestra que possas digerir ao teu próprio ritmo, voltar atrás quando te perderes ou ver tudo outra vez. Não é necessário seguir o programa à risca para obteres o certificado (isso estará disponível para Portugal sequer?), basta veres as palestras e resolver exercícios para ajudar no estudo.

Por outro lado, se estiveres a falar em tirar um curso no EdX em vez do ensino superior "tradicional", já é uma questão totalmente diferente. Não me vou pronunciar muito sobre o assunto, porque nem sequer estou no ensino superior, mas eu diria que o reconhecimento deste tipo de qualificações ainda é fraquinho em Portugal. Nos EUA a aderência é enorme, em particular na área da informática, que cada vez mais procura um perfil ativo no GitHub cheio de projetos open-source em vez de percursos académicos brilhantes.

Muito obrigado pela resposta tão rápida, eu só queria saber se os cursos são bons ou não ? Visto que eu também ando no secundário, queria fazer um " nas minhas férias ",para aumentar mais os meus conhecimentos. 🙂

Guest faviouz
Em 04/04/2014 às 11:45, gomes25 disse:

eu só queria saber se os cursos são bons ou não ?

Sem dúvida. Estamos a falar do MIT, Harvard e Caltech. São possivelmente as melhores universidades do mundo.

No entanto não é algo com que eu me preocuparia muito. No geral a qualidade de ensino é a mesma em qualquer universidade. A fama que o MIT recebe não é devido à qualidade dos cursos de informática e engenharia. Há centenas de universidades com os mesmos planos curriculares e professores igualmente competentes - todos disponíveis em plataformas como o EdX, Coursera, Udacity, Udemy, etc.

Se queres uma resposta rápida e subjetiva: o EdX é a melhor plataforma, na minha opinião.