Jump to content

Delphi Multi IDE, Win8 e SSD

CrominhO
 Share

Recommended Posts

Boas pessoal,

Tenho código desde o Pascal até ao XE5, de maneira que já começo a ficar aflito com tantas VM's,

já alguém testou ter mais do que 1 versão do Delphi na mesma máquina? funciona bem ?

Já agora, alguém tem o Delphi instalado em Windows 8, funciona bem? é que por exemplo em facturação e não só temos necessidade de escrever directamente para Portas, ou utilizar o OpenSSL, etc.. Eu sei que compilado funciona, mas queria saber é se em ambiente de desenvolvimento as coisas "portam-se" bem, dado que já não se vende máquinas com o Win7.

Por ultimo, alguém tem o Delphi instalado em SSD ? é que eu já utilizei em várias situções e aquilo realmente é magnifico, mas já li em 2 ou 3 sitios que não se Porta bem com ficheiros pequenos, daí ter algum receio em instalar o Delphi em cima daquilo e começar a ter problemas, já alguém testou/tem instalado?

Toda a ajuda é bem vinda 🙂

Edited by CrominhO

As mentes humanas são realmente um local estranho!

Tenho código desde o Pascal até ao XE5, de maneira que já começo a ficar aflito com tantas VM's,

já alguém testou ter mais do que 1 versão do Delphi na mesma máquina? funciona bem ?

Sim e não...

XE, XE2, XE3 e XE5 já testei em simultâneo (não todos de uma vez, mas aos pares). No momento tenho o XE3 e o XE5 trial, e embora o trial já tenha expirado sem eu ter tido tempo de lhe mexer, ainda chegaram a arrancar, inclusivamente os dois ao mesmo tempo.

É aliás uma funcionalidade do Delphi, quando compras a licença, alguns pacotes incluem as licenças de todas as versões anteriores.

Mas já testei há tempos arrancar com o D7, só por curiosidade de ver o tamanho que ficaria uma dll compilada lá, e ele mandou-me apanhar morangos.

Logo, imagino que haja algumas versões mais antigas que não gostem da mistura.

Já agora, alguém tem o Delphi instalado em Windows 8, funciona bem? é que por exemplo em facturação e não só temos necessidade de escrever directamente para Portas, ou utilizar o OpenSSL, etc.. Eu sei que compilado funciona, mas queria saber é se em ambiente de desenvolvimento as coisas "portam-se" bem, dado que já não se vende máquinas com o Win7.

O meu tá em 8.1, sem problemas.

Claro que escrever directo para as portas já não é a mesma coisa que era em DOS, mas é sensivelmente igual ao que era no Win7.

Por ultimo, alguém tem o Delphi instalado em SSD ? é que eu já utilizei em várias situções e aquilo realmente é magnifico, mas já li em 2 ou 3 sitios que não se Porta bem com ficheiros pequenos, daí ter algum receio em instalar o Delphi em cima daquilo e começar a ter problemas, já alguém testou/tem instalado?

Testar não testei. Mas da minha experiencia com SSD, deverá ser seguro usar lá o Delphi, logo que os projectos estejam num disco normal, e não lá.

Meter por exemplo o SSD para sistema, e um normal para dados, aquilo até deve assobiar.

• Vote 1

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Amigos vocês dois são os maiores 🙂 quando for multi-milionário vêm trabalhar os 2 comigo 😄

(...)

Mas já testei há tempos arrancar com o D7, só por curiosidade de ver o tamanho que ficaria uma dll compilada lá, e ele mandou-me apanhar morangos.

Logo, imagino que haja algumas versões mais antigas que não gostem da mistura.

(...)

Pois eu por acaso tenho mesmo necessidade de pelo menos o 7, o D2007 e o XE5 😕

Tens o teu GC compilado em cima do Win8.1 Nuno??

TEnho o Delphi XE2,XE3 e XE5 (trial) instalados num computador com o Windows 8 e um disco SSD e nao tenho problema/diferença nenhuma em relação ao 7...

E sim... voa ^^

Mas que compilador ele utiliza Kline? ou utiliza em separado conforme as versão que entras ?

Eu tou a perguntar isto porque a Embarcadero pede pa Desinstalar o XE5 normal antes de Instalar o XE5 upd2...

Deve haver ainda variáveis de ambiente comuns a ambos não ?

Kline, tás a fazer como o Nuno tá a dizer, ou tens tudo no SSD ?

Obrigadão aos 2 🙂

Amigos vocês dois são os maiores 🙂 quando for multi-milionário vêm trabalhar os 2 comigo 😄

lol Quando fores multi-milionário, ainda vais trabalhar? 😉

Pois eu por acaso tenho mesmo necessidade de pelo menos o 7, o D2007 e o XE5 😕

Ainda assim, o D7 não é definitivo que não trabalhe... Na altura que testei, foi a versão PE (o famoso gratuito) que eu tinha, particular, e não sei até que ponto não há diferenças no instalador.

Experimenta instalar que até pode ser que dê,

Tens o teu GC compilado em cima do Win8.1 Nuno??

Quem? GC?

Se te referes à gestão comercial, vulgo POS, sim, foi começado a fazer no Win8 (tão novinho) e entretanto passou para o 8.1.

Mas que compilador ele utiliza Kline? ou utiliza em separado conforme as versão que entras ?

É conforme a que entras... Cada um está numa pasta, e estão isolados uns dos outros.

A única coisa comum é a associação das extensões no Windows (.pas, .dpr, .dproj, etc.), pelo que, quando instalas, ele pergunta se queres associar a esse. Fazes sim no que te interessar abrir por default.

Eu tou a perguntar isto porque a Embarcadero pede pa Desinstalar o XE5 normal antes de Instalar o XE5 upd2...

Mas aí é a mesma versão e vão usar a mesma pasta. Deve ser para remover uns erros antes de meteres outros. 😛

Deve haver ainda variáveis de ambiente comuns a ambos não ?

Comuns, e utilizáveis por todos. Nunca notei nada além disso nessa área.

• Vote 1

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

lol Quando fores multi-milionário, ainda vais trabalhar?

Eu vou 😄 arranjo 3 ou 4 "prós" pa gerir e ponho um monte de miudos a queimar neuronios lol 😁

Ainda assim, o D7 não é definitivo que não trabalhe... Na altura que testei, foi a versão PE (o famoso gratuito) que eu tinha, particular, e não sei até que ponto não há diferenças no instalador.

Experimenta instalar que até pode ser que dê,

Sim mas mesmo no XE, se te enganares e abrires com o XE5 ele não faz logo Upgrade no Projecto(ficheiro de projecto)?

Quem? GC?

Se te referes à gestão comercial, vulgo POS, sim, foi começado a fazer no Win8 (tão novinho) e entretanto passou para o 8.1.

Sim o POS descupa, mas como imprimes os Reports de "Talões", e sequência de abertura de Gaveta? Por exemplo eu tenho 4 Reports em 80mm, 2 em Report mais elaborados com Logotipo e tal, e depois tenho outros 2 que são impressos directamente na Porta, para aquelas impressoras antigas que já nem há drivers, isso funciona na mesma? 🙂

Mas aí é a mesma versão e vão usar a mesma pasta. Deve ser para remover uns erros antes de meteres outros. 😛

Sim é pa remover erros e já vai com outro update em cima do upd2 lol 😄 .. o problema é que se lançam o 3, temos de desinstalar novamente Delphi e componentes e voltar a instalar tudo, é uma seca daquelas...

Edited by CrominhO

Eu vou 😄 arranjo 3 ou 4 "prós" pa gerir e ponho um monte de miudos a queimar neuronios lol 😁

Da maneira como isto vai, quando um gajo chegar a ser multi-milionário, já nem consegue abrir os olhos, quanto mais programar...

Sim mas mesmo no XE, se te enganares e abrires com o XE5 ele não faz logo Upgrade no Projecto(ficheiro de projecto)?

Isso é outra guerra. Eu estava a falar do IDE/Compilador correr.

É claro que os projectos de uns, ao abrir nos outros, nem sempre funciona bem. Mas também não converte logo só porque sim... Pergunta-te primeiro se queres!

Sim o POS descupa, mas como imprimes os Reports de "Talões", e sequência de abertura de Gaveta? Por exemplo eu tenho 4 Reports em 80mm, 2 em Report mais elaborados com Logotipo e tal, e depois tenho outros 2 que são impressos directamente na Porta, para aquelas impressoras antigas que já nem há drivers, isso funciona na mesma? 🙂

A nível de reports, é tudo com o ReportBuilder. Não tenho de me preocupar com portas, apenas tenho de lhe indicar o nome da impressora (nome do Windows), tamanho da folha, e se é papel comum ou contínuo (talões).

Para a abertura de gaveta, fartei-me de bater com a cabeça no teclado, até descobrir uma forma de enviar sequência de escapes para a impressora (não para a porta).

Isto permite-me lidar com ela com alguma semelhança ao que faziamos antigamente, mas mais uma vez, através do nome da impressora, em vez da porta.

Por fim, para comunicar mesmo com a porta, para a balança e o visor de cliente, uso um componente OpenSource chamado TComPort, que me permite ler e escrever de e para a porta.

Sim é pa remover erros e já vai com outro update em cima do upd2 lol 😄 .. o problema é que se lançam o 3, temos de desinstalar novamente Delphi e componentes e voltar a instalar tudo, é uma seca daquelas...

lol Mais vale ficar com os erros antigos.

Da maneira como isto vai, quando um gajo chegar a ser multi-milionário, já nem consegue abrir os olhos, quanto mais programar...

sem dúvida, mas isso é a tristeza de nascer pobre 😛

Isso é outra guerra. Eu estava a falar do IDE/Compilador correr.

É claro que os projectos de uns, ao abrir nos outros, nem sempre funciona bem. Mas também não converte logo só porque sim... Pergunta-te primeiro se queres!

Tava na ideia que ele fazia logo o upgrade, depois perguntava era se queria gravar ou não..

Para a abertura de gaveta, fartei-me de bater com a cabeça no teclado, até descobrir uma forma de enviar sequência de escapes para a impressora (não para a porta).

Isto permite-me lidar com ela com alguma semelhança ao que faziamos antigamente, mas mais uma vez, através do nome da impressora, em vez da porta.

não me perguntaste senao ajudava-te 😛 ... eu uso os dois, através da Impressora nos Reports e através da Porta nos que são só texto(para as impressoras antigas)

Por fim, para comunicar mesmo com a porta, para a balança e o visor de cliente, uso um componente OpenSource chamado TComPort, que me permite ler e escrever de e para a porta.

É isso mesmo amigo, eu também tenho o ComPort instalado mas não o uso, faço manualmente, mas se ele funciona, a configuração manual que faço também funciona 👍

lol Mais vale ficar com os erros antigos.

Pois a sorte é que não tenho lá os Softwares "maiores" cheios de componentes e unidades, senão demorava 1 mês cada que eles lançassem um novo Up.

Ora bem, posto isto tudo e com a vossa ajuda que foi preciosa se calhar vou mesmo avançar então com isso.

Portatil com o win8 e SSD

D7 + Componentes, D2007 + Componentes e XE5, (a gente só volta a falar daqui a 1 ano lol 😛 :P )

Ando farto de abre VM, fecha VM, depois tenho código de um lado e depois código do outro, bolas é uma estafa,

assim se correr bem fica porreirinho...

A questão do SSD é que o XE5 com Android é pior do que eu quando acordo ás 5 da manhã lol, não mexe mesmo, nem com o Emulador nem com o Tablet mesmo.

Tava na ideia que ele fazia logo o upgrade, depois perguntava era se queria gravar ou não..

Pergunta, e dá várias opções.

Ele podem converter e gravar com outro nome, converter e gravar com o mesmo nome, fazendo backup do antigo, converter e gravar com o mesmo nome sem fazer backup... É uma alegria!

não me perguntaste senao ajudava-te 😛 ... eu uso os dois, através da Impressora nos Reports e através da Porta nos que são só texto(para as impressoras antigas)

😛 Na altura nem te conhecia.

Ainda foram umas horas a correr a net.

É isso mesmo amigo, eu também tenho o ComPort instalado mas não o uso, faço manualmente, mas se ele funciona, a configuração manual que faço também funciona 👍

Este só encontrei mais tarde, quando quis por carolice criar apoio à balança. A abertura de gaveta fiz com recurso ao Spooler do Windows, através da unit WinSpool.

function SendEscape(PrinterName,DecimalSequence:String): Integer;
var
  Handle: THandle;
  N: DWORD;
  DocInfo1: TDocInfo1;
  buffer:Array of Byte;
  i:Byte;
begin
    Result:=0;
    SetLength(Buffer,Length(DecimalSequence) div 3);
    i:=0;
    while DecimalSequence<>'' do
       begin
           Buffer[i]:=strtoint(copy(DecimalSequence,1,3));
           delete(DecimalSequence,1,3);
           inc(i);
       end;

if not OpenPrinter(PChar(PrinterName), Handle, nil) then
       begin
           Result:=GetLastError;
           Exit;
       end;
    with DocInfo1 do
       begin
           pDocName := nil;
           pOutputFile := nil;
           pDataType := 'RAW';
       end;

StartDocPrinter(Handle, 1, @DocInfo1);
    WritePrinter(Handle, Pointer(Buffer), Length(Buffer), N);
    EndDocPrinter(Handle);
    ClosePrinter(Handle);
end;

Dou-lhe o nome da impressora, e a sequência de escapes à frente, neste caso em formato decimal, com 3 caracteres numéricos para cada caracter da sequência.

Basta fazer isto:

SendEscape('Epson TM-T70','027112048055121');  // e tenho a gaveta aberta

SendEscape('Epson TM-T70','027109');  // Acciona a guilhotina

Pois a sorte é que não tenho lá os Softwares "maiores" cheios de componentes e unidades, senão demorava 1 mês cada que eles lançassem um novo Up.

Para mim, o principal defeito do Delphi é não haver uma maneira de criar um backup completo dos componentes, com reposição de seguida.

É o custo de ter o dia-a-dia muito mais facilitado! 😄

Ando farto de abre VM, fecha VM, depois tenho código de um lado e depois código do outro, bolas é uma estafa,

assim se correr bem fica porreirinho...

E o Delphi em VM não é a coisa mais rápida do mundo...

A questão do SSD é que o XE5 com Android é pior do que eu quando acordo ás 5 da manhã lol, não mexe mesmo, nem com o Emulador nem com o Tablet mesmo.

Livra, que afinal não sou o único.

Quando instalei o trial do XE5, tentei criar uma cena qualquer para testar aquilo, mas foi tão lento que desisti.

Pensei que era o meu PC a pedir reforma, fico feliz de saber que afinal, o meu pc ainda é muito bom! lol

(...)

function SendEscape(PrinterName,DecimalSequence:String): Integer;
var
  Handle: THandle;
  N: DWORD;
  DocInfo1: TDocInfo1;
  buffer:Array of Byte;
  i:Byte;
begin
 Result:=0;
 SetLength(Buffer,Length(DecimalSequence) div 3);
 i:=0;
 while DecimalSequence<>'' do
	begin
		Buffer[i]:=strtoint(copy(DecimalSequence,1,3));
		delete(DecimalSequence,1,3);
		inc(i);
	end;

if not OpenPrinter(PChar(PrinterName), Handle, nil) then
	begin
		Result:=GetLastError;
		Exit;
	end;
 with DocInfo1 do
	begin
		pDocName := nil;
		pOutputFile := nil;
		pDataType := 'RAW';
	end;

StartDocPrinter(Handle, 1, @DocInfo1);
 WritePrinter(Handle, Pointer(Buffer), Length(Buffer), N);
 EndDocPrinter(Handle);
 ClosePrinter(Handle);
end;

Dou-lhe o nome da impressora, e a sequência de escapes à frente, neste caso em formato decimal, com 3 caracteres numéricos para cada caracter da sequência.

Basta fazer isto:

SendEscape('Epson TM-T70','027112048055121');  // e tenho a gaveta aberta

SendEscape('Epson TM-T70','027109');  // Acciona a guilhotina

É a mesma que eu amigo 🙂

Se enviares uma destas duas -> 2#27#112#0#3#254

2#27#112#0#49#50

Funciona com mais de 90% das impressoras no mercado, abre a gaveta, faz corte se houver, e dá o avanço de uma linha.

Eu com estas duas ainda não apanhei nenhuma Impressora que não funcionasse com uma ou com outra 🙂

Já agora, se apanhares uma gaveta Usb, quando a ligas ele instala as tipicas Portas de série, é só configurar essa Porta 9600, ... e enviar um Enter (#13) que ela abre 🙂 ... Nesta sim perdi resmas de Tempo pa descobrir como funcionava porque não havia nada na net 🙂

Para mim, o principal defeito do Delphi é não haver uma maneira de criar um backup completo dos componentes, com reposição de seguida.

É o custo de ter o dia-a-dia muito mais facilitado!

Pois é mesmo, dái eu ter posto tudo em VM, depois é só copiar a VM e tenho tudo, mas agora tou a chegar a um ponto em que fica dificil gerir tanta vmware...

E o Delphi em VM não é a coisa mais rápida do mundo...

No player, até não funciona mal, eu tenho as Vms em outros discos pa não estar ali a "martelar"... mas claro se não for o XE5, esse é mais lento na máquina de origem que os outros nas vms lol

Livra, que afinal não sou o único.

Quando instalei o trial do XE5, tentei criar uma cena qualquer para testar aquilo, mas foi tão lento que desisti.

Pensei que era o meu PC a pedir reforma, fico feliz de saber que afinal, o meu pc ainda é muito bom! lol

Pois exactamente 😛 ... não o teu Pc tá bom... por acaso ainda não vi nenhum Benchmark daquilo, mas num Portatil HP i3 com 4Gbs que eu tenho aquilo nem se mexe, no outro Portatil nem corre, e depois num Core 2 Duo desktop com 2 Gbs lá se mexe, mas é devagar e devagarinho lol ... é muita operação de Disco que ele faz, a Luz do disco tá sempre acesa lol

Eu, num E8400 com 6Mb de cache e 4GB de ram, parece que estou a pastar num belo planalto dos alpes suiços...

Por isso é que desisti, não tinha tempo de estar à espera. 😛

Eu, num E8400 com 6Mb de cache e 4GB de ram, parece que estou a pastar num belo planalto dos alpes suiços...

Por isso é que desisti, não tinha tempo de estar à espera. 😛

Lool mas há um truquezito que faço quando tou em android, se calhar até já sabes 🙂 ... Crio o Projecto em FireMonkey para pa Android e depois mesmo que não programe em Windows adiciono do lado direito em cima a Plataforma Windows e mantenho-a activa, assim cada vez que compilo a Aplicação ele dá-me um formulario Windows normal do tamanho do Output selecionado em Android... Assim só compilo para Android (emulador ou tablet) de 2 em 2 horas, senão tava desgraçado, se cada vez que compilasse a aplicação ele mandasse pó tablet ou pó emulador, arrancava os meus cabelinhos todos com uma pinça loool 😁 😁 😁

Não, não sabia...

Quando voltar a instalar experimento isso! Pode ser que assim não envelheça tanto...

😛

• Vote 1

Pois... mas isso não é normal? Quando se compila em java o emulador salta logo assim de repente com o programa compilado?

Olha o Kline a gozar com os pobres 😄 ... nos meus não, tenho aqui um monte de Pcs e no mais rapido ele demora aí uns 8 minutos a fazer o deploy dentro emulador e depois o emulador com a opção GPU activa como eles dizem nem mexe lol... ainda fui à Embarcadero ver se o problema era meu, mas é geral mesmo 🙂 já tentei foi mandar pa dentro do Bluestacks(outro emulador) mas não consegui, aquilo dá imenso trabalho...

No metodo que pus em cima, ele vai dando pa trabalhar, depois quando quero testar mando po Tablet 🙂

Mas para me perguntares isso já sei onde está a solução 😄 o belo do SSD lol 😄

Não, não sabia...

Quando voltar a instalar experimento isso! Pode ser que assim não envelheça tanto...

Mas parece que já temos aqui a solução eu realmente achava estranho aquilo correr mais lento no I3 do que no core2duo, mas o I3 é portátil e o core2duo é desk e tem Sata3 com 7200... Realmente ele deve ter uma dependencia do disco enorme, aquilo é só ficheiros.. a embarcadero é que podia oferecer um SSD na compra/actualização do XE5 lol ao menos assim já sabiamos como resolver, segundo percebi houve mesmo pessoal que desistiu por causa de ser tão lento...

• Vote 1

Por acaso programo no XE5 com o meu computador portatil mais fraco 😛 e sim demora... 1minuto para ai.mas n uso emulador, ponho po telemovel.

Ponho a compilar e faço 20 flexoes... assim ao fim de uma hora tenho codigo e ginasio feito xD

lol mas nesse tens SSD? 🙂 ... podes fazer "out" pó win32, pa desenhar, programar e tal e só depois quando quiseres testar o código a "sério" é que mandas por Tablet 🙂 (comigo resulta 🙂 )

Mas depois não chegaste a dizer amigo, tens tudo no Ssd? ou só o delphi e o Sistema Operativo ?

tava a ver isto pó meu Hp, e assim mantinha o win7 pro, também para não tar a comprar mais 1 portatil, qualquer dia entre portateis e Vms ja nem sei onde andam as coisas...

http://www.pixmania.pt/disco-rigido-ssd/samsung-840-evo-mz-7te120-120-gb-ssd-interno-2-5/21526120-a.html

Este não tá nada caro e escuso de ter mais uma maquina a encher 😕

Edited by CrominhO

Mesmo assim 1 minuto sem Ssd é porreiro 😛

já tou aqui a preparar o sistema que abri no topico, mas entretanto ja falam no XE6 e 7,

sinceramente ou eles acalmam um pouquinho ou então a gente não tem hipotese de desenvolver

um programa sequer num Ide...

Edited by CrominhO

É para corrigir os bugs sem ter de dar o update de borla! 😛