Jump to content

Firedac

Kline777
 Share

Recommended Posts

Como prometido num tópico recente, queria só deixar umas luzes sobre o que já vi do Firedac. Pode ser interessante para voces.

Eu tenho usado o Firedac nos ultimos meses e até agora as vantagens que tenho visto sao:

• Velocidade. É notoriamente mais rapido que os DbExpress e os Ado em todos os cenarios. Tambem permite um modo Livewindow que quando queremos apenas LISTAR dados de uma tabela que o torna ainda mais rapido que tudo o resto.
  • Compatibilidade.Traz já conectores para os servidores de base de dados mais usados e que não funcionavam com os outros sistemas. MySql,PostGres, Sqlite etc... e permite usar alguns truques nas querys para que se possa usar funçoes genericas nao dependentes do motor de base de dados onde estamos a trabalhar, para que seja possivel a mudança de servidor sem grandes/nenhumas alterações ás instruçoes SQL das querys.
  • CachedUpdates: O funcionamento base de um dataset no delphi é que cada vez que se muda de registo no dataset ou se chama um post ele escreve na BD os dados desse registo (Penso que nao estou a dizer asneira). Com os cached updates podemos impedir que ele faça isto constantemente e escolher o momento onde os dados vao para a BD. Se eu quiser correr o dataset do inicio ao fim para mudar um dado campo posso usar isto para que ele só actualize a info na BD quando terminarmos de editar todas as linhas que nos interessem. Evita N idas á BD quando queremos actualizar info em bloco.
  • Arrays de parametros: Esta acaba por ser para o mesmo fim que a anterior. Exemplo: Temos uma query para inserir uma linha numa tabela e esta query tem o parametro @Nome que precisa de receber.Se quisermos inserir 10 registos temos de preencher o parametro 10 vezes e chamar o ExecSql da query em cada uma delas.O que o firedac permite é dizermos quantas linhas queremos inserir (neste caso 10) e o parametro que a query espera agora nao é uma string mas sim um array de 10 strings. Preenchemos a info num loop e chamamos o ExecSQL UMA unica vez. Ele trata de replicar a query 10 vezes com os diferentes parametros.
  • Local SQL: Este nunca usei mas basicamente é a posibilidade de usar instruçoes SQL numa memorytable(Nao sei se usam isto, eu sou adepto... para guardar configuraçoes de sistema ou tudo o que seja dados que tenham de ser gravados em ficheiros)

Nota: Eu sei que muitos de voces usam SQL construido no codigo o que faz com que a utilidade de algumas das funções seja perto de nula. Mas por acaso nao gosto de fazer isso portanto tenho usado muitas destas funcionalidades para ter SQL apenas nas Querys e Datasets e nunca no codigo.

• Vote 1

Acho que independentemente do local onde se usa o SQL, isto trás vantagens...

hmmmmm

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Thanks for the Post Kline 🙂

Temos algum componente tipo QueryUpdate ? tipo Zupdate(Zeos) ?

(...)

Nota: Eu sei que muitos de voces usam SQL construido no codigo o que faz com que a utilidade de algumas das funções seja perto de nula. Mas por acaso nao gosto de fazer isso portanto tenho usado muitas destas funcionalidades para ter SQL apenas nas Querys e Datasets e nunca no codigo.

Pois eu acho, que tanto um como outro tem vantagens e desvantagens, eu utilizo os 2 conforme a situção, mas irónicamente estou com um "problemão" por utilizar Sql no código 😕

As mentes humanas são realmente um local estranho!

Eu não conheço NADA do Zeos mas no Firedac existe um TadUpdate que suponho que seja igual.

Tambem é algo que nao existe na DBExpress e ADO que também gosto. Ao inicio embirrei com o componente mas já me rendi.

O que ele faz é criar/editar os scripts necessarios para Ler/escrever/editar/apagar um registo e associar este componente a um dataset qualquer.

Ou seja, permite-nos ver/alterar o que acontece quando fazemos Post/edit/delete no dataset. Uso muito disto quando faço querys a mais que uma tabela e preciso que ele faça update a mais que uma tabela, ou quando preciso de inserir registos em mais que uma tabela quando faço um simples append.

Mais uma vez, permite controlar todo o SQL chamado pelos datasets sem ter de estar no codigo.

Não sei se era a isto que te referias 🙂

• Vote 1

(...)

Não sei se era a isto que te referias 🙂

É isso mesmo amigo 😄 é a chave para problemão que tenho, o outro pequeno problema é que tenho centenas de milhares de Linhas de Código, entre as quais, SQL fora dos componentes 🙂 é nesta altura que vou chorar lol

Pois eu acho, que tanto um como outro tem vantagens e desvantagens, eu utilizo os 2 conforme a situção, mas irónicamente estou com um "problemão" por utilizar Sql no código 😕

Bem, penso que quando se referem a SQL nas querys, estão a falar de meter a instrução SQL directamente no componente, em DesignTime, certo?

Se é isso, nem uma tenho assim... Nos ZSQLUpdate's sim, mas em querys não.

Passo a explicar.

É algo que comecei a implementar apenas no software de POS que ando a fazer, e parece-me que está a dar certo.

O código SQL todo directo nos componentes não me serve, na minha forma de trabalhar. As querys são dinâmicas e fazem muitas vezes vários papeis, dependendo de onde estão a ser usadas. Inclusivamente, falando em querys dinâmicas, há muitas que crio em runtime.

Como faço então para gerir o SQL?

Tenho no programa uma unit, chamada uQuerys.pas, onde estão contidas todas as querys do programa, numa classe genérica, só com funções que retornam strings.

Cada função, é uma query, mas pode ser subdividida, mediante parametros, caso tal se justifique.

Por exemplo:

type
   TQuery=Class
   Public
     function ListaContadores(Inactivos:Boolean):String;
     function ListaDocumentos(FullInfo:Boolean):String;
   end;

implementation

function TQuery.ListaContadores(Inactivos:Boolean):String;
begin
  Result:='SELECT * FROM Counters ';
  if not Inactivos
     then Result:=Result+'WHERE Activo=1 ';
end;

function TQuery.ListaDocumentos(FullInfo:Boolean):String;
begin
  Result:='SELECT * FROM Documentos';
  if FullInfo
     then Result:=Result+'INNER JOIN Counters ON Counters.CounterID = Documentos.CounterID ';
end;

Vantagens disto:

- Muitas vezes, em zonas diferentes do programa, preciso em querys diferentes dos mesmos dados. Com isto, basta-me chamar para ambas a mesma função.

- Tenho tudo reunido. Qualquer alteração, está ali, é lá que tenho de mexer. Pode estar no meio de centenas... Mas está lá. E se estiverem bem comentadas, as funções explicam-se a si mesmas, e é fácil lá chegar

- Código mais limpo. Quando executo uma query, faço algo tipo "qEmpregados.RunSql(Query.ListaEmpregados);", e não preciso meter statements SQL no meio do código Delphi.

Há outra vantagem, que foi o que me levou a começar este sistema.

Se quiser ter o meu programa preparado para mais que um motor de base de dados, e sem as facilidades do FireDac, está visto, eu ia ter de andar com if's ou case's no meio do código, e meter varios statements para uma só query, quando o idioma SQL não for igual.

Então o que faço aqui?

Criei uma função, ServerType, que me verifica, quando necessário, qual o tipo de SQL que está a ser executado. Nada de especial, apenas verifica o protocolo a ser usado pela ligação ZConnection naquele momento.

function TQuery.ListaAcessos(EmpregadoID:Byte):String;
begin
    case ServerType of
         stMySQL:Result:='SELECT *, ConCat(EmpregadoID,"-",Codigo) AS UniqueKey, Cast(LPad(Acesso,char_Length(Acesso)+char_Length(Codigo)-2," ") AS CHAR(60)) AS AcessoPad '+
                         'FROM Acessos WHERE EmpregadoID = 0'+IntToStr(EmpregadoID)+' ORDER BY Codigo';
         stMSSQL:Result:='SELECT *, ConCat(EmpregadoID,''-'',Codigo) AS UniqueKey, (REPLICATE('' '',Len(Codigo)-2)+Acesso) AS AcessoPad '+
         stSQLite:Result:='SELECT *, (EmpregadoID || "-" || Codigo) AS UniqueKey, Acesso AS AcessoPad '+
    end;
end;

Claro que com o Firedac, pelo que me estão a dizer, e pelo que já li, isto seria desnecessário. Com os devidos ajustes, a query poderia ser a mesma para os vários casos...

• Vote 1

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

(...)

Claro que com o Firedac, pelo que me estão a dizer, e pelo que já li, isto seria desnecessário. Com os devidos ajustes, a query poderia ser a mesma para os vários casos...

Certo Nuno, eu concordo, até acho a tua questão da unidade com as instruções SQL lá dentro bastante interessante, claro que se for numa Listagem mais complexa torna-se mais complicado, por exemplo, numa das minhas Listagens de Documentos emitidos a Instrução começa com 2 linhas, e mediante o quadro de opções que é mostrado ao Cliente pode terminar com 30 ou 40 linhas.

Mas continuo a achar que ambas fazem sentido, eu até sou adepto de fazer as coisas em Run-time por ocupar menos recursos, por ser mais rapido de alterar porque não estamos dependentes de dispobilidade de componentes, mas por exemplo trabalhar com 1 Dbgrid que Lê de um servidor e escreve noutro, é impossível ser em Run-time, oxalá não fosse que eu resolvia o meu problema 😄

O problema que eu tenho aqui, o Kline nunca o vai ter 🙂 por isso é que eu digo que ambas têm vantagens e desvantagens 🙂

http://www.portugal-a-programar.pt/topic/65581-balanceamento-de-carga-delphi-mysql-saas/

Edited by CrominhO

Sem dúvida, todos os nossos hábitos e crenças de programação estarão sempre em causa, e haverá situações em que teremos de as trocar por outros métodos que na altura certa se apresentem melhores para resolver um determinado problema...

Um bom programador é como um camaleão... 😛

Tenho usado os componentes da devart (DAC) pela simplicidade (Aplicação->DB), sem dlls, e pela rapidez.

Tentei usar o firedac mas dava-me sempre erro mesmo com a dll (no caso, libmysql.dll) quer na pasta windows, system32 ou mesmo junto ao executável.

Pois... tens de ter o Mysql client instalado e dizer-lhe o caminho do driver.

Já consegui. Era o problema dos 64bits.

Tenho o mysql x64 e estava a usar a libmysql.dll correspondente e o firedac só funciona com a libmysql.dll de 32bits.

Tenho o mysql x64 e estava a usar a libmysql.dll correspondente e o firedac só funciona com a libmysql.dll de 32bits.

Possivelmente o FireDAC funciona com a dll a 64 bits se estiveres a compilar para 64 bits.

Estando a compilar para 32 bits, mesmo que o SO seja a 64, precisas da dll de 32.