Jump to content

[Resolvido] Contar palavras

askazy
 Share

Recommended Posts

Bom eu acabei clicando em resolvido no outro tópico por engano, em relação a um outro que fiz, então por isso estou criando esse.

O objetivo do programa é contar quantas palavras com 5 ou menos letras são digitadas, antes que se digite "#"

O exercício tem algumas restrições:

-A leitura é feita caractere a caractere, não pode usar string.

-O que delimita uma palavra da outra é um espaço em branco

- O espaço em branco não conta como palavra, nem #.

Exemplo de entrada:

e

u

n

a

o

s

e

i

#

Saida: O numero de palavras com 5 ou menos letras eh 3.

#include <stdio.h>
int main(){
    int cont=0,cont2=0; /*cont serve para contar as letras, cont2 conta as palavras que tem menos de 5 letras*/
    char letra;
    do{
    letra=getchar();
    if (letra!= ' ') /*se letra e diferente de espaço em branco incrementa contador de letras*/
        cont++;
    else{
        if (cont>0 && cont <=5) /*se a palavra tem entre 1 ou 5 letras entao incrementa cont2 que é palavras*/
            cont2++;
        else
            cont=0;
    }
    }while (letra!='#');
    printf ("O numero de palavras com 5 ou menos letras eh %d\n",cont2);
return 0;
}

Acredito que o problema possa estar nos espaços em branco, porque nao sei como é a leitura deles.

if (cont>0 && cont <=5) /*se a palavra tem entre 1 ou 5 letras entao incrementa cont2 que é palavras*/
   cont2++;
else
   cont=0;

Pensa melhor neste passo .. Apenas estás a 'reiniciar' o cont se a palavra for maior que 5 letras, mas nada te garante que a seguir não vais ter que voltar a contar as letras de uma nova palavra.

Edited by polska
  • Vote 1

Corrige um sábio e ele mais sábio ficará. Corrige um ignorante e um inimigo ganharás.

Não consegui entender muito bem o que você falou, mas a minha idéia é:

1) Contar letras até aparecer um espaço em branco

2) Se aparecer um espaço em branco verificar se o numero de letras esta dentro do esperado, se estiver cont2++ uma palavra, senao 0 o cont e começa dinovo.

Um problema que percebi é que se caso eu digite aleluia#, vai imprimir 0 mais na verdade tem uma palavra.

alguém me da uma sugestão?

pega numa folha de papel, e escreve por extenso todos os passos necessários (em português falado) para resolver o problema.

não esqueças ou suponhas que está subjacente algum ponto, escreve tudo, mesmo tudo o que é necessário.

depois disso, volta a ler o que escreveste e e fizer sentido, compara com o teu código.

nota : a conversão de um texto bem escrito é praticamente directo para código

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Um problema que percebi é que se caso eu digite aleluia#, vai imprimir 0 mais na verdade tem uma palavra.

Se fizeres o input de aleluia#, ele tem obrigatoriamente de dar o output de 0 palavras contadas pois "aleluia" tem 7 caracteres, e o teu programa só conta palavras que tenham entre 1 e 5 caracteres.

Além disso, já te indicaram exatamente onde reside o problema. É algo que está-te a passar ao lado pois estás completamente agarrado ao teu código, experimenta fazer o que o @HappyHippyHippo recomendou, vai-te ajudar muito. 😉

gostaria de uma indicação de livro de linguagem C, nada muito aprofundado(faço estatística) ou até mesmo vídeo aulas.

Já criaste um tópico acerca do assunto, não vale a pena espalhar a mesma pergunta em vários locais. Não vais obter resposta mais rapidamente com isso.

Mais, perguntar de repente por um livro após as sugestões dadas, a meu ver, não fica nada bem - parece que estás a dizer "mais vale um livro que os vossos conselhos".

Se não entendeste os conselhos ou ainda ficaste com dúvidas, pergunta. O pessoal vai arranjar maneira de te ajudar de várias formas possíveis até entenderes, desde que mantenhas o interesse em ser ajudado e em resolver o problema.

Edited by thoga31

Knowledge is free!

acho que agora eu consegui, pelo menos o que testei funcionou.

#include <stdio.h>
int main(){
    int cont=0,cont2=0;  /*cont serve para contar as letras, cont2 conta as palavras que tem menos de 5 letras*/
    char letra;
    do{
      letra=getchar();
        if (letra != '#' && letra != ' ')
           cont++;
        else{
            if (cont>0 && cont<=5)
               cont2++;
            cont=0;
        }
    }while (letra!='#');
    printf ("O numero de palavras com 5 ou menos letras eh %d\n",cont2);
 return 0;
}
Edited by thoga31
GeSHi

acho que agora eu consegui, pelo menos o que testei funcionou.

ainda não ... testa este código com a pequena alteração que fiz para ver o que se passa:

#include <stdio.h>

int main(){
 int cont = 0, cont2 = 0;
 char letra;

do {
   letra=getchar();
   if (letra != '#' && letra != ' ') {
     cont++;
     printf("%d >> %c|\n", cont, letra);
   } else {
     if (cont>0 && cont<=5)
       cont2++;
     cont=0;
   }
 } while (letra!='#');

printf ("O numero de palavras com 5 ou menos letras eh %d\n", cont2);

return 0;
}

Tive que fazer uma pesquisa no google sobre os comandos de leitura scanf,getchar e getch para descobrir que fica contando o enter, fico indignado com essas listas da faculdade onde pedem exercícios com conteúdo que não é apresentado em sala.

#include <stdio.h>
int main(){
 int cont = 0, cont2 = 0;
 char letra;
 do {
   letra=getchar();
   fflush(stdin);
   if (letra != '#' && letra != ' ' && letra !='\n') {
     cont++;
   } else {
     if (cont>0 && cont<=5)
       cont2++;
     cont=0;
   }
 } while (letra!='#');
 printf ("O numero de palavras com 5 ou menos letras eh %d\n", cont2);
 return 0;
}

Funciona?

Como eu faço para excluir o enter da leitura se eu quiser usar o scanf por exemplo? Sempre que eu usar o getchar eu tenho que limpar o buffer pra não contar o enter?

Edited by thoga31
GeSHi

Funciona?

está melhor, mas agora sempre que chega a um '\n' ele vai assumir que chegou ao fim de uma palavra ...

Como eu faço para excluir o enter da leitura se eu quiser usar o scanf por exemplo?

scanf serve para ler dados formatados (com um formato bem específico/esperado), e como um utilizador só escreve o que é pedido 90% das vez, as outras 10% irá dar bronca.

o que tens da fazer é supor as percentagens inversas : os dados só irão ser inseridos 10% dos casos, logo irão vem sempre errados.

se mesmo assim pretendes usar scanf directamente para ler dados do teclado tens algumas soluções:

scanf("%d[^\n]\n", &valor); // lê um valor inteiro : %d
                           // descarta todos os valores até encontrar um \n : [^\n]
                           // ler o \n que ainda se encontra no buffer de leitura

Sempre que eu usar o getchar eu tenho que limpar o buffer pra não contar o enter?

depende dos dados que estás a ler, neste caso sim, tens de retirar ...