Jump to content

Engenharia Informática

Pedro Ribeiro I
 Share

Recommended Posts

Olá, boas tardes amigos. Estou a chegar ao fim do 12º ano, em Ciências e Tecnologias, e quero seguir informática. Vim aqui para vos pedir ajuda, porque estou um pouco desorientado e a precisar de conselhos de quem sabe.

Ora bem, a questão que me atormenta todos os dias é esta: FEUP, ou UMINHO?

Na FEUP eu iria por Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação, e na UMINHO, iria por Licenciatura em Engenharia Informática seguida por um Mestrado em Engenharia Informática.

Gostaria imenso que me pudessem dar algumas informações, principalmente quem por lá passou e passa 🙂

Gostaria especialmente de saber se o tipo e nível de ensino é igual nos dois lados, dado que é uma das coisas que mais me preocupa.

O meu muito obrigado, Pedro Ribeiro.

Não conheço nenhuma dessas pessoalmente, pelo que não te posso ajudar aí.

Quando lá andei, a UA era a melhor a nível de cursos ligados à informática. Hoje em dia não sei como está, mas pode ser uma opção também.

(quer dizer, em vez de te ajudar a escolher entre 2, ainda meto mais uma ao barulho! hehehehe)

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Não conheço nenhuma dessas pessoalmente, pelo que não te posso ajudar aí.

Quando lá andei, a UA era a melhor a nível de cursos ligados à informática. Hoje em dia não sei como está, mas pode ser uma opção também.

(quer dizer, em vez de te ajudar a escolher entre 2, ainda meto mais uma ao barulho! hehehehe)

Muito obrigado pela resposta tão rápida. Não faz mal nenhum, é sempre bom ter mais hipóteses, especialmente de quem sabe 🙂

Depois de mim já lá andou o meu irmão, e também gostou bastante. Fez o mestrado em ECT (Engenharia de Computadores e Telemática).

Não é um curso fácil, e exige dedicação. Mas mal terminou o curso, teve logo propostas de emprego em grandes empresas, tanto em PT como no estrangeiro (ficou em 1º do curso, também ajudou).

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

hehehe

Não conheço todo o programa curricular desse curso, mas acho que o telemática é mais para ficar bonito!

Que eu saiba, a única parte de telecomunicações que ele deu foi mesmo o normal que se aplica à informática.

A distância também é factor importante, especialmente se os custos forem um critério a ter em conta.

Hoje em dia, há pouca gente a quem os custos não sejam factor decisório... 😞

Não conheço todo o programa curricular desse curso, mas acho que o telemática é mais para ficar bonito!

Que eu saiba, a única parte de telecomunicações que ele deu foi mesmo o normal que se aplica à informática.

não é para ficar bonito.

é realidade que na UA o telemática tem um peso relativamente maior que noutras universidades e é por isso que empresas como PT deverão escolher pessoas da UA em detrimento das outras.

quando tirei o curso existiam 5 cadeiras especifica e unicamente de redes de computadores.

agora com Bolonha, tens 4 obrigatórias, algumas com elementos (como Segurança) mais a opcionais :

- Fundamentos de Redes

- Arquitetura de Redes

- Arquitetura de Redes Avançadas

- Desempenho e Dimensionamento de Redes

estive a ver agora o curriculum da FUEP onde só existe uma cadeira obrigatória que claramente é de redes : Redes de Computadores

na UMINHO, na licenciatura, tens 3 : Comunicação de Dados (pode ser ou não), Redes de Computadores e Comunicações por Computador (também é um bocado ambígua ...)

deverá existir mais nas opções, mais isso não foi ver.

conclusão, a palavra Telemática está lá por alguma razão ...

• Vote 1
IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Como eu dizia, não conheço em concreto o curso, mas o que dizes faz todo o sentido, até porque a PT foi precisamente uma das empresas que lá foi recrutar (e que no caso, foi quem "ganhou o leilão").

Sim, é acerca disso. Eu fui habituado a ouvir que a FEUP é a melhor, e inclusive, a ouvir o meu pai rir-se a dizer que nunca ia entrar lá. Mas agora considero também a UMinho, que sei que também é muito boa, mas formaram-se bastantes comentários depois de eu ter decidido escolher entre as duas e não apenas a FEUP. Como tudo o que ouço são rumores, não posso acreditar em nada. Por isso se me puderes ajudar agradecia imenso.

Posto isto, as minhas dúvidas são:

O curso na UMinho é mais prático do que na FEUP?

A qualidade de ensino na UMinho (a nível de conteúdo) será igual, menor ou inferior do que na FEUP (se é que esta pergunta é possível)?

E, será o ensino da FEUP demasiado teórico?

Não quero criar chatices aqui nem nada assim por causa das comparações, eu respeito as duas universidades de igual forma. Apenas não posso falhar na escolha, tenho de acertar à primeira...

Obrigado 🙂

Sim, é acerca disso. Eu fui habituado a ouvir que a FEUP é a melhor, e inclusive, a ouvir o meu pai rir-se a dizer que nunca ia entrar lá. Mas agora considero também a UMinho, que sei que também é muito boa, mas formaram-se bastantes comentários depois de eu ter decidido escolher entre as duas e não apenas a FEUP. Como tudo o que ouço são rumores, não posso acreditar em nada. Por isso se me puderes ajudar agradecia imenso.

Posto isto, as minhas dúvidas são:

O curso na UMinho é mais prático do que na FEUP?

A qualidade de ensino na UMinho (a nível de conteúdo) será igual, menor ou inferior do que na FEUP (se é que esta pergunta é possível)?

E, será o ensino da FEUP demasiado teórico?

Não quero criar chatices aqui nem nada assim por causa das comparações, eu respeito as duas universidades de igual forma. Apenas não posso falhar na escolha, tenho de acertar à primeira...

Obrigado 🙂

Que rico pai que tens....

Acho que dificilmente encontrarás quem te responda a essa questão já que ninguém vai tirar o mesmo curso em duas escolas diferentes num intervalo de tempo próximo. Logo, não existe termo de comparação.

• Vote 1

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Que rico pai que tens....

Acho que dificilmente encontrarás quem te responda a essa questão já que ninguém vai tirar o mesmo curso em duas escolas diferentes num intervalo de tempo próximo. Logo, não existe termo de comparação.

Tens toda a razão, em tudo. Um dos maiores pesos na escolha de universidade e na forma como trabalho, era o mais tarde poder rir-me eu dele por ter entrado. Mas no entanto aprendi a deixa-lo falar sem ouvir, e vou fazer a escolha sozinho, apenas por razões minhas, por mais ninguém. Muito obrigado 🙂

Quanto à componente teórica (em possível excesso) dos cursos, tirando o comentário do bom amigo em cima, não encontrei nada, pelo que quando lá a dar digo alguma coisa 🙂

Muito obrigado 🙂