Jump to content

[Resolvido] Como posso gerar um número entre 0 e 1000 e mostrar qual o maior

allancarlos123
 Share

Recommended Posts

Se o programa está a gerar 10 números, estará a fazê-lo dentro de um ciclo.

Assim, simples:

- Declaras uma variável Integer: Ex.: Maior

- Inicializas a variável: Ex.: Maior:=0;

- Dentro do ciclo que gera os números, e logo após cada um ser gerado, verificas se o número geral é maior do que "Maior". Se for, Maior passa a ser = a esse número

No fim do ciclo, a variável Maior terá o maior número gerado.

O que fizeste aí foi por uma variável = a um número maior que qualquer um dos possíveis gerados, o que daria que nunca na vida ela ia ser alterada, e portanto, nunca descobririas o maior.

Além, é claro, que não estás a fazer sequer a comparação!

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Fiz isso.

Não consigo de forma alguma fazer com que ele identifique o maior número gerado e jogue na tela.

Program Gerador1000numeros ;
var r,n:Integer;

Begin
n:=1001;
   For r:=1 to 10 do
   Begin
       Writeln(random(n));
   End;  
End.

Indica-me em que parte do teu código controlas a situação do maior número, e onde o atribuis.

Knowledge is free!

Independentemente do randomize, que deves usar sempre que usares o random, o que estás a fazer é:

- Escrevo um numero aleatorio para o ecrã

- Comparo 1001 com 0, e se 1001 for maior, então 0 passa a ser 1001

Não é bem isso que queres, pois não?

Tens de meter o número aleatório numa variável, e é essa variável que vais comparar com a que guarda o maior.

Tira de lá o n:=1001, que não serve de absolutamente nada, e mete o random a ir para uma variável, e não para o writeln (depois até podes fazer writeln à variável se quiseres).

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Só não precisas do Begin e End antes e depois de escreveres o maior! 😉

• Vote 1

E já agora, mete o randomize que o Thoga te falou antes de iniciar o ciclo.

Program Gerador1000numeros;
var 
  r,n,maior:Integer;
Begin
  maior:=0;
  For r:=1 to 5 do
     Begin  
        n:=random(1001);
        If (n > maior) 
           Then maior:=n;
        Writeln(n);
     End; 

Begin
     Writeln(maior);
  End;
End.

Não há uma regra certa para indentar, além desta: Manter a coerência.

Cada bloco de código deve estar alinhado com outros do mesmo nível. Por exemplo, o Writeln(n) está ao mesmo nível do If e da linha do random, pois as 3 instruções fazem parte do ciclo FOR, logo, estão umas por baixo de outras na mesma coluna. Já o then maior:=n; pertence ao IF, e não directamente ao for, logo, fica um pouco à frente das demais.

E por aí fora.

Torna-se mais fácil de ler, e de perceber que código pertence onde.

Quanto ao número de espaços, e certos detalhes, vai depender do teu gosto, logo que sejas coerente.

Por exemplo, este código muitos indentariam assim:

Program Gerador1000numeros;
var 
 r,n,maior:Integer;
Begin
 maior:=0;
 For r:=1 to 5 do Begin  
   n:=random(1001);
   If (n > maior) Then 
     maior:=n;
   Writeln(n);
 End; 

Begin
   Writeln(maior);
 End;
End.

Está bem na mesma, é uma questão de gosto. É diferente da anterior, mas mantém a coerência.

Simplificação, em que maior é uma função que retorna o maior valor de 2 numeros

funtion maior(a,b:integer):integer;
....

maior_gerado:=0;

for i:=1 to 10 do
  maior_gerado:=maior(random(1001),maior_gerado);

write(maior_gerado);
Edited by epolozero
GeShi