Jump to content

Comprar de portátil

M1gu3l
 Share

Recommended Posts

Boas pessoal,

Como diz o título do tópico, precisava da vossa ajuda para compra de um portátil.

Após análise do mercado, cheguei a 2 opções, ambos dentro do meu budget (600-700€):

Asus X550LB-XO085H

• Processador: Intel® Core™ i5-4200U Dual Core, 1.6 GHz com Turbo até 2.6 GHz, 3MB Cache
  • Sistema Operativo: Windows 8
  • Memória RAM: 4GB DDR3L 1600 MHz SDRAM (Onboard)
  • Ecrã: 15.6" 16:9 HD (1366x768)
  • Placa Gráfica: NVIDIA® GeForce® GT 740M 2GB
  • Armazenamento: HDD 500 GB 5400rpm

Toshiba Satellite L50-A-1EF

• Processador: 4ª Intel® Core™ i5-4200M dual core, 2.5 GHz com Turbo até 3.1 GHz, 3 MB Cache
  • Sistema Operativo: Windows 8.1 64-bit (pré-instalado)
  • Memória RAM: 6GB (2GB + 4GB) DDR3L RAM 1600MHz
  • Ecrã: 15.6" (1,366 x 768) Toshiba TruBrite® HD TFT de elevado brilho com formato 16:9 e retroiluminação por LED
  • Placa Gráfica: NVIDIA® GeForce® GT 740M 2GB com tecnologia CUDA™ e tecnologia NVIDIA® Optimus™
  • Armazenamento: HDD 500GB 5400rpm

Em termos de specs são semelhantes, sendo que o Toshiba é 70€ mais caro. Contudo, iria efectuar um upgrade de memória para o Asus para 8 GB, sendo que nesse caso o preço ficaria praticamente o mesmo.

A minha questão é principalmente sobre as marcas, porque não tenho experiência com nenhuma delas, até agora o único portátil que tive era um Lenovo. Adicionalmente perceber qual deles apresente um melhor ecrã e se a diferença de processador entre Asus e Toshiba compensa.

O que acham?

Obrigado!

Essa informação não sei de onde vem, mas se é do site de uma loja, como a Fnac ou a Worten, deves ter em atenção que as informações nem sempre são as mais precisas. Portanto, eu não iria ver o detalhe, por exemplo, do monitor. Segundo a minha experiência, os monitores da Asus são bons, e praticamente qualquer um tem retroiluminação, seja LED ou outro sistema qualquer entre os vários que já foram inventados. O mesmo digo para a placa gráfica.

Portanto, a questão que se coloca é: que género de coisas vais fazer com o teu portátil?

A diferença entre o U e o M da CPU é simples: a série U é de baixo consumo, pelo que vais ter muito maior autonomia (não querendo ser vidente, creio que a automonia ronda as 7h, e a série M está na ordem das 4h).

A minha escolha pessoal, tendo em conta aquilo que eu faço, seria para a Intel série U, ou seja, o Asus. Pessoalmente, preferia ter mais autonomia e investir a diferença em RAM. Mas a tua situação pode ditar uma escolha diferente. 😉

Cumprimentos.

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Boas amigo, antes de mais obrigado pela resposta.

Relativamente ao uso que vou dar ao computador, visto que eu durante a semana trabalho e que tenho pc da empresa (no escritorio - desktop), seria basicamente para uso normal em casa a noite/fins de semana. Ver o mail, series, talvez um ou outro jogo (não sou grande gamer) e se necessário trabalhar em Excel, daí que não quis estar a investir muito dinheiro no portátil, mas queria algo ja médio para o caso das minhas necessidades se alterarem.

Essas specs retirei do site da PCDiga, onde vou adquirir o computador. Em relação ao processador, existe muita diferença de performance entre os 2? Dada a diferença de velocidade.

Eu estou inclinado para o Asus, sendo que iria fazer o upgrade da memória conforme mencionei, queria apenas ouvir algumas opiniões de pessoas que ja tenham trabalhado com estas marcas e perceber as diferenças no processador.

Tendo em conta o nível de actividades, e tendo já duas pessoas amigas que têm esse modelo Asus ou um extremamente equivalente, eu recomendo a primeira opção.

Não vejo necessidade de muito poder de processamento. 1,60GHz chegam bem, e sobram, para actividades diárias. Coisas um pouco mais exigentes, e os 2,60GHz vão tomar bem conta do recado. 😉

Alguns conselhos:

- Usar uma partição só para dados, e colocar na partição do sistema apenas o sistema operativo e os programas;

- Se um dia tiveres possibilidade para isso, coloca um SSD, vais ver o que é velocidade da luz 😄

- Aposta na RAM, é um investimento que considero muito bom.

Algumas vantagens da série U no uso que vais dar:

- Mais autonomia de bateria;

- Menos aquecimento (não vais ficar com pernas assadas no forno 😛 );

- Menos desgaste do portátil devido ao aquecimento;

- Gama de frequência muito bem ponderada para uso casual de Internet e Office (a meu ver) e para suportar algumas tours por uns jogos.

Cumprimentos.

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Obrigado pelos conselhos.

Em relação a ter uma partição só para dados, referes-te à utilização de um disco externo?

Considerei o SSD, mas provavelmente não será para este pc, é um investimento ainda algo elevado. Futuramente 😉

Em relação a ter uma partição só para dados, referes-te à utilização de um disco externo?

Não. O mesmo disco pode estar dividido em várias partições. Colocas uma com o sistema e os programas, e outra com os documentos. Isto traz algumas vantagens, nomeadamente performance e menos preocupações caso haja problemas com o OS.

Por exemplo, eu tenho o meu disco de 500GB dividido em 3 partições: Windows, Ubuntu e dados.

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Nim 😄

Sim se tiveres segurança no que estás a fazer, não se tiveres mais medo que outra coisa. Conclusão: não há que ter medo.

Há muitas formas de criar partições, mas há uma simples: no Windows, vais ao Gestor de Discos, e aparece uma lista dos discos que o computador tem e das partições de cada um. Selecciona-se o disco pretendido, abre-se o menu correspondente (botão direito do rato) e escolhes a opção que diz "Encolher volume" ou qualquer coisa do género. Ele vai abrir espaço a uma nova partição, e depois podes aumentar a original e criar uma nova partição.

A forma que eu uso é mais "radical": quando formato o computador, entro no Linux através de uma pen e executo o gparted, um programa que gere as partições. Claro que é radical pois envolve formatação total do PC. Mas isto só se faz tipicamente uma vez. Eu fiz uma e nunca mais mudei.

Quando chegar a altura e ponderares a situação, nós podemos-te ajudar. 😉

Knowledge is free!

Já adquiri o computador, para já estou muito satisfeito. Em relação à tua sugestão da partição do disco, parece-me que ja vem com a partição:

34orq6p.png

Eu tenho de configurar alguma coisa no disco para dados? Visto que a pasta de utilizador está no disco de OS.

Obrigado

Edited by M1gu3l

Passo a pasta de utilizador para a partição da DATA?

Não. Simplesmente crias as pastas que tu quiseres, e com a organização que desejares, no disco DATA. 😉

Não amigo, comprei o Asus, esse Toshiba que vês é o disco externo 😛

Pois... "TOSHIBA EXT", lol, com 1,5TB... não podia ser do portátil 😄

Knowledge is free!

Hum engraçado estou exactamente com a mesma duvida e ja criei um topico aqui no forum, a minha questão é de facto a ram visto q o toshiba expande ate 16gb e o asus so ate 8gb e a questao da frequencia do cpu ir mais acima no toshiba...

Hum engraçado estou exactamente com a mesma duvida e ja criei um topico aqui no forum, a minha questão é de facto a ram visto q o toshiba expande ate 16gb e o asus so ate 8gb e a questao da frequencia do cpu ir mais acima no toshiba...

Coloca estas tuas questões no teu tópico. Já te respondi à questão da RAM lá. 😉

• Vote 1

Knowledge is free!