Jump to content

[Resolvido] [ajuda] mostrar dados

smack_dead
 Share

Recommended Posts

Verificas se houve login com sucesso, e guardas na variável Resultado.

Depois agarras e assumes que houve sucesso, sem usar a variável para controlar.

Ou seja, ele está a tentar mostrar dados, com ou sem login.

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Já agora... nunopicado ou outros 😛 , tenho visto muita gente aqui a fazer o loop aos datasets com

for u:=0 to D.ADOQuerytable.RecordCount-1 do
begin
 D.ADOQuerytable.RecNo := u;
 ... do stuff

Tambem costumam fazer assim? Eu normalmente faço

DS.first;
While not ds.eof do
begin
   //do stuff
   ds.next
end;

penso que é mais natural e mais rapido. Estou enganado?

Edited by Kline777

Eu costumo...

Já dos tempos do DOS, nunca gostei do EOF. Dá-me uma sensação de falta de controlo.

Preferi sempre o FOR até FileSize, com o Seek pelo meio.

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Por acaso nunca fiz.

Curiosamente, a propósito de falares de ficheiros de texto, eram os únicos em que eu usava o EOF. lol

pois :s então mas junto com isso acho que tambem nao posso fazer um for porque agora é so um utilizador ..so tem um nome .... achas que pode ser assim?

acho que nao posso usar o for .. e tenho de usar o [ lista_info.custUserName] mas n sei como vou fazer...

Não estás a usar a tabela D.ADOQuerytable para 2 consultas diferentes?

sim estou mas fechei e abri devidamente

Edited by smack_dead

A ver se eu entendo...

Estás a fazer uma função para login, que te devolve um cliente?

A função login termina com a primeira query. Se tiver resultados é porque encontrou o utilizador e fez o login, se não tiver resultados, o login falhou.

Tudo o resto que tens aí é algo que me transcende, até porque, apesar da função retornar um Tcustomer, em lado nenhum estás a definir o resultado.

Divide isso...

Uma coisa é o login, outra são as informações. Uma função de login, quanto a mim, deve devolver apenas true ou false, conforme esteja feito ou não.

Se quiseres mesmo que ela retorne as informações:

Não precisas de uma segunda query. Quando fazes a primeira para validar o login, se o utilizador/palavra-passe existirem, ela já terá os dados desse utilizador. Basta que, antes de fazeres o close, preencheres as informações dele.

Repara, depois de efectuado o login, a query terá sempre apenas um resultado: O do empregado que fez login.

Basta usares essa informação, caso a variável resultado seja true.

• Vote 1

Pessoalmente, nesses casos, tenho a query de empregados acessível a todo o programa.

Depois, uma única função para login, que activa ou desactiva a query, conforme o login seja ou não bem sucedido.

Por fim, sempre que precisar de informações do utilizador, acedo simplesmente aos dados da query, caso ela esteja activa.

• Vote 1

function Twebserver.Login(AUserName, APassword: string) : Boolean;
begin
    // D.qUtilizadores é uma ADOQuery que deverás meter no datamodule D. Podes chamar-lhe o nome que quiseres, mas não a deves usar para mais nada durante todo o programa 

D.qUtilizadores.SQL.Text:='Select codutilizador, codacesso from utilizadores where codutilizador='''+AUserName+''' and codacesso '''+APassword+'''';
    D.qUtilizadores.Open;

// Verifica o utilizador
    Result := D.qUtilizadores.RecordCount>0; // Se houver registos na query, é porque encontrou o utilizador
    if not Result 
       then D.qUtilizadores.Close;  // Só se fecha a query caso não tenha resultados e o login não for bem sucedido
end;

Basicamente, é a primeira parte da tua função, mas a retornar um Boolean.

Depois, onde quiseres fazer o login, fazes algo parecido com isto:

if webserver.Login(edUsername.Text, edPassword.Text)
  then begin
          lblNome.Caption := D.qUtilizadores.FieldByName('Nome').AsString;
          lblNIF.Caption := D.qUtilizadores.FieldByName('NIF').AsString;
          .
          .
          .
       end
  else ShowMessage('O utilizador indicado não existe!');

Quando a qualquer momento, já no decorrer do programa, precisares de informação sobre o utilizador activo, basta:

if D.qUtilizadores.Active
  then begin
          .
          .
          .
       end;
Edited by nunopicado
  • Vote 1

Já agora... nunopicado ou outros 😛 , tenho visto muita gente aqui a fazer o loop aos datasets com

for u:=0 to D.ADOQuerytable.RecordCount-1 do
begin
 D.ADOQuerytable.RecNo := u;
 ... do stuff

Tambem costumam fazer assim? Eu normalmente faço

DS.first;
While not ds.eof do
begin
//do stuff
ds.next
end;

penso que é mais natural e mais rapido. Estou enganado?

Curiosamente é a primeira vez que tou a ver é com "For" lol 😄

Sim é mais rápido 🙂 uma Tabela como disseste é um ficheiro, e se metermos em Pseudo Código percebemos isso,

Enquanto não for fim de Ficheiro faz -> este anda um registo pra frente e se tiver o proximo registo marcado como ultimo salta

Inicio

fim

de q=0 até ao tamanho da tabela -1 -> este incrementa uma variável numérica, verifica o tamanho da tabela cada vez que incrementa a variável,

inicio subtrai 1, e ainda verifica se a variavel incrementada é igual à variável preenchida com o tamanho da tabela

fim

Eu sei que sou chato, mas efectivamente o For faz mais uns quantos passos e umas quantas verificações,

e não é querer ser preciosista, mas se for numa tabela com 1 Milhão de Registos torna-se impossível 🙂

Edited by CrominhO
  • Vote 2

As mentes humanas são realmente um local estranho!

Aqui entre nós, uma tabela com 1 milhão de registos, tinhas problemas maiores para resolver do que o ciclo que usavas! 😁

Ora, um teste simples, que vale o que vale.

A query em questão é apenas um "select *", a uma tabela com apenas 17208 linhas, que era o que aqui tinha assim de repente.

captur12.jpg

Pelo menos neste teste de joelho, lá se vai a teoria... 😉😛

Damn.... Saí sem gravar! 🙂

Voltei a fazer, desta vez com um memo para cada ciclo, onde este vai adicionar o ID da tabela.

Compilei em release.

O resultado:

captur13.jpg

• Vote 1

Sr. Nuno, falta lá o menos 1 no FOR lolol é a diferença entre ir ao final do Record ver se EOF ou não lol 😄

Por acaso sempre tive a ideia que o While era mais rapido com ficheiros lol 😄

mas tamos sempre a aprender 😄

tás a fazer Batota lol 😄 :D:D põe lá o First no For também, eu sei q não é preciso, mas assim a comparação não é justa lol 😄

Edited by CrominhO

As mentes humanas são realmente um local estranho!