Jump to content

Warning clássico: Assignment makes pointer from integer without cast

Baptistazito
 Share

Recommended Posts

Boas Tardes!!!

Venho colocar uma dúvida que é um clássico aqui no fórum mas dos tópicos que vi aqui do c nenhuma respondeu à minha dúvida e o warning continuou.

O problema pelo seguinte:

Tenho uma estrutura

typedef struct PESSOA{
 int blablabla
 struct PESSOA * next;
}pessoa

e pretendo construir uma pilha. (Pilha porque quero fazer o menor número de acessos possíveis à memória)

depois tenho um ficheiro .c para manipulaçao e criaçao das listas e um outro com o main

tenho a função

pessoa * inicializa (){
 return NULL
}

e quando a chamo no main

int main()
{
 pessoa * listaPessoas;
 int variaveis;

listaPessoas = inicializa();
 bla
 bla
 bla
 return 0;
}

dá o tal warning, embora faça aquilo que pretendo.

Ja ainda outras dúvidas que tenho que me intrigam ainda um bocado. Qual a diferença entre um calloc e o malloc?

Ainda outra e a mais importante... Qual a melhor maneira que consideram para criar SCC's ( strongly connected components)? Vetores, Listas, nós com ponteiros a apontar para cada uma das partilhas( sem o next), tabelas?

O meu trabalho consiste em identificar os tais SCC's, e a minha ideia é fazer uma lista dos nós e dentro de cada nó ter um género de um vetor ou tabela(ainda não pensei qual será a melhor opção) , em que a primeira coisa a fazer é identificar quais os nós que estão "completamente" sozinhos (não partilham com nenhum outro nó), e em seguida identificar os "loops" e fazer grupos máximos desses mesmos loops. Tenciono fazer a lista porque quanto o tempo e optimização do código são fatores essenciais do trabalho.

Cumps e as minhas desculpas se o post é demasiado longo, se os admins o entenderem eu separarei as questões em diferentes tópicos. Só não o fiz porque estão todas relacionadas com o mesmo trabalho.

dá o tal warning, embora faça aquilo que pretendo.

- tens a função declarada em algum header (.h) que não está a ser incluído no ficheiro onde se encontra o main ?

- tens a função inicializa no mesmo ficheiro que a função main mas está declarada após esta última ?

o problema é que estás a chamar a função inicializar antes de esta ser sido interpretada pelo compilador. no final funciona porque no final a função existe e o linker come tudo, mas o compilador não tem a certeza e avisa-te disso.

-------

SCC :

tenho visto no fórum que é mais simples as pessoas perceberem e criarem código através de arrays bidimencionais (o que chamas de tabelas ?).

eu preferia resolver através de listas de adjacências

Edited by HappyHippyHippo
IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

nao tenho as funçoes declaradas em nenhum header. Acabei por resolver pondo logo no main na primeira linha(LOL). Agora da seg fault mas acho que consigo resolver. No que toca à lista de adjacências, isso não irá consumir memória demasiada uma vez que me vai duplicar as arestas do grafo? Digo isto porque o grafo é dirigido e importa se 2 partilha com 3 e/ou 3 partilha com 2. e sim arrays bidimensionais é o que chamo de tabelas.

Boas outra vez! Lamento a resposta tardia mas só agora cheguei a casa e tive tempo para pegar nisto.

estou a perder informação?! Como assim? Não me basta só saber quem manda o quê e para onde, uma vez que o output a gerar consiste apenas em contar os grupos máximos no grafo e não em indentificá-los/desenhá-los. Com o que estás a querer dizer não teria de percorrer a lista de adjacências?

E já agora aconselhas uma lista de adjacências única, ou a criação de várias listas para cada SCC, uma vez que, e isto na minha maneira de pensar, quanto mais pequenas as listas menos tempo demoram a percorrer, e como disse anteriormente o tempo é o factor essencial e a memória também, embora não tão importante como o tempo. Cumps