Jump to content

Dicas para desenvolvimento de software de gestão

Recommended Posts

Boas. Sou novo aqui no forum mas já vi coisas bastante interessantes e que interessam muito para a minha área. Eu ando a tira um CET virado fundamentalmente para a programação, onde ainda sou um pouco "noob" na coisa. Apesar de já ter dado muita linguagem de programação, foi tudo muito assim ao de leve, nada muito a fundo.

Ora, eu encontro-me com uma PAP por fazer de 12º ano, mais ou menos da mesma área, e estava a pensar com a ajuda daquilo que já aprendi, desenvolver algo para fazê-la, e então pensei em criar um software de gestão.

Primeiro de tudo, é óbvio que não vou pensar em fazer nada muito complexo, nem necessito, mas gostaria sim de fazer algo funcional para fazer disso a PAP, mas como já referi, aquilo que dei de linguagens de programação foi muito ao de leve algumas, mas pelo menos deu para prender as bases delas.

O programa que estava basicamente a pensar, era mais virado para um programa de loja. Tipo um programa onde se tem stocks, codigo das unidades, preços, onde dava para adicionar ao carrinho de compras as unidades e fazer a soma do total de preços e pagamentos. Basicamente o que um minimercado tem em termos de software.

Então para isso precisa que alguém me conseguisse ajudar a ver qual a linguagem melhor para o desenvolvimento de tal. Para isso vou deixar uma lista das linguagens de programação que me lembro de ter dado, para assim voces se guiarem e me ajudarem a decidir:

-C (aquela que se calhar me desenrasco melhor)

-C#

-Java

-Flash

-Asp.net

-PHP

-SQL

-PL/SQL

-XML/XSD/XPATH (dei isto tudo basicamente juntas, apesar de não saber se se pode considerar linguagens de programação)

-Perl

-Javascript e Visal Basic (sinceramente, não me recordo se foram as duas que dei, se foi só uma)

Digam qual a que acham melhor, que consoante a que disserem, eu posso pesquisar e aprofundar mais, pois se for uma daquelas que já tenha as bases, ainda melhor.

Desde já um grande obrigado...

A minha opinião muito simples: C# ou Java. Se for web-based, PHP. 😉

Qual na tua opinião achas melhor? Em principio nao tou pensar ser basiado em web.

Já agora achas que tem bastante complexidade?

eu diria as duas ...

um backend em PHP (e não estou a falar de site mas sim de um serviço tipo SOAP ou REST) e um frontend em Java a simular um POS

Não sei bem do que tas a falar. É que programar lá dentro em PHP e sair um "output" eu Java?

Qual na tua opinião achas melhor? Em principio nao tou pensar ser basiado em web.

Já agora achas que tem bastante complexidade?

Depende do nível de complexidade do negócio a que te destinares. Se for, por exemplo, uma Farmácia, garanto-te que a complexidade é imensa. Mas se é para um Supermercado, a coisa pode-se tornar mais simples.

Entre as duas, não coloco nenhuma preferência. Considero C# preferível a VB.NET, e considero Java uma linguagem apropriada para multiplataforma. Quem tem de decidir isto és tu.

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Depende do nível de complexidade do negócio a que te destinares. Se for, por exemplo, uma Farmácia, garanto-te que a complexidade é imensa. Mas se é para um Supermercado, a coisa pode-se tornar mais simples.

Entre as duas, não coloco nenhuma preferência. Considero C# preferível a VB.NET, e considero Java uma linguagem apropriada para multiplataforma. Quem tem de decidir isto és tu.

Pois vou ter de ver pois nem Java nem C# são liguagens que tou bem á vontade, mas sempre tenho umas bases e com alguma pesquisa posso me desenrascar... Tens algum site ou artigos bons para me basear para aqui que pretendo?