Jump to content

(Programa) Calculadora de passagens

Mr.Henrique
 Share

Recommended Posts

galera sou novo na area de programação e criei esse programa simples só que eu quero dar uma perfumada nele(Colocar os acentos) só que ão estou conseguindo colocar os acentos e nem o Ç.

#include<stdio.h>
main(){
    float pp,v,d,total;
    printf("***************************\n* Calculadora de passagem *\n***************************");
    printf("\nInforme o numero de viagens \n");
    scanf("%f",&pp);
    printf("Informe o preço da passagem\n");
    scanf("%f",&v);
    printf("Informe se a passagem teve desconto\n");
    scanf("%f",&d);
    total=pp*(v-v*d/100);
    printf("você gastou \nR$ %2.f \n\n",total);
    return main ();
    }

espero que vocês me ajudam.

e mais uma pergunta não tem nenhuma biblioteca que coloca os acentos automáticos ?

Edited by thoga31
Tags code + GeSHi

Deves estar a programar em Windows. A linha de comandos do Windows usa uma configuração de caracteres arcaica onde tudo o que é acentos e cedilhas devem ser colocados à mão, ou seja, indicando directamente o caracter da tabela ASCII.

Mas antes disso, que não é o mais prioritário, tens de dar umas correcções no teu programa:

main(){

Não se declara correctamente o main desta forma. Apesar de o compilador aceitar, deve-se sempre usar uma de duas formas, sendo esta a mais compacta e essencial:

int main(void) {

return main ();

O que é isto? Retornar o main?

Tendo em conta que o main deve ser do tipo int, este deverá ser o seu retorno:

return 0;

Knowledge is free!

só que seu eu coloco o

return 0;

ele não volta o programa novamente você saberia me explicar pq ele não volta e eu colocando

return main (); 

ele volta

Meu copilador é o DEV C++

Outra duvida que eu tenho pq o modo mais correto é esse int main(void) {

que tipo de problema ele pode me dar mais pra frente em algum programa ?

O Sistema Operativo (OS) recebe um valor dos programas quando eles acabam a sua execução. Os sistemas Unix devem ser dos que mais usam estes dados. Este valor indica se o programa terminou com sucesso ou não. Quando o sistema recebe 0, então tudo correu bem. Um outro valor indica erro, e para cada valor existe um erro associado.

Desta forma, é uma boa prática usar int main(void) por dois motivos: int enquanto tipo de retorno do main uma vez que temos de devolver um valor ao OS, e void pois é aconselhável indicar explicitamente que não há nenhum argumento. Se o void existe é por algum motivo, e é para ser usado.

Quanto ao return 0, já expliquei: é o valor de retorno para o OS a indicar sucesso.

Mas agora temos o teu caso em que queres que o programa reinicie.

Primeiro, podes chamar o main sem nenhum return - o return obriga à devolução de um valor, e, no teu código, de cada vez que o programa recomeça, há um acumular de valores de retorno para o OS em que apenas o último de todos é enviado. Brilhantemente, neste caso, o valor é nada uma vez que main() equivale a void main(void) - não é uma boa prática enviar nada ao OS.

Mais, tu tens um problema: tens um programa que nunca termina a não ser que feches a janela. Isto não se faz. O programa deve ter obrigatoriamente uma forma de acabar por si mesmo. Portanto, se queres que o utilizador volte a inserir dados, usas uma estrutura de reptição, aka ciclo. Por exemplo:

int main(void) {
  short opcao = 1;
  do {
     // o teu código...
     printf("Recomecar? (0=nao, 1=sim) ");
     scanf("%h", &opcao);
  } while (opcao != 0);
  return 0;
}
Edited by thoga31

Knowledge is free!

hmm tendi

o que você quer dizer ...

mais não entendi o codigo

tipo

primeira linha

printf("Recomecar? (0=não, 1=sim)"); 

esse comando dessa linha vai mostrar para o usuario e vai pedir para o usuario escolher uma das opções

2° Linha

scanf ("%h"), &opcao);

aqui eu não sei o que seguinifica o %h .... depois &opcao quer dizer o endereço correto ?

3° linha

eu não entendi o que ela faz

e tambem quero saber aonde esta o comando do 1= sim ?

e tambem aonde eu coloco o codigo no final, meio o no inicio ?

sou meio novo no assunto então quero tirar todas as duvidas e explorar bem o codigo para aprender o mais rapido possivel kkkkk

primeira linha

printf("Recomecar? (0=não, 1=sim)"); 

esse comando dessa linha vai mostrar para o usuario e vai pedir para o usuario escolher uma das opções

Sim, vai mostrar no ecrã a mensagem "Recomecar? (0=nao, 1=sim)".

2° Linha

scanf ("%h"), &opcao);

aqui eu não sei o que seguinifica o %h .... depois &opcao quer dizer o endereço correto ?

Já estudaste bem o scanf? Porque é que tu usaste %f nos teus scanf's? E no teu printf? 😉

O primeiro argumento indica o tipo de dados que vai ser lido - neste caso, %h indica que é uma variável do tipo short. O &opcao é o mesmo que os teus scanf's - o queé passado ao scanf é o endereço da variável.

3° linha

eu não entendi o que ela faz

Tens de estudar estruturas de controlo:

• Estruturas de decisão
    • If-Else
    • Switch

[*]Estruturas de repetição

• for( ; ; )
    • while () do
    • do { } while ()

Procura acerca desse assunto.

e tambem quero saber aonde esta o comando do 1= sim ?

Eu simplifiquei imenso o exemplo. Se eu quero apenas 0 ou 1, convém controlar isso, mas eu não controlei. O importante ali é a estrutura de repetição do-while para controlar o fluxo do programa para não usar uma chamada do main.

e tambem aonde eu coloco o codigo no final, meio o no inicio ?

Está ali um comentário a dizer "o teu código". É aí que se coloca. Tens é de perceber porquê, e para isso tens de estudar as estruturas de controlo.

sou meio novo no assunto então quero tirar todas as duvidas e explorar bem o codigo para aprender o mais rapido possivel kkkkk

Como és novo, segue este meu conselho religiosamente: mais vale devagar e bem do que depressa e mal.

Já conheci vários iniciados que começaram a aprender depressa e achavam-se génios da programação, mas os códigos deles eram de bradar aos céus de tão horríveis que eram.

Prefere sempre aprender bem do que aprender depressa, ok? 😉

Edited by thoga31

Knowledge is free!

eu não posso fazer isso né ?

#include<stdio.h>
main(){
  float p,rc,d;
  char rp;
  printf("preco do produto: ");
  scanf("%f",&p);
  prinf("o produto teve desconto?\n ");
  scanf("%s",&rp);
  switch ( toupper (s)){
     case 'S' : Printf ("informe o valor do desconto: ");
     scanf("%f",&d);
     rc=p-p*d/100;
     printf("Valor a ser pago R$ %f ",rc);
     case 'n' : printf ("Valor a ser pago R$ %f ",p);
    }   
     system("pause");
     }

para eu fazer isso deveria usar o If ?

Edited by thoga31
GeSHi

eu não posso fazer isso né ?

Também não sei ao que te referes, mas há várias coisas que não podes fazer... Alguns exemplos:

char rp;
// ...
scanf("%s",&rp);  // what?

switch ( toupper (s))  // Chegou Deus e disse, "crie-se um 's'", e ele apareceu.

switch ( toupper (s)){
  case 'S' : Printf ("informe o valor do desconto: ");
     scanf("%f",&d);
     rc=p-p*d/100;
     printf("Valor a ser pago R$ %f ",rc);
                                             // e como não ficamos por aqui...
  case 'n' : printf ("Valor a ser pago R$ %f ",p);  // ...isto também será executado para o "case 'S'".
}

main()  // O Damas pode apresentar esta forma de declarar o main, mas não é, de longe, a mais correcta.

scanf("%f",&p);
scanf("%s",&rp);  // E o buffer vai acumulando lixo que não é limpo...
scanf("%f",&d);

Knowledge is free!