Jump to content

ciclo com While + contador

jafm
 Share

Recommended Posts

Boas,

Tenho um ciclo while com um contador, que atualmente ele conta os dias do mês

WHILE @Contador <= @NumeroDias

mas agora queria colocar uma restrição, que é caso o mesmo ainda vá a meio como é o caso de Março, queria que ele contasse apenas 13 dias? Como é que faria o IF?

Olá,

Não sei se percebi muito bem.

Tens um ciclo While para contar o nr. de dias do mês atual? O SQL Server tem funções que te retornam essa informação.

Vê se isto ajuda:

DECLARE @DataAtual DATETIME = GETDATE();
DECLARE @DiasDoMes INT = DATEDIFF(DAY, @DataAtual, DATEADD(MONTH, 1, @DataAtual))
DECLARE @DiaHoje INT = DATEPART(dd, @DataAtual);

PRINT @DataAtual; -- Resultado: Hoje são 2014-03-13
PRINT @DiasDoMes; -- Resultado: 31 dias, Março tem 31 dias
PRINT @DiaHoje; -- Resultado: 13, Hoje é dia 13

Pedro Martins

Sharing is Knowledge!

http://www.linkedin.com/in/rechousa

Sim eu sei, eu para contar os dias do mes atual estou a utilizar esta

DECLARE @NumeroDias int = DATEPART(DAY, DATEADD(s,-1,DATEADD(mm, DATEDIFF(m,0,@DataInicial)+1,0)));

mas o que eu quero é que ele me o numero de dia de até hoje, até um máximo do mês actual?

Porque eu estou a utilizar para comparar informação atraves de mês atual com o mês atual do ano anterior, e ao utilizar o procedimento atual, ele retira-me a informação para o mes atual todo, no entanto se ainda vamos no dia 13 queria que ele só me devolvesse a informação até esse dia quer do mês atual quer do mês do ano anterior.

Olá.

Se percebi bem, queres por exemplo fazer uma comparação de vendas deste mês com o homólogo do ano anterior, mas só até ao dia atual.

Eu faria algo do género:

-- Preparação das varias datas
declare @data_atual datetime, @data_inicio_mes datetime, @data_atual_ano_anterior datetime, @data_inicio_mes_ano_anterior datetime
select @data_atual=convert(datetime, rtrim(year(getdate()))+right(rtrim(100+month(getdate())),2)+right(rtrim(100+day(getdate())),2))
select @data_inicio_mes = DATEADD(dd, 1-DAY(@data_atual), @data_atual)
select @data_atual_ano_anterior = DATEADD(yyyy, -1, @data_atual) 
select @data_inicio_mes_ano_anterior = DATEADD(yyyy, -1, @data_inicio_mes)

-- Consulta de vendas
select SUM(valor) as valor_mes_atual from vendas where emissao between @data_inicio_mes and @data_atual
select SUM(valor) as valor_mes_ano_anterior from vendas where emissao between @data_atual_ano_anterior and @data_inicio_mes_ano_anterior

Não era necessário criar tantas variáveis, mas creio que ajuda a entender.

Queres fazer com contadores? Então faz, mas não precisas, só tens de usar as funções que o SQL Server te disponibiliza:

DECLARE @Data DATETIME = '2014-04-01'; -- O dia não interessa, é apenas considerado o ano e o mês

DECLARE @MaximoMes DATETIME = DATEADD(s,-1,DATEADD(mm, DATEDIFF(m,0,@Data)+1,0))

PRINT @DataAtual; -- Resultado: Hoje são 2014-03-18
PRINT @MaximoMes; -- Resultado: 30 de Abril de 2014
PRINT DATEDIFF(dd, @DataAtual, @MaximoMes); -- Faltam 43 dias para o dia 30 de Abril de 2014

Pedro Martins

Sharing is Knowledge!

http://www.linkedin.com/in/rechousa

Bem penso que já devo ter descoberto parte da minha solução.

DECLARE @DATA DATETIME = '2014-03-01'; -- O dia não interessa, é apenas considerado o ano e o mês
DECLARE @DataDiaAnterior DATETIME = DATEADD(d,-1,@Data);
--select DATEADD(d,-1,@Data);
DECLARE @MaximoMes DATETIME = DATEADD(s,-1,DATEADD(mm, DATEDIFF(m,0,@DATA)+1,0))

PRINT DATEDIFF(dd, @DataDiaAnterior,@DataAtual);
PRINT DATEDIFF(dd, @DataDiaAnterior, @MaximoMes) ;

Agora como faço pra restringir até ao máximo do mês?