Jump to content

Recommended Posts

Posted

É difícil contar novidades relacionadas com Delphi sem parecer um panfleto publicitário à Embarcadero, graças ao seu estatuto de proprietária única do dialecto e IDE.

Ainda assim, é necessário! 🙂

A Embarcadero anunciou o lançamento de um novo produto, chamado AppMethod, baseado no Delphi XE5, e que permitirá a criação de aplicações multi-plataforma para Windows, Mac, iOS e Android.

Então qual a diferença para o Delphi?

O Delphi trabalha com duas frameworks distintas.

- VCL, baseada fortemente na Windows API, e por esse motivo, só funciona na plataforma Windows.

Esta framework é desde sempre o ponto forte do Delphi, e é seguro dizer que a maior parte das aplicações Delphi são criadas nesta FrameWork.

- FireMonkey, uma framework independente, estabelecida, se não me falha a memória, em 2012, a partir da versão XE2, e que por ser independente, está preparada para funcionar em 4 das 5 mais famosas plataformas actuais: Windows, Mac, iOS e Android - Linux está previsto, segundo consta, mas ainda não está nos planos imediatos.

A diferença entre o Delphi e a nova AppMethod é então o suporte à framework VCL - Inexistente.

Enquanto o Delphi, enquanto produto comercial, vai continuar a apostar na manutenção da VCL, ao mesmo tempo que vai a pouco e pouco disseminando a FireMonkey, a AppMethod trabalha apenas com FireMonkey.

Logicamente, não serve para quem queira manter programas já existentes com a VCL, mas para quem começa agora, ou precisa simplesmente de uma ferramenta para programar para multi-plataforma, a AppMethod são boas notícias.

Melhores notícias ainda é, a confirmar-se, a versão gratuita (com restrições) que a Embarcadero está a ponderar lançar.

Esta parte ainda está muito vaga, e a Embarcadero não dá garantia que vá avançar com isto, é apenas discussão em cima da mesa.

Mas se avançar, pode revelar-se uma excelente aposta da empresa.

Já é hora da Embarcadero (re)aprender com a Borland que lançou o Delphi 7 PE (quando o Delphi se tornou numa das mais populares linguagens), e deixar de beber do conhecimento da Borland que fechou as portas às versões gratuitas, e por coincidência, se viu obrigada pouco depois a fechar as portas!

http://www.embarcadero.com/br/products/appmethod-faq

• Vote 1

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Posted

Só não entendo o pq de eles empurrarem, "goela a baixo", o firemonkey, como unica opção cross.

não seria mt melhor, se a VCL o fosse? ou seja, codigos legados q não faz nenhuma referencia à a API e tão somente à VLC, seria facilmente compilados pra outros SOs.

td bem alguem vai dizer q seria penoso portar a VCL por ela estar focada na winapi. q teriam q fazer praticamente do zero.

sim, concordo, mas eles não tiveram q fazer o firemonkey?

porem poderiam ter reescrito a vcl porem mantendo a compatibilidade com a antiga.

novamente alguem poderia sugerir q isso seria impossível.

Existe provas q não. A LCL é essa prova.

LCL é cross. o mesmo codigo q roda no windows, roda no mac, no linux, etc. e ainda compativel com a propria VCL.

eu tenho codigos q foram feitos a anos no delphi/VCL e hoje compilo normalmente com fpc/LCL.

• Vote 1
Posted

🙂 Gilson, puseste as questões, levantaste as críticas, e apresentaste as respostas... 🙂 Tá tudo dito!

Sem dúvida, portar a VCL é um trabalho hercúleo que a Embarcadero resolveu não fazer.

Apostaram antes no FireMonkey, com a qual eu tive muito pouca experiência até agora, e do que tive, continuo a preferir a VCL.

Se tivessem sido um pouquinho mais espertos, tinham comprado a LCL e completavam-na com o que está em falta (que é muito, mas à FireMonkey ainda falta mais para se chegar à VCL).

Mas pronto... É o que temos!

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Posted

O firemonkey também tem um conceito MUUUUUUITO diferente em relação á estrutura dos objectos em si. É algo que é uma ideia espetacular mas que trava um bom bocado o seu desempenho, comparado com a VCL.

Eu até gosto do Firemonkey mas nao tem nada a ver com os anos que a VCL tem de correcções e optimizações. Obviamente até me passo com as coisas em falta mas temos de conseguir perceber que uma plataforma como a VCL nao nasce de raiz de um dia para o outro.

Quanto ao poderem ter usado a propria VCL para crossplataform, se fosse esse o caso tambem preferia mil vezes 😛

• Vote 1
Posted (edited)

Quanto ao poderem ter usado a propria VCL para crossplataform, se fosse esse o caso tambem preferia mil vezes 😛

Acho que o Gilson não diz isso só assim...

A ideia de usar a VCL para crossplatform implicaria sempre uma mudança profunda, devido à gigantesca dependência que a VCL tem da WinAPI. No fundo, ela começar de raíz, mas fazendo com que, para o programador (vulgo, nós 😄 ), não houvesse diferença, excepto é claro no que fosse específico a cada plataforma.

Chamassem-lhe VCL, FireMonkey, ou outra coisa qualquer, a ideia que é não houvesse esta quebra para a VCL, como foi o FireMonkey (que história é essa de nos labels passarmos a ter Text, e não Caption? Custava muito manter o que estava?).

Podiam ainda ter utilizado a LCL, que no fundo é isso mesmo: Uma versão da VCL que não está dependente da WinAPI. Fazerem-na crescer é claro, que também ainda está longe da VCL, mas aqui o longe já é mais a nível de implementações novas: O que está feito, está bom.

Mas o que está feito está feito, e o FireMonkey, estou convencido, vai crescer, amadurecer, e eventualmente será a plataforma prioritária no Delphi, ficando a VCL apenas por motivos de compatibilidade nos produtos de gama mais alta.

Edited by nunopicado

Posted

(que história é essa de nos labels passar-mos a ter Text, e não Caption? Custava muito manter o que estava?).

Lool achas isso mau? e que tal nao haver backcolor nem textcolor para labels, edits e afins? Nem eventos de mouse moves no form... As grids então nem é bom pensar...

Posted

ehehehe Primeiro que eu descobrisse como se fazia uma DBGrid....

Mas pronto, afinal é fácil. Mas podiam manter o UI. Os programadores têm mais que fazer do que estar a aprender métodos novos para fazer coisas que já eram básicas...

Posted

Mas isso é porque no XE2 o FMX era ainda uma experiencia... Do XE3 para cima acho que já será mais ou menos igual.

Para a DBGrid, metes uma stringgrid e activa-se o DataBinding...

É só para ser diferente! 😁

Posted

ela começar de raíz, mas fazendo com que, para o programador (vulgo, nós 😄), não houvesse diferença, excepto é claro no que fosse específico a cada plataforma.

...

...

...

Chamassem-lhe VCL, FireMonkey, ou outra coisa qualquer, a ideia que é não houvesse esta quebra para a VCL, como foi o FireMonkey (que história é essa de nos labels passarmos a ter Text, e não Caption? Custava muito manter o que estava?).

exatamente.

como dizem aki no Brasil: O desenvolvedor pira!!!

rsrsrs!!

Posted

hehehe Eu ainda não pirei porque ainda só mexi na FMX para fazer uns testes, a ver o que é aquilo.

Em trabalho a sério, só VCL.

Quando tiver de lhe mexer a sério, vou começar a babar-me todo e a dizer que sou o Napoleão. 😁

Já não basta os gajos da AT a complicar-me a vida...

(Gilson, caso não saibas, AT = Autoridade Tributária, que é a parte do Ministério das Finanças que inventa as regras de facturação cá em Portugal - É tudo louco lá, porque fazem as leis sem a mínima noção de como as implementar nos programas, sem nenhuma explicação do que querem em concreto, e como se não bastasse, com prazos irreais - o último foi uma lei saída a 22.11.2013 para entrar em vigor a 01.01.2014, numa alteração profunda a muitos dos programas de facturação existentes em Portugal)

Posted

Pessoal concordo com tudo o que disseram 😄

Mas acho que não deviamos Bater assim tanto na Embarcadero lol até porque a VCL não é um FrameWork directo, é um Framework na medida em que tem componentes que dependem de terceiros para correr, mas podemos programar directo 🙂 logo não podem ser comparadas assim directamente, acho eu 🙂

Nós no XE5 para IOS, temos de programar para o Firemonkey Interpretar, e voltar a compilar para enviar para o Processador,

No Java, programamos em Java, para o Java Runtime Interpretar, voltar a compilar e enviar para o Processador.

E no VCL não, nós programamos directo pó Processador, não temos nada pelo meio (Firemonkey, Runtime's, Browser's) a interpretar o código que escrevemos e a voltar a escrever para enviar os comandos 🙂 ...

Mas concordo com tudo, e temos que perceber que a Firemonkey é uma Framework bébé lol temos que melgar o juízo aos gajos pa eles irem melhorando aquilo e colocando mais coisas lá 🙂

• Vote 1

As mentes humanas são realmente um local estranho!

Posted (edited)

Então não é só aqui? Ohhhhhh, pensei que tinha exclusividade! 😁 😁

Edited by nunopicado
  • Vote 2