nunopicado Posted March 12, 2014 at 09:56 PM Report #548448 Posted March 12, 2014 at 09:56 PM É difícil contar novidades relacionadas com Delphi sem parecer um panfleto publicitário à Embarcadero, graças ao seu estatuto de proprietária única do dialecto e IDE. Ainda assim, é necessário! 🙂 A Embarcadero anunciou o lançamento de um novo produto, chamado AppMethod, baseado no Delphi XE5, e que permitirá a criação de aplicações multi-plataforma para Windows, Mac, iOS e Android. Então qual a diferença para o Delphi? O Delphi trabalha com duas frameworks distintas. - VCL, baseada fortemente na Windows API, e por esse motivo, só funciona na plataforma Windows. Esta framework é desde sempre o ponto forte do Delphi, e é seguro dizer que a maior parte das aplicações Delphi são criadas nesta FrameWork. - FireMonkey, uma framework independente, estabelecida, se não me falha a memória, em 2012, a partir da versão XE2, e que por ser independente, está preparada para funcionar em 4 das 5 mais famosas plataformas actuais: Windows, Mac, iOS e Android - Linux está previsto, segundo consta, mas ainda não está nos planos imediatos. A diferença entre o Delphi e a nova AppMethod é então o suporte à framework VCL - Inexistente. Enquanto o Delphi, enquanto produto comercial, vai continuar a apostar na manutenção da VCL, ao mesmo tempo que vai a pouco e pouco disseminando a FireMonkey, a AppMethod trabalha apenas com FireMonkey. Logicamente, não serve para quem queira manter programas já existentes com a VCL, mas para quem começa agora, ou precisa simplesmente de uma ferramenta para programar para multi-plataforma, a AppMethod são boas notícias. Melhores notícias ainda é, a confirmar-se, a versão gratuita (com restrições) que a Embarcadero está a ponderar lançar. Esta parte ainda está muito vaga, e a Embarcadero não dá garantia que vá avançar com isto, é apenas discussão em cima da mesa. Mas se avançar, pode revelar-se uma excelente aposta da empresa. Já é hora da Embarcadero (re)aprender com a Borland que lançou o Delphi 7 PE (quando o Delphi se tornou numa das mais populares linguagens), e deixar de beber do conhecimento da Borland que fechou as portas às versões gratuitas, e por coincidência, se viu obrigada pouco depois a fechar as portas! http://www.embarcadero.com/br/products/appmethod-faq 1 Report "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
Gilson Nunes Posted March 13, 2014 at 03:49 PM Report #548503 Posted March 13, 2014 at 03:49 PM Só não entendo o pq de eles empurrarem, "goela a baixo", o firemonkey, como unica opção cross. não seria mt melhor, se a VCL o fosse? ou seja, codigos legados q não faz nenhuma referencia à a API e tão somente à VLC, seria facilmente compilados pra outros SOs. td bem alguem vai dizer q seria penoso portar a VCL por ela estar focada na winapi. q teriam q fazer praticamente do zero. sim, concordo, mas eles não tiveram q fazer o firemonkey? porem poderiam ter reescrito a vcl porem mantendo a compatibilidade com a antiga. novamente alguem poderia sugerir q isso seria impossível. Existe provas q não. A LCL é essa prova. LCL é cross. o mesmo codigo q roda no windows, roda no mac, no linux, etc. e ainda compativel com a propria VCL. eu tenho codigos q foram feitos a anos no delphi/VCL e hoje compilo normalmente com fpc/LCL. 1 Report
nunopicado Posted March 13, 2014 at 03:55 PM Author Report #548504 Posted March 13, 2014 at 03:55 PM 🙂 Gilson, puseste as questões, levantaste as críticas, e apresentaste as respostas... 🙂 Tá tudo dito! Sem dúvida, portar a VCL é um trabalho hercúleo que a Embarcadero resolveu não fazer. Apostaram antes no FireMonkey, com a qual eu tive muito pouca experiência até agora, e do que tive, continuo a preferir a VCL. Se tivessem sido um pouquinho mais espertos, tinham comprado a LCL e completavam-na com o que está em falta (que é muito, mas à FireMonkey ainda falta mais para se chegar à VCL). Mas pronto... É o que temos! "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
Kline777 Posted March 13, 2014 at 04:11 PM Report #548505 Posted March 13, 2014 at 04:11 PM O firemonkey também tem um conceito MUUUUUUITO diferente em relação á estrutura dos objectos em si. É algo que é uma ideia espetacular mas que trava um bom bocado o seu desempenho, comparado com a VCL. Eu até gosto do Firemonkey mas nao tem nada a ver com os anos que a VCL tem de correcções e optimizações. Obviamente até me passo com as coisas em falta mas temos de conseguir perceber que uma plataforma como a VCL nao nasce de raiz de um dia para o outro. Quanto ao poderem ter usado a propria VCL para crossplataform, se fosse esse o caso tambem preferia mil vezes 😛 1 Report
nunopicado Posted March 13, 2014 at 04:19 PM Author Report #548506 Posted March 13, 2014 at 04:19 PM (edited) Quanto ao poderem ter usado a propria VCL para crossplataform, se fosse esse o caso tambem preferia mil vezes 😛 Acho que o Gilson não diz isso só assim... A ideia de usar a VCL para crossplatform implicaria sempre uma mudança profunda, devido à gigantesca dependência que a VCL tem da WinAPI. No fundo, ela começar de raíz, mas fazendo com que, para o programador (vulgo, nós 😄 ), não houvesse diferença, excepto é claro no que fosse específico a cada plataforma. Chamassem-lhe VCL, FireMonkey, ou outra coisa qualquer, a ideia que é não houvesse esta quebra para a VCL, como foi o FireMonkey (que história é essa de nos labels passarmos a ter Text, e não Caption? Custava muito manter o que estava?). Podiam ainda ter utilizado a LCL, que no fundo é isso mesmo: Uma versão da VCL que não está dependente da WinAPI. Fazerem-na crescer é claro, que também ainda está longe da VCL, mas aqui o longe já é mais a nível de implementações novas: O que está feito, está bom. Mas o que está feito está feito, e o FireMonkey, estou convencido, vai crescer, amadurecer, e eventualmente será a plataforma prioritária no Delphi, ficando a VCL apenas por motivos de compatibilidade nos produtos de gama mais alta. Edited March 13, 2014 at 06:14 PM by nunopicado "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
Kline777 Posted March 13, 2014 at 06:06 PM Report #548514 Posted March 13, 2014 at 06:06 PM (que história é essa de nos labels passar-mos a ter Text, e não Caption? Custava muito manter o que estava?). Lool achas isso mau? e que tal nao haver backcolor nem textcolor para labels, edits e afins? Nem eventos de mouse moves no form... As grids então nem é bom pensar...
nunopicado Posted March 13, 2014 at 06:14 PM Author Report #548515 Posted March 13, 2014 at 06:14 PM ehehehe Primeiro que eu descobrisse como se fazia uma DBGrid.... Mas pronto, afinal é fácil. Mas podiam manter o UI. Os programadores têm mais que fazer do que estar a aprender métodos novos para fazer coisas que já eram básicas... "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
Kline777 Posted March 13, 2014 at 06:15 PM Report #548516 Posted March 13, 2014 at 06:15 PM EU ainda nao sei de cor! Porque no XE2 era de uma maneira e agora o XE5 ja é de outra, têm descontinuado muita coisa mesmo entre versoes do FMX.
nunopicado Posted March 13, 2014 at 06:21 PM Author Report #548517 Posted March 13, 2014 at 06:21 PM Mas isso é porque no XE2 o FMX era ainda uma experiencia... Do XE3 para cima acho que já será mais ou menos igual. Para a DBGrid, metes uma stringgrid e activa-se o DataBinding... É só para ser diferente! 😁 "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
Gilson Nunes Posted March 13, 2014 at 08:08 PM Report #548531 Posted March 13, 2014 at 08:08 PM ela começar de raíz, mas fazendo com que, para o programador (vulgo, nós 😄), não houvesse diferença, excepto é claro no que fosse específico a cada plataforma. ... ... ... Chamassem-lhe VCL, FireMonkey, ou outra coisa qualquer, a ideia que é não houvesse esta quebra para a VCL, como foi o FireMonkey (que história é essa de nos labels passarmos a ter Text, e não Caption? Custava muito manter o que estava?). exatamente. como dizem aki no Brasil: O desenvolvedor pira!!! rsrsrs!!
nunopicado Posted March 13, 2014 at 09:18 PM Author Report #548534 Posted March 13, 2014 at 09:18 PM hehehe Eu ainda não pirei porque ainda só mexi na FMX para fazer uns testes, a ver o que é aquilo. Em trabalho a sério, só VCL. Quando tiver de lhe mexer a sério, vou começar a babar-me todo e a dizer que sou o Napoleão. 😁 Já não basta os gajos da AT a complicar-me a vida... (Gilson, caso não saibas, AT = Autoridade Tributária, que é a parte do Ministério das Finanças que inventa as regras de facturação cá em Portugal - É tudo louco lá, porque fazem as leis sem a mínima noção de como as implementar nos programas, sem nenhuma explicação do que querem em concreto, e como se não bastasse, com prazos irreais - o último foi uma lei saída a 22.11.2013 para entrar em vigor a 01.01.2014, numa alteração profunda a muitos dos programas de facturação existentes em Portugal) "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
CrominhO Posted March 13, 2014 at 09:53 PM Report #548544 Posted March 13, 2014 at 09:53 PM Pessoal concordo com tudo o que disseram 😄 Mas acho que não deviamos Bater assim tanto na Embarcadero lol até porque a VCL não é um FrameWork directo, é um Framework na medida em que tem componentes que dependem de terceiros para correr, mas podemos programar directo 🙂 logo não podem ser comparadas assim directamente, acho eu 🙂 Nós no XE5 para IOS, temos de programar para o Firemonkey Interpretar, e voltar a compilar para enviar para o Processador, No Java, programamos em Java, para o Java Runtime Interpretar, voltar a compilar e enviar para o Processador. E no VCL não, nós programamos directo pó Processador, não temos nada pelo meio (Firemonkey, Runtime's, Browser's) a interpretar o código que escrevemos e a voltar a escrever para enviar os comandos 🙂 ... Mas concordo com tudo, e temos que perceber que a Firemonkey é uma Framework bébé lol temos que melgar o juízo aos gajos pa eles irem melhorando aquilo e colocando mais coisas lá 🙂 1 Report As mentes humanas são realmente um local estranho!
Popular Post nunopicado Posted March 13, 2014 at 10:06 PM Author Popular Post Report #548547 Posted March 13, 2014 at 10:06 PM A VCL é uma framework do tempo em que ainda não se chamava framework a nada! 😁 😁 😛 A .net é baseada (a nível de conceito geral) na VCL. No entanto, perde muitas das vantagens ao ter de instalar sucata para poder trabalhar. Ahhhhh VCL, que gosto tanto de ti... 😁 3 Report "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
Gilson Nunes Posted March 14, 2014 at 04:56 PM Report #548621 Posted March 14, 2014 at 04:56 PM Por aki é um similar, q atente pelo nome de SPED, q vive a infartar os programadores. http://www1.receita.fazenda.gov.br/sistemas/sped-fiscal/ 1 Report
nunopicado Posted March 14, 2014 at 05:00 PM Author Report #548622 Posted March 14, 2014 at 05:00 PM (edited) Então não é só aqui? Ohhhhhh, pensei que tinha exclusividade! 😁 😁 Edited March 14, 2014 at 05:00 PM by nunopicado 2 Report "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
Recommended Posts
Create an account or sign in to comment
You need to be a member in order to leave a comment
Create an account
Sign up for a new account in our community. It's easy!
Register a new accountSign in
Already have an account? Sign in here.
Sign In Now