Jump to content

Recommended Posts

Posted

O TMonthCalendar é um wrapper para um controlo do próprio Windows: http://msdn.microsoft.com/en-us/library/windows/desktop/bb760917(v=vs.85).aspx

O teu nível de controlo sobre ele é mínimo.

Nomeadamente, o tamanho é definido pelo próprio Windows, e a característica de mostrar o antes e depois do mês actual, creio que também.

Precisas de um componente de calendário não descendente do TMonthCalendar para poderes alterar isso!

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Posted

A minha ideia é fazer um calendário para clicar num dia e adicionar uma visita a uma empresa, so estou a ver este componente para isto, é o único que se pode andar pelos meses todos, a questão é mesmo do tamanho

Posted

Bom, este é o 5º tópico que tenho de mover para o subquadro de Delphi.

Uma coisa é Pascal, outra coisa é Delphi. Quando o assunto é acerca de Delphi, cria-se o tópico no subquadro de Delphi e não no quadro de Pascal. 😉

• Vote 1

Knowledge is free!

Posted

Eu precisei de algo parecido, para um software que suporta touchscreen, e o TMonthCalendar era pequeno demais para usar com os dedos.

Resultado: Criei eu um.

Uma Form, com os botões do tamanho que quis, e todas as características que eu precisava, para igualar ao restante ambiente do programa.

Claro que para usar só o calendário é um overkill, mas podes fazer algo parecido, para as tuas necessidades.

Em alternativa, pesquisar por um componente semelhante, mas com possibilidade de alterar o tamanho.

O Negrito é a mesma coisa... Um componente que não se baseio no do Windows permitirá certamente esse tipo de controle.

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Posted (edited)

O pior é que o componente TCalendar nao tem TCalendar.BoldDays.

Não sabes como eu tenho de fazer para meter o dia a negrito?

Edited by CanonTG
Posted (edited)

Isto foi assim visto rápido... mas dá como eu tinha dito... pode é estar com demasiado lixo.

Basicamente o texto do TCalendar é desenhado no evento DrawCell, por isso tens de fazer um override a esse método e colocar a Bold as celulas que quiseres

Uma solução é

TMyCalendar=class(TCalendar)
 procedure DrawCell(ACol, ARow: Longint; ARect: TRect; AState: TGridDrawState); override;
end;

procedure TMyCalendar.DrawCell(ACol, ARow: Longint; ARect: TRect; AState: TGridDrawState);
var
  TheText: string;
begin
  TheText := self.CellText[ACol, ARow];
  Canvas.Font.Style:=[fsbold]; // esta linha poe o texto da celula a bold
  with ARect, Canvas do
  TextRect(ARect, Left + (Right - Left - TextWidth(TheText)) div 2,
	Top + (Bottom - Top - TextHeight(TheText)) div 2, TheText);
end;

Só tens de criar o teu calendario a partir deste tipo e mudar o código do DrawCell para o que queres.

Isto quase de certeza que pode ser simplificado usando um class interceptor para o TCalendar mas assim de repente nao consegui, se calhar o nunopicado pode dar uma dica sobre isto 😛

Edited by Kline777
Posted (edited)

Neste caso, penso que nada como um Class Interceptor... 🙂

Kline, pegando no teu código, e com algumas alterações, ficaria:

Na secção Interface, antes da declaração da form, mete-se o interceptor.

No caso, vamos interceptar o constructor Create e o método DrawCell:

type
 TCalendar = Class(Vcl.Samples.Calendar.TCalendar)  // Dependendo da versão do Delphi, pode não ser necessário meter o namespace completo)
 public
   procedure DrawCell(ACol, ARow: Longint; ARect: TRect; AState: TGridDrawState); override;
   constructor Create(AOwner: TComponent); override;
 End;
 TForm1 = class(TForm)
   calendar1: TCalendar;    // Esta linha tem de ser posterior ao interceptor, caso contrario não funciona.
 private
   { Private declarations }
 public
   { Public declarations }
 end;

De seguida, a implementação dos novos métodos.

Aqui a ordem é indiferente, logo que esteja na secção Implementation da unit.

constructor TCalendar.Create(AOwner: TComponent);
begin
    DefaultDrawing := false;
    inherited;
end;

procedure TCalendar.DrawCell(ACol: Integer; ARow: Integer; ARect: TRect; AState: TGridDrawState);
begin
    Canvas.Font.Style := [fsbold];          // esta linha poe o texto da celula a bold
    inherited;
end;

Claro que no DrawCell podes personalizar, meter Bold só onde te interessa por exemplo, e não em todas as células.

Mas a moral da história é que com o Interceptor, podes dar nova vida ao TCalendar.

Edited by nunopicado

Posted

Por exemplo, se alterares o DrawCell de cima, por este, só mete a bold o dia actual:

procedure TCalendar.DrawCell(ACol: Integer; ARow: Integer; ARect: TRect; AState: TGridDrawState);
begin
    if CellText[ACol,ARow] = FormatDateTime('d',date)
       then Canvas.Font.Style:=[fsbold];
    inherited;
end;
  • Vote 1

Posted

Eu vi logo que davas aí um toque de classe ^^

Melhor que isto só componentes externos, mas sinceramente é uma brutal oportunidade para 'fuçar' no código dos componentes e aprender uma coisas novas.

Tive recentemente o mesmo problema mas foi com um calendar para FireMonkey (Android) e a solução foi parecida...

Posted

lol Tá boa...

A ideia do interceptor é só para que não seja preciso registar o novo componente, ou criá-lo em runtime.

Até pode ser preciso mais do que um TCalendar e já nem é preciso fazer mais nada, o interceptor apanha tudo o que estiver declarado depois dele.

Posted

Pois, primeiro não pus também, e deu barraca. 🙂

Posted

Eu estou no delphi 2009 e não tem a propriedade TCalendar.DrawCell :/

Não é que não tenha, tu é que não a vês... 🙂

O TCalendar é descendente da TCustomGrid, que tem o DrawCell. Logo, o TCalendar também o tem.

No entanto, quem construiu o TCalendar achou por bem que quem o usasse não tivesse direito a ele, e como tal, escondeu-a.

O Class Interceptor que te mostrei em cima serve para isso mesmo: Ir buscar métodos e propriedades escondidas e/ou adicionar novos(as).

Ou seja, se meteres o Class Interceptor tal como meti no exemplo em cima, antes da chamada ao TCalendar (apenas com a noção que no D2009 não deverá ser necessário meter todo o namespace do TCalendar como eu meti), o DrawCell não só vai ficar visível, como será alterado pelo que eu meti.

Posted

Meti o primeiro código no form principal que depois no menu chamo o form onde tenho a agenda mas dá-me erros:

->TGridDrawState

->Class

->constructor

P.s: Desculpem sou nova nesta linguagem de programação :/