Jump to content

Recommended Posts

Posted (edited)

Boa noite

Estou a tentar desenvolver um programa para o trabalho e preciso da vossa ajuda

Antes de mais tenho a dizer que possuo um mac e é o que tenho para trabalhar em casa (só para que fique registado xD)

Vai ser instalada uma espécie de plataforma vertical, para arrumação de stock.

Imaginem uma estante de biblioteca:

A minha ideia é ter um programa que ao acessá-lo, consiga visualmente ver em prateleira tenho aquilo que pretendo.

ou seja ter tipo uma imagem global da estante e ver onde estão as coisas.

e ao clicar num determinado "livro", ver realmente o stock que está lá dentro.

depois pretendo conseguir adicionar ou retirar stock (informaticamente) conforme vou precisando das coisas

queria também que fosse possivel ter uma visão mais generalizada das coisas.

por exemplo saber quantos livros de comédia existem.

Eu sei que é uma comparação estranha xD mas acho que me estou a fazer entender.

Se alguem me puder ajudar, posso dar uma informação mais real e detalhada daquilo que quero fazer

Só no sei:

Que programa usar para fazer isto (criar a parte visual do sistema)

Como o fazer, visto que tenho que usar uma base de dados, e pouco sei sobre isso

agradeço toda a ajuda possivel e desde já o meu obrigado

Edited by isyith
Posted

Que linguagens de programação conheces ou estás a usar?

Que motor de base de dados tens, alguma limitação?

O que é que já tens feito?

Já tens um modelo de dados, alguma preparação/planeamento/lista de requisitos?

Posted

só sei html e um pouco de c++

nao tenho nenhum motor de base de dados, nem sei como o fazer

tenho um modelo e uma ideia

e que mais preciso?

estive a pensar e penso que flash será a melhor opção, mas n percebo grande coisa

Posted

Flash? Tanta boa tecnologia e vais logo para, possivelmente, a pior opção de 2014 🙂 , nem há 14 anos atrás isso era recomendável, quanto mais agora com tanta opção melhor para desenvolvimento de aplicações. Claro que isto é apenas a minha opinião 😉

C++, Java, PHP, Objective-C, Python, até C# (com Mono se desenvolveres em Mac), e só estou a mencionar as mais comuns. Para base de dados tens MySQL ou PostgreSQL ou motores mais simples e pequenos como H2.

Não há grande forma de te dar umas dicas sem fazer o trabalho por ti, coisas como começar por ter um modelo de dados, saber o que vais precisar guardar, saber se é melhor ser baseado em WEB (usar um browser, HTML5, Javascript) ou se é preferível ser uma aplicação Desktop apenas.

Posted

estive a pensar e penso que flash será a melhor opção, mas n percebo grande coisa

Oooh, you don't want to go that way!!! 😛

Se estás a estudar e a pensar levar isto a sério já devias ter feito uma pesquisa pelas tecnologias melhores para o teu projeto. E o flash não me parece que seja.

Estás a falar de um software que irás instalar numa máquina ou numa aplicação web?

Só no sei:

Que programa usar para fazer isto (criar a parte visual do sistema)

Como o fazer, visto que tenho que usar uma base de dados, e pouco sei sobre isso

Pelo pouco que dizes parece-me que poderia perfeitamente ser uma aplicação web, ou seja, uma página web num servidor à qual poderias aceder/interagir.

Nesta linha (aplicação web), eu diria que precisas, para já, de ter alguma ordem no teu processo de desenvolvimento. Pelo que percebi a única coisa que pretendes é armazenar dados e depois consultar, editar, introduzir através de um layout xpto que envolva livros etc. Tens de separar o que é a infraestrutura (backoffice) com a forma como interages com a tua aplicação (frontend).

Passo a tentar ajudar apenas no plano teórico e sem saber pormenores do que pretendes.

1 - Elencar os requisitos do teu projeto:

- Armazenar dados;

- Associar n categorias aos dados;

- Recuperar os dados armazenados;

- Introduzir novos dados;

- Editar dados existentes;

-

-> Todos estes requisitos se resolvem com uma Base de dados.

Uma boa base de dados começa com uma modelação, ou seja, um modelo onde expões as tabelas, entidades, propriedades e relações entre estas. Por exemplo, quererás ter uma tabela com o nome categorias onde terás as categorias possíveis para os teus dados e a descrição....

2 - Concebes uma infraestrutura para as tuas necessidades:

- Servidor web (um servidor com Linux e web server apache por exemplo);

- Motor de base de dados (Mysql por exemplo);

- Linguagem de desenvolvimento a utilizar no backoffice/serverside (php, python, a que achares melhor);

- Linguagens de desenvolvimento a utilizar no frontoffice/clientside (Javascript, CSS frameworks, as que te servirem melhor);

-

3 - Concebes o frontend ou layout que inclui o design e a biblioteca ou o que quiseres

- home

- Página Admin

- Página de edição/introdução de dados

- Módulo LogIn

- ...

-> trocando por miudos, aqui desenvolves o layout que te permitirá a ti ou aos utilizadores da aplicação interagir com a infraestrutura montada. Forçosamente terás de utilizar a markup da web que é o html e o CSS.

Esta abordagem permite-te que alteres o passo 3 quando te cansares do layout com estantes. E aí desenvolves um layout com um tema de postIts ou whatever, para interagir com a tua aplicação.

Bem, espero ter ajudado. Se não ajudei, não ligues, porque calculo, cada um desenvolve à sua maneira.

Have fun! 😉

• Vote 1

"Que inquieto desejo vos tortura, Seres elementares, força obscura? Em volta de que ideia gravitais?" >> Anthero de Quental

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Linuxando.com | ...

Posted

@Virneto, muito obrigado, era mesmo essa a informação que eu precisava!!

será concerteza uma aplicação web

quando falei no flash, foi apenas no sentido do layout visual

mas dizes tu que isso se faz bem com html e css?

estudei um pouco de programação mas com o passar dos anos e a azafama do trabalho deixei, e na altura flash estava na berra.. xD

Posted

O Flash está descontinuado.

Entretanto chegou o html5, o CSS3 e o JavsScript teve um valente boost. E apesar do que ainda se vai vendo pela web, ou em alguns softwares de desenvolvimento, um Layout de página não se faz com tabelas ou imagens em slices.

Podes ver o que diz a wiki sobre as tecnologias utilizadas nos sites mais conhecidos aqui

Se estás há algum tempo "out" convém que antes de iniciares o desenvolvimento da tua aplicação te dediques a algumas leituras e atualizações. Quanto melhor fizeres este "refresh" maior a probabilidade de evitares erros críticos na tua aplicação. A boa notícia é que se multiplicaram os recursos para aprender e para desenvolver.

Mas eu nem sou expert. Há-os por aqui no p@p 😉 pelo que podes subscrever os fóruns que te interessam. Acompanhar a resolução dos problemas dos outros também é uma boa forma de aprender. (para além de colocar os nossos próprios problemas à comunidade) 😉

Para facilitar posso apontar de cor isto:

O html, como saberás, é a markup, mas evoluída no html5 onde podes por exemplo fazer algumas coisas que fazias com o flash como incluir music player. Vê aqui o que pode ser html5, ou aqui.

O CSS é Cascading Style Sheet e agarra nos elementos do html (quer sejam id's, classes'ou mesmo pseudo elementos...) e atribui estilo.

Tens portanto a estilização da página completamente separada do html. Por exemplo, para perceberes bem, explora o zen garden que se dedica a colecionar estilos CSS sempre com mesmo html.

E as bases de dados também não são, ou não têm de ser, um papão. Convém é que pesquises um pouco antes de começares com nada. As palavras chave para as tuas pesquisa deverão ser:base de dados relacionais, normalização, chaves primárias, chaves secundárias, relacionamentos, entidades.

No caso do MySql, podes utilizar o software WorkBench que ajuda na modelação de dados.

Depois, claro, nas dúvidas vais perguntando que o pessoal ajuda. 👍

Have fun!

• Vote 1

"Que inquieto desejo vos tortura, Seres elementares, força obscura? Em volta de que ideia gravitais?" >> Anthero de Quental

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Linuxando.com | ...