Jump to content

O Windows XP está para ficar

Recommended Posts

Parece que não há forma da Microsoft se livrar do Windows XP. E a poucos meses da Microsoft terminar o suporte oficial para este SO, o Windows XP conseguiu ganhar quota de mercado 😄 Dos 29.3% de quota obtidos em Janeiro, o XP passou para 29.53% em Fevereiro.

No último relatório da NetApplications, também podemos ver o Windows 7 (47.31%) continua a ser o SO mais usado (seguido do XP). O Windows 8, Windows 8.1, e OS X 10.9 terminam o top 5.

Notícias sobre o assunto:

http://www.pcworld.com/article/2093741/windows-xp-gained-market-share-in-january-or-did-it.html

http://www.theinquirer.net/inquirer/news/2326575/windows-xp-gained-unexpected-market-share-in-january

http://tek.sapo.pt/noticias/computadores/windows_8_1_e_windows_xp_ganharam_quota_de_me_1369777.html

• Vote 1

Aquilo que eu tenho visto, e esta é a minha experiência pessoal, pelo que vale o que vale, é que:

- O Windows 8 está a ser "adoptado" por quem compra novos portáteis;

- O Windows 7 continua a ser o preferido de muitos jovens e jovens adultos, principalmente para desktop e que continuam a ter dúvidas acerca do Windows 8 mesmo sem que nunca lhe tenham tocado;

- O Windows XP continua a ser o preferido dos mais "velhos" que não estão ligados à área da informática e que aprendem uma coisa e "daqui não saio e daqui ninguém me tira" porque não têm ou jeito ou pachorra para usar algo novo. Aprendem a usar (mal) o XP e pronto, está bom para a vida. O problema é que, ao contrário de antigamente em que uma casa era feita para durar uma vida inteira e até sobreviver a incêndios, hoje em dia a tecnologia torna-se arcaica em menos de nada.

Exemplos isolados dentro dos muitos que conheço:

- O pessoal na casa dos 50-60 não sai do XP e acha o 7 "confuso" - imaginem como seria com o 8;

- Um dos meus melhores amigos usa o 7 e acha o 8 "confuso" - se lhe perguntarem se já mexeu no 8, a resposta é "ainda não me apeteceu experimentar" - portanto, "eu nunca provei azeitonas mas não gosto de azeitonas, deixam mau sabor na boca"... aprecio estes momentos de Artes Divinatórias com a professora Trelawney;

- Os colegas que compararam portáteis recentemente usam o 8 porque veio com o 8. Depois vêem-me perguntar como se abre uma foto "sem ser em ecrã inteiro" (ou seja, sem ser através da aplicação Modern UI "Fotografia").

Eu uso o Windows 8.1 (que actualizei através da Store) e uso Ubuntu. Agora imaginem-me a usar Ubuntu perante este pessoal. Consideram-me um verdadeiro nerd, e assim o digo porque já me disseram "és um nerd" 😄

Long live XP... and 80 year old houses 🙂

Edited by thoga31
  • Vote 1

Knowledge is free!

Outra realidade um pouco contrária... em cerca de 300 máquinas, pouco a pouco vamos avançando para o windows 7 mas ainda temos uma fatia de cerca de 65% de máquinas com XP... Nao se avança mais depressa por causa dos custos de hardware porque os utilizadores até vão preferindo o windows 7... Cada um com a sua experiência...