Rui Carlos Posted March 6, 2014 Report Share Posted March 6, 2014 Parece que não há forma da Microsoft se livrar do Windows XP. E a poucos meses da Microsoft terminar o suporte oficial para este SO, o Windows XP conseguiu ganhar quota de mercado 😄 Dos 29.3% de quota obtidos em Janeiro, o XP passou para 29.53% em Fevereiro. No último relatório da NetApplications, também podemos ver o Windows 7 (47.31%) continua a ser o SO mais usado (seguido do XP). O Windows 8, Windows 8.1, e OS X 10.9 terminam o top 5. Notícias sobre o assunto: http://www.pcworld.com/article/2093741/windows-xp-gained-market-share-in-january-or-did-it.html http://www.theinquirer.net/inquirer/news/2326575/windows-xp-gained-unexpected-market-share-in-january http://tek.sapo.pt/noticias/computadores/windows_8_1_e_windows_xp_ganharam_quota_de_me_1369777.html 1 Report Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
thoga31 Posted March 6, 2014 Report Share Posted March 6, 2014 (edited) Aquilo que eu tenho visto, e esta é a minha experiência pessoal, pelo que vale o que vale, é que: - O Windows 8 está a ser "adoptado" por quem compra novos portáteis; - O Windows 7 continua a ser o preferido de muitos jovens e jovens adultos, principalmente para desktop e que continuam a ter dúvidas acerca do Windows 8 mesmo sem que nunca lhe tenham tocado; - O Windows XP continua a ser o preferido dos mais "velhos" que não estão ligados à área da informática e que aprendem uma coisa e "daqui não saio e daqui ninguém me tira" porque não têm ou jeito ou pachorra para usar algo novo. Aprendem a usar (mal) o XP e pronto, está bom para a vida. O problema é que, ao contrário de antigamente em que uma casa era feita para durar uma vida inteira e até sobreviver a incêndios, hoje em dia a tecnologia torna-se arcaica em menos de nada. Exemplos isolados dentro dos muitos que conheço: - O pessoal na casa dos 50-60 não sai do XP e acha o 7 "confuso" - imaginem como seria com o 8; - Um dos meus melhores amigos usa o 7 e acha o 8 "confuso" - se lhe perguntarem se já mexeu no 8, a resposta é "ainda não me apeteceu experimentar" - portanto, "eu nunca provei azeitonas mas não gosto de azeitonas, deixam mau sabor na boca"... aprecio estes momentos de Artes Divinatórias com a professora Trelawney; - Os colegas que compararam portáteis recentemente usam o 8 porque veio com o 8. Depois vêem-me perguntar como se abre uma foto "sem ser em ecrã inteiro" (ou seja, sem ser através da aplicação Modern UI "Fotografia"). Eu uso o Windows 8.1 (que actualizei através da Store) e uso Ubuntu. Agora imaginem-me a usar Ubuntu perante este pessoal. Consideram-me um verdadeiro nerd, e assim o digo porque já me disseram "és um nerd" 😄 Long live XP... and 80 year old houses 🙂 Edited March 6, 2014 by thoga31 1 Report Knowledge is free! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted March 6, 2014 Author Report Share Posted March 6, 2014 Dou-te mais um caso de uso (o meu 😛 ) para o Windows XP: máquinas virtuais (onde o XP corre na boa com 1GB). Mesmo no desktop onde a RAM chega e sobra tenho uma VM com XP (a correr nativo tenho o Windows 7, que raramente uso, e que podia ser o 8, se tivesse licenças). Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
thoga31 Posted March 6, 2014 Report Share Posted March 6, 2014 Por acaso não tenho um XP em VM porque não tenho licenças dele - o XP está num CD de recuperação que só funciona com Asus A6JC - se não de certeza que também tinha. 😄 Knowledge is free! Link to comment Share on other sites More sharing options...
nelsonr Posted March 7, 2014 Report Share Posted March 7, 2014 Dou-te mais um caso de uso (o meu 😛 ) para o Windows XP: máquinas virtuais (onde o XP corre na boa com 1GB). Exatamente onde ainda uso o XP 😄 Link to comment Share on other sites More sharing options...
bubulindo Posted March 7, 2014 Report Share Posted March 7, 2014 Estou a instalar o SP3 numa máquina virtual enquanto escrevo isto... he he he include <ai se te avio> Mãe () { } Link to comment Share on other sites More sharing options...
taviroquai Posted March 7, 2014 Report Share Posted March 7, 2014 Outra realidade um pouco contrária... em cerca de 300 máquinas, pouco a pouco vamos avançando para o windows 7 mas ainda temos uma fatia de cerca de 65% de máquinas com XP... Nao se avança mais depressa por causa dos custos de hardware porque os utilizadores até vão preferindo o windows 7... Cada um com a sua experiência... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts