miguel5655 Posted March 6, 2014 at 01:13 PM Report #547748 Posted March 6, 2014 at 01:13 PM (edited) Boas pessoal. É assim, por conversa de café surgiu a possibilidade de desenvolvimento de uma pequena aplicação para gerir projetos de uma pequena loja. O que pretendo fazer é numa fase inicial, depois tenho tempo para desenvolver outras partes, é desenvolver uma aplicação que permita inserir os projetos e as datas de entrega dos mesmos, para assim estarem prontos a tempo e existir um melhor controlo. Basicamente a ideia inicial do projeto é essa, inserir os projetos e controlar as datas de entrega, é o mais importante. Sei que existe o OpenERP que podia utilizar para fazer isso e é muito melhor por ser Web, mas a ideia é ser algo muito simples de usar e feito á maneira desta pessoa entender facilmente o modo de utilização. Portanto eu como estou habituado a trabalhar em C# e vb, não me seria muito dificil em desenvolver algo do género e que tivesse utilidade. As minhas dúvidas são: 1- Posso desenvolver algo utilizando tecnologia .Net e utilizar neste caso num comercio, sem problemas de licenças ?? Eu tenho o Visual Studio licenciado de quando estava na faculdade. 2- Sei que o melhor seria desenvolver para WEB e ter um servidor com a aplicação e assim todos poderiam aceder sem instalar o software, mas neste caso é muito mais fácil e rápido para mim desenvolver algo em windows forms utilizando Sql server ou postgres, mas não sei se é possível integrar .NET e postgres. 3- Esta aplicação seria para ser colocada em 5 computadores e seria colocado um destes computadores com os WebServices instalados e com a base de dados, para que os restantes computadores pudessem aceder ás informações guardadas na base de dados. De notar 2 computadores estão numa loja e outros 3 estão noutra loja, portanto não há ligação local. Acham possível, ou muito complexo ?? Resumindo, sei que não são os melhores métodos os utilizados, mas é a maneira que tenho mais fácil de fazer as coisas. Também existe a hipotese de usar java em vez de usar C#, mas como já não trabalho há bastante tempo em java, preferia c#. Obrigado Edited March 6, 2014 at 01:14 PM by miguel5655
Knitter Posted March 6, 2014 at 01:40 PM Report #547749 Posted March 6, 2014 at 01:40 PM 1- Posso desenvolver algo utilizando tecnologia .Net e utilizar neste caso num comercio, sem problemas de licenças ?? Eu tenho o Visual Studio licenciado de quando estava na faculdade. A licença que tens do Visual Studio não te permite desenvolver software para uso comercial. Se quiseres usar .Net terás de usar uma das versões Express ou usar um IDE diferente como o SharpDevelop (bastante boa alternativa, embora não seja o Visual Studio como é natural). 2- Sei que o melhor seria desenvolver para WEB e ter um servidor com a aplicação e assim todos poderiam aceder sem instalar o software, mas neste caso é muito mais fácil e rápido para mim desenvolver algo em windows forms utilizando Sql server ou postgres, mas não sei se é possível integrar .NET e postgres. É uma questão de usares o driver correcto para fazer a ligação, o .Net suporta ligações a vários motores de bases de dados relacionais, até aí não há problema. 3- Esta aplicação seria para ser colocada em 5 computadores e seria colocado um destes computadores com os WebServices instalados e com a base de dados, para que os restantes computadores pudessem aceder ás informações guardadas na base de dados. De notar 2 computadores estão numa loja e outros 3 estão noutra loja, portanto não há ligação local. Acham possível, ou muito complexo ?? Webservices, por definição, envolvem um servidor Web, mas disseste que não queres desenvolver para a Web, em que é que ficamos? Resumindo, sei que não são os melhores métodos os utilizados, mas é a maneira que tenho mais fácil de fazer as coisas. Também existe a hipotese de usar java em vez de usar C#, mas como já não trabalho há bastante tempo em java, preferia c#. Como tu mesmo disseste já existe software para isso, até mesmo um BMP para gerir o processo pode ser mais simples e de mais alto nível para ser mais útil à empresa, se vais fazer algo pequeno, à medida dos requisitos de hoje, vais criar mais um software que ou será inútil daqui a uns meses ou estarás constantemente a alterar para adaptar às novas necessidades. Não quero com isto dizer que não o deves fazer, apenas que o faças consciente do que envolve. Podes fazer em C# como estás a pensar, e ter só uma componente para os webservices e .Net serve perfeitamente bem para o que queres, ficarás limitado a MS Windows mas se isso não é um problema podes fazer com as ferramentas que estás habituado a usar.
miguel5655 Posted March 6, 2014 at 02:06 PM Author Report #547750 Posted March 6, 2014 at 02:06 PM Obrigado pela resposta. 1 - Quando te referes a não poder desenvolver para uso comercial, referes-te a ser usado por uma loja, certo? E não, a eu cobrar ou não pela aplicação. 2 - Ora, não tenho grande experiência em usar WebServices sem ser em projetos de faculdade e sempre localhost, mas estava a pensar algo do género: desenvolver e colocar as DLL's necessárias no IIS e a partir delas, fazer a manipulação e obtenção de dados da base de dados. Até aqui sinto-me á voltade para fazer. 3 - É assim o software a desenvolver, durante uns tempos estaria em constante desenvolvimento e melhorias, para serem adicionadas todas as componentes que acharmos útil, mas numa primeira fase só teria o mais importante. Claro que com o tempo pode acabar por ficar inútil, mas como o fluxo de negócio não é grande e é só para ajudar na gestão de projetos para este negócio em concreto, não acho que se torne assim tão rápido obsoleto, mas sim claro que envolve manutenção e desenvolvimento, percebo o que dizes. Já agora quando te referes ao visual studio express, tem assim muitas diferenças em relação ao pacote completo? Quais são os entraves que posso encontrar ??
Knitter Posted March 6, 2014 at 02:33 PM Report #547754 Posted March 6, 2014 at 02:33 PM A licença do VS é tua, logo aplica-se apenas a ti e nunca à empresa ou utilizador das aplicações que fazes com o VS. Neste caso estás impedido de desenvolver qualquer projecto com o VS que te foi fornecido que não seja para uso académico ou de investigação e apenas enquanto fores aluno ou mantiveres um vínculo à instituição que subscreveu o programa DreamSpark (antigamente era ELMS, e já teve outros nomes). Resumindo, ou é para uso dentro das actividades da instituição então é proibido pela licença do VS que tens. Estou a assumir que é o programa tradicional que as instituições de ensino subscrevem. Para a empresa que vai usar o software conta o licenciamento do sistema operativo e das ferramentas que precisarem de ter, como por exemplo do IIS. As versões Express estão completamente separadas (C++ tem uma versão, C# tem outra) e as funcionalidades disponíveis num nem sempre estão no outro (uma forma de contornar isso é instalar todas as versões Express), não tens vários assistentes para criação de classes, modelação, integração com outras ferramentas... enfim, as diferenças são bastantes mas na verdade nunca senti falta de nenhuma delas. Pessoalmente estou a mudar para SharpDevelop que é um IDE livre e tem tudo o que preciso para desenvolver em C# com .Net e não tenho problemas com licenciamento. Quanto ao resto, webservices em localhost não são diferentes de webservices noutro lado qualquer, desde que o IIS esteja configurado 🙂
bioshock Posted March 6, 2014 at 02:36 PM Report #547755 Posted March 6, 2014 at 02:36 PM Exemplo básico e prático utilizando a comunicação entre .NET e PHP via webservice. http://stuffpinho.com/webservice-php-plus-net-part-1-webapplication/ http://stuffpinho.com/webservice-php-plus-net-part-2-desktopapplication/
miguel5655 Posted March 6, 2014 at 03:17 PM Author Report #547761 Posted March 6, 2014 at 03:17 PM Obrigado pelas respostas. Sim agora percebi tudo. Então a minha ideia é começar com o visual studio express, ou sharDevelop a desenvolver a aplicação. Desenvolver o WebService e utilizar o IIS ou apache, que é uma hipotese "free" certo? Ter um desktop, com o IIS ou apache corretamente configurado para todos conseguirem aceder a ele e uma base de dados instalada para guardar todos os dados necessários. Acho que é isto e penso ter as ideias certas. Obrigado pela ajuda.
Recommended Posts