Jump to content

Recommended Posts

Posted (edited)

Olá,

Pretendo fazer o seguinte (ou pelo menos ter uma ideia de como se faz):

Criar um website que disponibilize uma API (REST) o qual tenha uma pagina (html+php?) que apresente resultados de acordo com os comandos da API que são enviados. Por exemplo, um utilizador fazer upload de determinados dados a partir da API e depois uma pagina do site apresenta-os.

O site que tenho neste momento foi feito em Wordpress, portanto HTML+PHP+Javascript+CSS. Mas não percebo de que forma é que posso encaixar aqui uma API.

Que linguagem de programação é mais adequada para o efeito e que frameworks é que existem?

Edit:

Python ou node.js para a API é boa opção? Tenho visto algumas coisas mas uma outra duvida que daí decorre é como hospedar apps feitas nessas linguagens?

Por outro lado, como é que o website interage com a API? A API escreve/le numa base de dados e o webside le dessa base dados. Será isto? E como é que o website sabe que os dados foram alterados (para apresentar informação em tempo real)?

Eu compreendo que são perguntas relativamente vagas mas é mesmo nesse ponto em que me encontro: pouco percebo disto e a precisar de uns brainstormings para colocar as ideias no sitio.

Edited by msr
Posted

Acho que o problema começa pelo teu conceito sobre APIs 🙂 . Uma API não é nada de especial além de um URL que devolve ou recebe dados.

Por exemplo, http://demo.moc/users pode ser um ponto de acesso a uma API que devolva a lista de utilizadores em JSON (até seguindo os princípios REST ) e não será mais que um script PHP que acede ao local onde os dados estão guardados e os devolve em JSON (coisa para uma ou duas linhas de código). O mesmo URL pode aceitar pedidos POST e dessa forma permitir a criação de novos users através dos dados em JSON que o utilizador envia. Aqui também um simples script PHP que pegue no campo POST (ou nos dados do corpo do pedido), converta de JSON para o formato necessário para guardar e voilá! tens uma API para listar e registar utilizadores criada com um script PHP e duas funções.

Claro que isto pode ser mais complicado, envolvendo outros padrões, envolvendo tecnologias e frameworks enormes, mas na sua forma mais simples um webservice não é mais que um URL, é a forma como usas esse URL que distingue se é webservice ou outra coisa.

Quanto a apresentar uma página conforme os comandos do utilizador, aqui já pode ser mais complicado porque se o webservice é apenas um URL, ao enviares para lá dados a resposta imediata não pode ser redireccionar para outra página ou apresentar o resultado (até pode mas depende do que queres fazer). Dava jeito um exemplo do que pretendes para perceber melhor esta parte.

Uma vez que já usas o WordPress sugeria um simples módulo para esse CMS ou, se não quiseres qualquer integração, um simples script PHP que podes colocar numa pasta à parte e assim fazes uso do que já tens.

• Vote 1