Jump to content

Criar webservices (REST API)


msr
 Share

Recommended Posts

Olá,

Pretendo fazer o seguinte (ou pelo menos ter uma ideia de como se faz):

Criar um website que disponibilize uma API (REST) o qual tenha uma pagina (html+php?) que apresente resultados de acordo com os comandos da API que são enviados. Por exemplo, um utilizador fazer upload de determinados dados a partir da API e depois uma pagina do site apresenta-os.

O site que tenho neste momento foi feito em Wordpress, portanto HTML+PHP+Javascript+CSS. Mas não percebo de que forma é que posso encaixar aqui uma API.

Que linguagem de programação é mais adequada para o efeito e que frameworks é que existem?

Edit:

Python ou node.js para a API é boa opção? Tenho visto algumas coisas mas uma outra duvida que daí decorre é como hospedar apps feitas nessas linguagens?

Por outro lado, como é que o website interage com a API? A API escreve/le numa base de dados e o webside le dessa base dados. Será isto? E como é que o website sabe que os dados foram alterados (para apresentar informação em tempo real)?

Eu compreendo que são perguntas relativamente vagas mas é mesmo nesse ponto em que me encontro: pouco percebo disto e a precisar de uns brainstormings para colocar as ideias no sitio.

Edited by msr
Link to comment
Share on other sites

Acho que o problema começa pelo teu conceito sobre APIs 🙂 . Uma API não é nada de especial além de um URL que devolve ou recebe dados.

Por exemplo, http://demo.moc/users pode ser um ponto de acesso a uma API que devolva a lista de utilizadores em JSON (até seguindo os princípios REST ) e não será mais que um script PHP que acede ao local onde os dados estão guardados e os devolve em JSON (coisa para uma ou duas linhas de código). O mesmo URL pode aceitar pedidos POST e dessa forma permitir a criação de novos users através dos dados em JSON que o utilizador envia. Aqui também um simples script PHP que pegue no campo POST (ou nos dados do corpo do pedido), converta de JSON para o formato necessário para guardar e voilá! tens uma API para listar e registar utilizadores criada com um script PHP e duas funções.

Claro que isto pode ser mais complicado, envolvendo outros padrões, envolvendo tecnologias e frameworks enormes, mas na sua forma mais simples um webservice não é mais que um URL, é a forma como usas esse URL que distingue se é webservice ou outra coisa.

Quanto a apresentar uma página conforme os comandos do utilizador, aqui já pode ser mais complicado porque se o webservice é apenas um URL, ao enviares para lá dados a resposta imediata não pode ser redireccionar para outra página ou apresentar o resultado (até pode mas depende do que queres fazer). Dava jeito um exemplo do que pretendes para perceber melhor esta parte.

Uma vez que já usas o WordPress sugeria um simples módulo para esse CMS ou, se não quiseres qualquer integração, um simples script PHP que podes colocar numa pasta à parte e assim fazes uso do que já tens.

  • Vote 1
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.