Jump to content

Recommended Posts

Posted

Bom dia.

Fiz uma BD em SQLServer 2012 e agora quero que funcione em mais do que um pc.

Quais os passos que devo seguir para que se o user1 alterar a BD no seu computador, o user2 quando aceder à base de dados, noutro local e em outro computador, possa ver essas alterações?

Obrigado

Posted

Boas,

normalmente, a base de dados fica num computador acessível por ambos os utilizadores.

O user2 apenas tem de indicar na string de ligação qual o endereço do computador.

Se o computador estiver numa rede local, para aceder de fora (pela internet) terás de alterar no router para quando entrar uma ligação pela porta do SQL server, redireciona para o IP do computador na rede local

Posted

A string de ligação é a que uso no visual studio, para conectar com a BD para a criação da interface com o utilizador?

Os utilizadores para esta BD nunca partilham a mesma rede e estão constantemente a alterar o local de onde usam a BD.

Não entendi muito bem a parte da alteração do router

Posted

Normalmente, a base de dados fica centralizada, apenas em um computador.

Quem precisar de utilizar a base de dados, tem de definir na connectionstring qual o endereço do servidor, instancia, etc.

Se tiveres numa rede local, qualquer utilizador a partir de qualquer máquina pode aceder à base de dados colocando no endereço de ligação o nome/IP do computador onde está a base de dados.

No entanto, se o utilizador não estiver na rede local, e estiver noutro escritório por exemplo, que endereço vai colocar para aceder à base de dados?

Não sei se essa questão se coloca na tua estrutura, mas caso seja necessário, o que normalmente se faz é ter o computador com a base de dados com acesso à internet. Ai terá um IP local (na rede) e um IP na internet.

Se tiver internet com IP fixo, qualquer utilizador fora da rede local terá de colocar o IP na connectionstring para aceder ao router da rede onde está a máquina com a base de dados. Mas como o que se precisa é aceder à propria máquina e não ao router, adiciona-se um redirecionamento no router para quando chegar uma ligação à porta do SQL, em vez de aceder ao router acede à máquina com a base de dados.

Bem, acho que ainda deve ter ficado mais confuso 😄

Para tentar ser mais direto na resposta, os utilizadores que vão aceder à base de dados estão sempre na mesma rede?

Posted

Uma vez que criei a BD num computador fixo, cá de casa, esse pode ser o que tem o endereço de IP fixo, é portanto onde a BD está centralizada.

Depois existem 2 ou mais PC portáteis onde se vai aceder à BD.

Esses computadores estão a ser usados num total de 6 ou 7 redes e essas são sempre as mesmas.

Ou seja, as BD são usadas em 7 escritorios, cujas redes são conhecidas.

Por isso, eu sei que se estou no escritorio de coimbra acedo a essa rede, se estou no de lisboa igualmente.

Não sei me estou a fazer entender muito bem.

Posted

Ok, então no escritorio de fora, precisam de saber qual o IP do computador onde está a base de dados.

Esse é o IP externo, ou seja, o IP atribuido pelo ISP.

Exemplo:

Escritorio A

- Tem a base de dados num computador com o IP local 192.168.1.100

- Tem o IP de internet 200.200.200.200

- Configura o router para que tudo que entrar pela porta 1433 é redireccionado para o IP 192.168.1.100

- Configura a firewall e SQL server para permitir acessos remotos

Escritorio B

- Define na connection string de acesso á base de dados algo do tipo "Server=200.200.200.200;Database=myDataBase;User Id=myUsername;

Password=myPassword;"

Uma situação a ter em conta é que caso a internet no escritorio A não tenha IP fixo, aquele 200.200.200.200 irá certamente mudar, depois têm de atualizar todos os escritorios para usar o novo IP.

Para dar a volta a isso, podes usar um servidor de IP dinamico (do tipo no-ip.org). O que estes serviços fazem é criarem um endereço fixo (ex: escritorioA.no-ip.org) que aponta para o IP 200.200.200.200.

Depois têm um utilitário que fica instalado na máquina do escritorio A que caso o IP mude, atualiza o endereço para usar o novo IP.

Assim no escritorio B a connecstring passa para algo do tipo "Server=escritorioA.no-ip.org;Database=myDataBase;User Id=myUsername;

• Vote 1
Posted

Acho que entendi.

Só uma coisa: a definição da connection string é a que defino no projeto Visual Studio para aceder à BD?

Como faço essa parte de configuração do router?

Posted
Só uma coisa: a definição da connection string é a que defino no projeto Visual Studio para aceder à BD?

Ao fazeres isso pelo visual studio, deve guardar a connection string no ficheiro applição.config.

Ou alteras manualmente ou no visual studio crias logo com o endereço final (do no-ip por exemplo)

Como faço essa parte de configuração do router?

Isso depende da marca e modelo do router.

Normalmente é colocar o IP do router no browser de uma máquina na mesma rede, mostra a página de configuração do router.

Tens de ter o utilizador/password e depois deves ter lá opções para configurar o redirecionamento.

Se procurares no google por algo do tipo "modelo marca port forward", deves encontrar informação

• 10 months later...
Posted

Boas,

normalmente, a base de dados fica num computador acessível por ambos os utilizadores.

O user2 apenas tem de indicar na string de ligação qual o endereço do computador.

Se o computador estiver numa rede local, para aceder de fora (pela internet) terás de alterar no router para quando entrar uma ligação pela porta do SQL server, redireciona para o IP do computador na rede local

Boas eu tenho a base num computador acessivel para todos os utilizadores em rede local. e a string de ligação estava com o ip do pc que tinha a base, masesmo assim não funcionou.