Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas pessoal,

Eu nem sei bem como explicar mas eu gostava que o meu programa fizesse o seguinte. O utilizador escrevia um nome que queria alterar. Depois numa linha abaixo aparecia uma linha a dizer p.ex Novo nome:"Inicialmente aparecia o nome actual e o utilizador deveria alterar esse mesmo nome.

Do genero:

char Nome[50];
printf("Introduza o Nome que deseja alterar:");
scanf(" %s",Nome);
printf("Novo nome:%s",Nome);
//aqui ele deveria conseguir alterar o Nome que foi colocado pelo printf anterior.
scanf(" %s",Nome);

Deu para perceber?

Cumprimentos

Leandro Rodrigues

Posted

Deu, mas no teu exemplo tu declaras um unico array, quantos nomes esperas que esteja lá dentro, a não ser que seja só o primeiro?

Podes fazer um exemplo usando um ficheiro. Onde vais linha a linha procurando o nome, se o encontrares muito bem, se não error.

Posted

Deu, mas no teu exemplo tu declaras um unico array, quantos nomes esperas que esteja lá dentro, a não ser que seja só o primeiro?

Podes fazer um exemplo usando um ficheiro. Onde vais linha a linha procurando o nome, se o encontrares muito bem, se não error.

O objetivo e mesmo esse. Usar ficheiros. No entanto eu guardo os nomes numa estrutura.

Eu fiz aquele pequeno codigo so para exemplificar o que queria. Se soubesse fazer assim tambem iria saber aplicar...

Posted

se estas a usar estruturas:

#define NAME_MAX_SIZE 256
#define LISTA_MAX_SIZE 256

struct Pessoa {
 char nome[NAME_MAX_SIZE];
 // ...
};

// ...
struct Pessoa lista_de_pessoas[listA_MAX_SIZE];
// ...

char buffer[NAME_MAX_SIZE];
size_t len = 0;

printf("Insira o nome da pessoa a alterar : ");
fflush(stdout);
if (fgets(buffer, NAME_MAX_SIZE, stdin)) {
 len = strlen(buffer);
 if (buffer[len - 1] == '\n')
   buffer[len - 1] = 0;

for (len = 0; len < LISTA_MAX_SIZE; ++len) {
   if (strcmp(lista_de_pessoas[nome], buffer] == 0) {
     // fazer alterações

break;
   }
 }

if (len == LISTA_MAX_SIZE) {
   printf("Nao existe nenhuma pessoa registada com esse nome");
 }
} else
 // erro a ler do teclado
IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
Posted

se estas a usar estruturas:

Boas HapyHipyHippo,

Aquilo que me estas a fazer é pedir ao utilizador o nome que ele quer alterar e depois comparas com a lista de nomes que tens...

O meu problema nao é esse. Vou tentar explicar melhor.

Imagina o seguinte:

char Nome[50];
printf("Introduza o nome a alterar:");
scanf(" %50s",Nome);
printf("Novo nome para %s:",Nome);
//Aqui eu devo ler o novo nome, mas eu queria colocar no scanf o nome atual de forma a que o utilizador o consegui-se alterar.
//EX:Utilizador escreve NomeTeste.
//Novo nome para NomeTeste:NomeTeste(Este NomeTeste depois dos : deveria dar para alterar. Porque se o utilizador quiser alterar o nome para NomeTeste1 tem que escrever tudo e se fosse assim so adicionava o 1.