Jump to content

[Resolvido] Como faço para separar um número grande com pontos - Pascalzim

Recommended Posts

Posted

Com uma variável string de apoio, inicializada a nada (s:=''), usas um ciclo FOR...DOWNTO...DO para percorreres a string onde tens o numero grande do fim para o inicio.

Depois vais passando caracter a caracter de uma string para a outra, com o pormenor que:

Se i (variável de controlo do FOR) MOD 3 for 0, além do caracter mete também um '.'.

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Posted

Faz assim, esquece o downto. É mais fácil de outra maneira:

Analisa este código. Toma atenção aos comentários.

var
  valor,aux:String;
  i:Integer;

begin
  valor:='12345678';  // Valor de exemplo

Aux:='';  // Variável auxiliar inicializada

for i:=1 to length(valor) do     // Executa o FOR o número de caracteres que tem a string valor
     begin
        // Passa para a variável Aux caracter a caracter.
        // O Length(Valor)+1 - i é para inverter os valores, passando efectivamente do último para o primeiro
        Aux:=Valor[Length(Valor)+1 - i] + Aux;  //Junta cada caracter da string valor à string Aux, um de cada vez

// Se i mod 3 for 0, acrescenta o '.', desde que o i não seja o último da série (primeiro caracter, graças à inversão.
        // Isto impede que o . seja acrescentado por exemplo no número 123 (sem o i<>length(valor), ficaria .123 e não 123
        if (i mod 3=0) and (i<>length(valor))
           then Aux:='.'+Aux;
     end;

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Posted

Eu acrescentei esse código no seu código, mas o valor não ficou pontuado, ficou normal 12345678.

Esse código já está pronto, ou você me mostrou o caminho para estudar ele e fazer o resto?

grato!

begin
      writeln(valor);
      end;
Posted

O código era apenas um exemplo, sim... Mas está pronto a funcionar.

E não precisa muito para veres que em lado nenhum eu retorno o valor pontuado à variável "valor".

O valor já formatado ficou na Aux, pelo que, ou mostras essa, ou tens de passar o conteúdo de aux para a variável valor.

• Vote 1

Posted

No FreePascal até tens uma função que faz isso automaticamente...

Agora, no PZim... Até pode haver, mas desconheço!