Jump to content

Recommended Posts

Posted

Viva,

Estou aqui a tentar encontrar alguma informacao sobre um problema que me apareceu ha dias.

Basicamente, houve uma paragem inesperada num dos sistemas onde trabalho e ao analisar o codigo do fabricante reparei em algo que pode explicar o que se passou mas gostava de ter a certeza absoluta. Notem que o facto da maquina estar em producao e ser bastante critica em termos de seguranca, nao tenho possibilidade de testar nada.

Entao, no programa, dentro duma funcao tenho uma FB a ser chamada.

Dentro da FB as instrucoes sao algo como:

A enable  // isto esta a 1
JC en

L setP       // nao e executado
T SetP

en: nop 1

A commfault
JC End

// Imenso codigo comentado...
>R
// uma linha de codigo comentado...
[...]

O ....
O....
= Var1
S Var2

end: nop 1

A minha duvida prende-se com a instrucao >R. Esta e a primeira instrucao que usa os acumuladores e gostava de clarificar qual e o estado dos acumuladores quando a FB comeca. Os acumuladores sao limpos? Ou mantem os valores que tinham antes da FB ser chamada? Eu lembro-me de ver algo semelhante ha uns anos atras quando uma variavel interna duma funcao era lida sem nunca ter sido inicializada, mas nao encontro nenhuma informacao que confirme isto.

O programa tambem tem varias OBs (temporizadas e nao so) a correr que podem interferir com isto.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Posted

Respondendo diretamente à tua dúvida, os acumuladores não são limpos no início da OB/FC/FB

Se não carregas os acumuladores, estás a usar "Lixo" deixado pela rotina que correu anteriormente.

Ricardo Timóteo

Posted

O princípio dos Acumuladores (e das variaveis locais/TEMP) é carregar antes de usar, se usares antes de carregar estas a usar lixo, em qualquer condição, OB/FC/FB.

Numa OB temporizada (ou ciclica, por exemplo OB35), quando inicia, os acumuladores e as variaveis TEMP têm valores e quando acaba, não limpa esses valores.

O que seria correto fazer no inicio das OBs (cliclicas, interrupt ou outras) seria guardar (pelo menos) os valores dos acumuladores e no fim voltar a meter os valores iniciais nos acumuladores. Já vi isto em alguns programas, mas é raro.

Imagina, por exemplo o seguinte:

L 100.0 => ACC1 = ACC0 (não intereça neste caso) / ACC0 = 100.0

L 200.0 => ACC1 = ACC0 (ou seja ACC1 = 100.0) / ACC0 = 200.0

+R => ACC0 = 300.0

T MD20 => MD20 = 300.0

No meio do calculo, corre uma OB que mexe do accumulador (sem guardar os valores do mesmo), o resultado final deste calculo, seria errado.

Claro que o próximo cíclo do automato, o resultado seria certo, pelo que este erro pode ser irrelevante. Normalmente este erro é irrelevante.

Mas também pode não ser, pode neste ciclo disparar uma alarme de alta ou assim, sem motivo real, só porque correu um OB ciclico,

Compliquei, a explicação?

Ricardo Timóteo

• 2 months later...
Posted

Boa tarde,

Sou novo aqui, gostaria de saber se com uma entrada analogica no automato posso controlar directamente a temperatura de uma resistência electrica atravez do termopar?

Preciso de controlar a temperatura de uma resistência elctrica entre 125 a 150ºc, com um termopar posso controlar?

Cumprimentos