Jump to content

Recommended Posts

Posted (edited)

Olá pessoal

Estou com um problema no meu site em realção ao charset (desde já peço desculpa se não for o local correto para fazer esta dúvida)

o meu charset está defenido como utf-8 mas numa tabela os resultados que tenham acentos ou caracteres especiais aparece isto �

por exemplo, tenho um nome na tabela "João Maria" mas aparece "Jo�o Maria"

mas se escrever o mesmo nome fora da tabela aparece normalmente "João Maria"

este é o código da tabela:

<table border="0.1" style="border:1px solid black; width: 100%; margin-bottom: 10px;">
<thead align="center" style="color: yellow; background-color: black;">
 <th style="font-weight: bold; width:20%">Nome</th>
 <th style="font-weight: bold; width:20%">Prova</th>
 <th style="font-weight: bold; width:20%">Marca</th>
 <th style="font-weight: bold; width:20%">Local</th>
 <th style="font-weight: bold; width:20%">Data</th>
</thead>
<!--loop que esrcreve os dados na tabela-->
<?php
while($row = mysql_fetch_array($rs)) {
?>
<tr style="color: black; background-color: yellow">
 <td><?php echo $row["Nome"]; ?></td>
 <td><?php echo $row["Prova"]; ?></td>
 <td><?php echo $row["Marca"]; ?></td>
 <td><?php echo $row["Local"]; ?></td>
 <td><?php echo $row["Data"]; ?></td>
</tr>
<?php
}
?>
  </table>

se alguem me conseguir explicar o porquê e como resolver, agradecia

Edited by vila3
Posted

tipo, eu ja tenho isso do

<meta charset="utf-8" />

e funciona em toda a página exepto dentro da tabela

mas se eu retirar isso do "<meta charset="utf-8" />" aparece tudo bem dentro da tabela mas fora da tabela passa a ficar tudo com erro

Posted (edited)

se tens uma caixa preta com duas cordas, e ao puxar por uma ouves uma gato a gemer e se puxares a outra ouves um cão achas que o problema está na maneira como puxas a corda ?

se te disseram para colocar a tag meta na página foi por uma razão muito clara : dizer ao browser que os dados serão para ser interpretados no formato utf8.

disseram-te também que o problema deverá (muito provavelmente) estar na base de dados, seja no formato das tabelas ou na codificação a usar na ligação. no entanto existe outra muito comum : codificação dos teus ficheiros PHP que também deverão estar no formato utf8.

Edited by HappyHippyHippo
  • Vote 1
IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
Posted

esta isso tudo, o problema é que se a tabela fica bem o resto fica mal, se o resto está bem a tabela fica mal

no codigo php se puser "header('Content-Type: text/html; charset=utf-8');" não acontece nada, se puser "header('Content-Type: text/html; charset=iso-8859-1');" fica bem a tabela mas tudo fora dele fica mal

e a base de dados esta toda em utf-8 tanto as tabelas como a db

Posted

esta isso tudo, o problema ...

confirma novamente, e se continuares a dizer que está tudo, confirma novamente.

no codigo php se puser "header('Content-Type: text/html; charset=utf-8');" não acontece nada, se puser "header('Content-Type: text/html; charset=iso-8859-1');" fica bem a tabela mas tudo fora dele fica mal

já te disseram para não mexer ai !!! mete utf8 e prontos !!!

Posted

ja pus, e não deu nada, está dificil de compreender?

ja tentei de diferentes maneiras e nunca fica como devia

eu percebo o que me disseram para fazer, mas eu ja fiz e não resultou

Posted (edited)

Para uma melhor percepção:

1. Na tabela, quando inseres os dados via código, é inserido com sucesso sem problemas de charset?

2. Se a resposta à pergunta 1 for Sim significa que o problema está no output do que vêm da base de dados para o ecrã do utilizador.

3. Se a resposta à pergunta 1 for Não significa que o problema está no input do que inseres na base de dados

Em qualquer uma das situações, deves atribuir o charset no HTML (que pelos vistos já tens) bem como o charset no PHP antes da query, que ainda te vi a dizer que já o tinhas feito. E eu recomendei-te o seguinte link: http://pt2.php.net/mysql-set-charset

Sets the default character set for the current connection.

Por outras palavras..

$db = mysql_connect('localhost', 'root', etc..);
mysql_set_charset('utf8', $db);
mysql_query("etc..");

Mas ainda mais importante, no topo da documentação.

Warning

This extension is deprecated as of PHP 5.5.0, and will be removed in the future. Instead, the MySQLi or PDO_MySQLextension should be used. See also MySQL: choosing an API guide and related FAQ for more information. Alternatives to this function include:

Pelo que quando decidires enveredar pela extensão MySQLi ou PDO, o teu código transformar-se-à em:

$db = new mysqli("localhost", "root", etc..);
$db->set_charset("utf8");

Se mesmo assim continuar sem funcionar..

codificação dos teus ficheiros PHP que também deverão estar no formato utf8

Edited by bioshock
Posted

pronto, percebi o que disseste e fiz mas sem sucesso

o que reparei foi que usando a iso-8859-1 o que está dentro da tabela fica conforme deve, mas o que está fora fica mal, enquanto se usar utf-8 o que está fora da tabela fica bem, mas o que está dentro fica mal. consegues saber o porque? eu não percebo.

a base de dados, a tabela estão em utf-8

Posted

o que reparei foi que usando a iso-8859-1 o que está dentro da tabela fica conforme deve, mas o que está fora fica mal, enquanto se usar utf-8 o que está fora da tabela fica bem, mas o que está dentro fica mal. consegues saber o porque? eu não percebo.

já disseste isso três vezes, e que vou dizer novamente mas pela última vez : não toques na tag meta que diz para usar utf8

o problema é que estás sempre a bater na mesma tecla e não referências se já verificaste todas as soluções que te disseram, nomeadamente:

codificação dos teus ficheiros PHP que também deverão estar no formato utf8.

Posted

já consegui resolver o problema, obrigado pela ajuda 🙂

usei isto por baixo do código de conexão á base de dados e resolveu o problema:

mysql_set_charset('UTF8', $conexao);
Posted (edited)

pensei o mesmo, ja á 5dias que a soluçao foi dada...

é a vida de quem anda por aqui ...

este é um exemplo claro da razão que tenho deixado de responder a tópicos relacionados com desenvolvimento para a web.

- primeira referência

o problema deverá (muito provavelmente) estar na base de dados, seja no formato das tabelas ou na codificação a usar na ligação

- segunda referência com código de como resolver :

Por outras palavras ...

$db = mysql_connect('localhost', 'root', etc..);
mysql_set_charset('utf8', $db);
mysql_query("etc..");

Edited by HappyHippyHippo