Jump to content

Fazer o clear da consola no netbeans em Java

Recommended Posts

Posted (edited)

Boas, estou agora a começar a dar os meus primeiros passos em Java e estou a usar o IDE NetBeans, e como em outras linguagens, tais como C#, em console application, fazendo o

console.clear();

ele limpa o ecrã da consola, sabendo de antemão que o Java não é uma linguagem virada para a consola, mas o NetBeans tem aquela espécie de consola, a janela de output, e eu gostava de aprender a fazer isso em java , já fiz umas pesquisas e muita gente diz que fazendo um for a rodar umas 50 ou 100 vezes com um

System.out.println();

ou

System.out.println("\n");

faz a sensação de que a janela foi limpa, mas situa-me ou no meio ou no fim da janela nunca no inicio. Também arranjei uma maneira de o fazer manual, utilizando o CTRL + L no output. As minhas perguntas são muito simples:

Existe forma equivalente ao

console.clear();

do C#, no Java ?

Existe alguma forma de no meu código eu dar uma instrução para ele a determinada altura utilizar o CTRL + L automáticamente ?

Desde já agradeço a ajuda e a disponibilidade de quem me ajudar.

Edited by kakashi2008
Posted

Boas muito obrigamos pela ajuda, mas tenho um problema com essa solução que me apresentou, usei o seu código assim

private static void clear()
   {
       try
       {
           String os = System.getProperty("os.name");

if (os.contains("Windows"))
           {
               Runtime.getRuntime().exec("cls");
           }
           else
           {
               Runtime.getRuntime().exec("clear");
           }
       }
       catch (IOException e)
       {
           System.out.println("ERRO");
       }
   }

mas não consigo obter o resultado esperado, mostrando sempre a mensagem de ERRO

Posted

A consola que o IDE te apresenta não é a consola do sistema, não deves usá-la esperando que se comporte como uma consola tradicional. Mas mesmo assim não é suposto a excepção ser lançada só porque a consola do IDE não é a consola tradicional, se estás a ter excepções convém veres qual a excepção e o motivo para ela aparecer, e não será pelo IDE.

Esse código não deve dar erro mas também não deve fazer nada já que não há "clear" à consola do IDE, seja qual for o comando que uses para tentar limpar essa consola não vai funcionar.

Posted

Pois tudo o que eu pesquisei indicava isso mesmo, mas estava a tentar contornar a situação com o CTRL + L da consola do IDE que faz a mesma coisa que o clear, mas ainda não arranjei maneira de fazer isso sem ser manualmente.

Posted

Não percebo bem o que pretendes fazer. A consola que o IDE te fornece serve apenas para informação de desenvolvimento, ela não existe quando um utilizador está a usar a tua aplicação. Não só não serve para testar a aplicação como não afecta a tua aplicação. A única altura em que poderias estar interessado na consola do NetBeans IDE é quando estás a fazer um módulo para o IDE que precise de ter esse tipo de output, para desenvolvimento de aplicações nem sequer devias estar a pensar nessa consola.

• Vote 1