kakashi2008 Posted February 28, 2014 at 08:24 PM Report #547176 Posted February 28, 2014 at 08:24 PM (edited) Boas, estou agora a começar a dar os meus primeiros passos em Java e estou a usar o IDE NetBeans, e como em outras linguagens, tais como C#, em console application, fazendo o console.clear(); ele limpa o ecrã da consola, sabendo de antemão que o Java não é uma linguagem virada para a consola, mas o NetBeans tem aquela espécie de consola, a janela de output, e eu gostava de aprender a fazer isso em java , já fiz umas pesquisas e muita gente diz que fazendo um for a rodar umas 50 ou 100 vezes com um System.out.println(); ou System.out.println("\n"); faz a sensação de que a janela foi limpa, mas situa-me ou no meio ou no fim da janela nunca no inicio. Também arranjei uma maneira de o fazer manual, utilizando o CTRL + L no output. As minhas perguntas são muito simples: Existe forma equivalente ao console.clear(); do C#, no Java ? Existe alguma forma de no meu código eu dar uma instrução para ele a determinada altura utilizar o CTRL + L automáticamente ? Desde já agradeço a ajuda e a disponibilidade de quem me ajudar. Edited February 28, 2014 at 08:26 PM by kakashi2008
HappyHippyHippo Posted February 28, 2014 at 08:43 PM Report #547179 Posted February 28, 2014 at 08:43 PM private static void clearConsole() { try { String os = System.getProperty("os.name"); if (os.contains("Windows")) { Runtime.getRuntime().exec("cls"); } else { Runtime.getRuntime().exec("clear"); } } catch (Exception exception) { // Handle exception. } } IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
kakashi2008 Posted February 28, 2014 at 09:05 PM Author Report #547181 Posted February 28, 2014 at 09:05 PM Boas muito obrigamos pela ajuda, mas tenho um problema com essa solução que me apresentou, usei o seu código assim private static void clear() { try { String os = System.getProperty("os.name"); if (os.contains("Windows")) { Runtime.getRuntime().exec("cls"); } else { Runtime.getRuntime().exec("clear"); } } catch (IOException e) { System.out.println("ERRO"); } } mas não consigo obter o resultado esperado, mostrando sempre a mensagem de ERRO
HappyHippyHippo Posted February 28, 2014 at 09:13 PM Report #547182 Posted February 28, 2014 at 09:13 PM que erro ? IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
kakashi2008 Posted March 1, 2014 at 02:30 PM Author Report #547226 Posted March 1, 2014 at 02:30 PM executa sempre o catch, portanto executa sempre o System.out.println("ERRO");
Rui Carlos Posted March 1, 2014 at 02:36 PM Report #547227 Posted March 1, 2014 at 02:36 PM O mais provável é o clear não funcionar no Netbeans, visto que isso é um comando do Terminal. Se precisas assim tanto dessa funcionalidade, podes sempre correr a aplicação no Terminal. Rui Carlos Gonçalves
Knitter Posted March 1, 2014 at 04:52 PM Report #547234 Posted March 1, 2014 at 04:52 PM A consola que o IDE te apresenta não é a consola do sistema, não deves usá-la esperando que se comporte como uma consola tradicional. Mas mesmo assim não é suposto a excepção ser lançada só porque a consola do IDE não é a consola tradicional, se estás a ter excepções convém veres qual a excepção e o motivo para ela aparecer, e não será pelo IDE. Esse código não deve dar erro mas também não deve fazer nada já que não há "clear" à consola do IDE, seja qual for o comando que uses para tentar limpar essa consola não vai funcionar.
kakashi2008 Posted March 1, 2014 at 06:34 PM Author Report #547238 Posted March 1, 2014 at 06:34 PM Pois tudo o que eu pesquisei indicava isso mesmo, mas estava a tentar contornar a situação com o CTRL + L da consola do IDE que faz a mesma coisa que o clear, mas ainda não arranjei maneira de fazer isso sem ser manualmente.
Knitter Posted March 1, 2014 at 06:50 PM Report #547241 Posted March 1, 2014 at 06:50 PM Não percebo bem o que pretendes fazer. A consola que o IDE te fornece serve apenas para informação de desenvolvimento, ela não existe quando um utilizador está a usar a tua aplicação. Não só não serve para testar a aplicação como não afecta a tua aplicação. A única altura em que poderias estar interessado na consola do NetBeans IDE é quando estás a fazer um módulo para o IDE que precise de ter esse tipo de output, para desenvolvimento de aplicações nem sequer devias estar a pensar nessa consola. 1 Report
Recommended Posts