Jump to content

Recommended Posts

Posted (edited)

Boas,

quero comparar uma data que tenho na bd com a do sistema faço o seguinte:

QueryDatas.SQL.Clear;
QueryDatas.SQL.Text :='select data,estado from visitas where estado=0';
QueryDatas.Open;

while not(QueryDatas.Eof) do
 begin
     if(QueryDatas.FieldByName('data').AsDateTime < StrToDate(FormatDateTime('yyyy-mm-dd',Date())))then
              QueryDatas.FieldByName('estado').AsInteger :=1;

QueryDatas.Next;
 end;

Dá um erro exception class EConvertError with message 2014-02-27 is not a valid date

Edited by nunopicado
Adicionadas tags GeShi
Posted (edited)

* Quando meteres código, mete-o dentro de tags Code, com a indicação da linguagem.

Isso tem a ver com o formato da data no Windows...

O StrToDate usa esse formato para as conversões, mas tu estás a passar-lhe com o ano primeiro... Dá erro de conversão.

Ou usas o VarToDateTime em vez do StrToDate (adiciona Variants à Uses), ou metes a data no formato correcto (para tal, basta compara o campo com o Date, estás a converter para string e novamente para TDateTime, não faz sentido).

Mas tens outras formas de fazer isso, até mais eficientes.

Por exemplo:

var
  Affected:Integer;
begin
    ADOConnection1.Execute('UPDATE visitas SET estado = 1 WHERE estado = 0 AND data < "'+FormatDateTime('yyyy-mm-dd',Date())+'"', Affected);
end;
Edited by nunopicado

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Posted

Tens de o ajustar à tua base de dados, eu não a estou a ver, é apenas um exemplo.

Em que formato te aparecem as datas no heidisql?

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Posted (edited)

Eu sei.

Mas como é que te aparece a data mesmo?

yyyy-mm-dd ou dd-mm-yyyy, ou outra?

A propósito, depois de executar um comando directo no SQL, como é o caso, tens de fazer um refresh à tua query, para que as alterações sejam visíveis.

Edited by nunopicado

Posted

A seguir àquela linha, mete:

QueryDatas.Refresh;

Posted (edited)

Já resolvi com a tua query

QueryDatas.SQL.Clear;
QueryDatas.SQL.Text := 'UPDATE visitas SET estado = 1 WHERE estado = 0 AND data < '''+FormatDateTime('yyyy-mm-dd',Date())+'''';
QueryDatas.ExecSQL;

[/Code]
Edited by CanonTG