Jump to content

[Resolvido] Tabelas/login/Pass

Recommended Posts

Posted

Boas pessoal...

Eu estou neste momento a fazer um mini programa em Windows form que compreende 2 textbox um para login e outro para a password e um button.

private void btConnexion_Click(object sender, EventArgs e)
	{
		string[] tablog = new string[3] {"delv-n", "gila-r", "gilo-a"};
		string[] tabpass = new string[3] {"12345", "67890", "12345"};

tbLogin.Text = Convert.ToString(tbLogin);
		tbPassword.Text = Convert.ToString(tbPassword);

if (tbLogin = tablog[1])
		{

}

Em 1º lugar, eu meti new string [3] porque assim vi no msdn mas é estranho pois uma tabela começa em 0. Neste caso aparentemente não pois contem 3 logins e se meto new string[2] ele dá-me erro e diz que o comprimento está errado.

Eu queria basicamente dizer ao programa que ao meter if (tbLogin = tablog[1]) ele tem de ir buscar a 1ª palavra da tabela, neste caso delv-n.

O problema aqui e o que me deixa confuso é que ao meter tablog[1] ele diz... Cannot implicitly convert type 'string' to 'System.Windows.Forms.TextBox'

Se tirar o 1 ele diz que falta ali um valor.

Neste momento encravei aqui e não como sair. Uma ajuda seria bem vinda. Poderá ser problemas de sintaxe ?

Posted

A comparação em C# é com o ==

E para leres o texto de uma textbox, tens de usar textbox.Text

E o primeiro elemento é o [0]

Operator '==' cannot be applied to operands of type 'System.Windows.Forms.TextBox' and 'string'

http://msdn.microsoft.com/fr-fr/library/aa288453%28v=vs.71%29.aspx

Aqui no msdn se reparares têm lá escrito:

string[] names = new string[3] {"Matt", "Joanne", "Robert"};

O que vai contra o facto do 1º elemento estar na posição 0

Posted

Operator '==' cannot be applied to operands of type 'System.Windows.Forms.TextBox' and 'string'

Isto resolve:

E para leres o texto de uma textbox, tens de usar textbox.Text

Aqui no msdn se reparares têm lá escrito:

string[] names = new string[3] {"Matt", "Joanne", "Robert"};

O que vai contra o facto do 1º elemento estar na posição 0

Como é que vai contra?

Quando fazes new string[3] quer dizer que estás a criar um array de strings com 3 elementos.

Em que o primeiro elemento está na posção 0, o segundo na posção 1 e o terceiro na posição 2.

Estás a misturar o total de elementos com a posição deles

• Vote 1
Posted

Pensei que automaticamente o new string [3] era a posição deles, por isso pensava que o correcto seria new string [2]

disseste que para ler o texto de uma textbox tenho de usar o .Text mas no código que mostrei já está convertido:

Porque é que ainda tenho de usar o .Text se já tinha dito ao programa que tblogin.Text = tbLogin ?

Posted

Jasus, que confusão...

Tu queres que o texto da TextBox tome o valor da própria TextBox convertida para string??? Não te estou a perceber...

Se queres comparar o texto inserido na textbox com uma string do teu array fazes:

{
	    string[] tablog = new string[3] { "delv-n", "gila-r", "gilo-a" };
	    string[] tabpass = new string[3] { "12345", "67890", "12345" };
	    if (tbLogin.Text == tablog[1])
	    {
		    MessageBox.Show("igual");
	    }
	    else
		    MessageBox.Show("diferente");
}
Posted

Jasus, que confusão...

Tu queres que o texto da TextBox tome o valor da própria TextBox convertida para string??? Não te estou a perceber...

Se queres comparar o texto inserido na textbox com uma string do teu array fazes:

{
		string[] tablog = new string[3] { "delv-n", "gila-r", "gilo-a" };
		string[] tabpass = new string[3] { "12345", "67890", "12345" };
		if (tbLogin.Text == tablog[1])
		{
			MessageBox.Show("igual");
		}
		else
			MessageBox.Show("diferente");
}

É exactamente isso que eu queria. lol. Peço desculpa se não me fiz compreender.

if (tbLogin.Text == tablog[0])
{

}

E qual o objectivo desta parte?

O objectivo seria para que depois, não tivesse de fazer "if (tbLogin.Text == tablog[1]" mas simplesmente " if (tbLogin == tablog[1]" porque no meu ver, já estaria convertido ou seja tbLogin.Text passaria a ser simplesmente tbLogin.

Posted

tbLogin é uma textbox, por isso terás sempre de usar a propriedade Text para aceder ao texto.

Aquelas linhas não fazem o que estás a pensar que fazem.

Estás a atribuir ao texto da textbox, o objecto da textbox convertido para string.

Neste caso, a tbLogin ficará com o texto do tipo "System.Windows.Forms.TextBox", que é o tipo do objecto.

Não sei se vieste do VB6 onde se podia usar apenas o nome da textbox, que acedia à propriedade do texto.

Em C# isso não acontece, e normalmente tens de indicar explicitamente a propriedade que pretendes

Posted

Sim já programei em Visual basic 6.0 lol mas à muito anos atrás, entretanto meti-me a estudar outras coisas e nunca mais programei na vida. Hoje lá voltei.

Obrigado a todos pela pela explicação.