Leudassdf Posted February 26, 2014 at 12:03 PM Report #546714 Posted February 26, 2014 at 12:03 PM Boas pessoal, Imaginem o seguinte programa. #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <time.h> int main() { clock_t tempo; tempo=clock(); unsigned long long int num3=18446744073709551615LLU,i; for (i=0;i<num3;i++){ } tempo=clock() -tempo; printf("Tempo:%.2f",(float)tempo/1000); return 0; } Isto apenas é para exemplificar. Nao faz nada. Se eu executar o programa vejo que ele so usa 30% do cpu. Porque? Eu uso windows 8. Se eu quiser utilizar o total do cpu posso faze-lo? Cumprimentos Leandro Rodrigues
pikax Posted February 26, 2014 at 12:12 PM Report #546715 Posted February 26, 2014 at 12:12 PM e' o recurso maximo que o windows permite a uma aplicacao single-thread. Se queres 100% tens que usar multi-thread Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender. A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples. "learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time." "Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."
Leudassdf Posted February 26, 2014 at 12:59 PM Author Report #546722 Posted February 26, 2014 at 12:59 PM e' o recurso maximo que o windows permite a uma aplicacao single-thread. Se queres 100% tens que usar multi-thread Eu bem me parecia alguma limitação do windows. Nas versões anteriores acontece o mesmo?
thoga31 Posted February 26, 2014 at 02:19 PM Report #546727 Posted February 26, 2014 at 02:19 PM Não sei como é com as versões primitivas do Windows, mas pelo menos com o XP a coisa funcionava à mesma assim. Se é uma aplicação single-thread, então o Windows vai colocá-la num core. Se quiseres utilizar mais cores, tens de "forçar" isso (como o fazer é algo que nunca estudei a fundo, pelo que não me pronuncio). E ainda tens de ter em atenção que há hyperthreading actualmente em muitas CPU's da Intel, pelo que um core pode executar duas threads simultâneamente (resumindo). Knowledge is free!
pikax Posted February 26, 2014 at 02:28 PM Report #546730 Posted February 26, 2014 at 02:28 PM (edited) Nao, se a aplicacao e' single thread, so' vai correr com um core. Isto significa que se tiveres um pentium 4, o programa pode correr a 100%. fiz um exemplo para consumir o CPU todo em windows. #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <time.h> #include<windows.h> #define NUM_MAX_THREAD 4 typedef unsigned long long int U64; void KillCoreCPU() { U64 limite = 0xFFFFFFFFFFFFFFFF; U64 i=0; while(i++<limite); } HANDLE CreateSideThread(void* func) { DWORD dwGenericThread; HANDLE hTh = CreateThread(NULL, 0, func, NULL, 0, &dwGenericThread); return hTh; } void CreateThreadAndKillCPU() { HANDLE thrs[NUM_MAX_THREAD]; int i; for(i = 0;i<NUM_MAX_THREAD;i++) thrs[i] = CreateSideThread(KillCoreCPU); WaitForMultipleObjects(NUM_MAX_THREAD,thrs,1,INFINITE); } int main() { printf("%d",sizeof(U64)); clock_t tempo; tempo=clock(); CreateThreadAndKillCPU(); tempo=clock() -tempo; printf("Tempo:%.2f",(float)tempo/1000); return 0; } Edited February 26, 2014 at 02:29 PM by pikax 2 Report Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender. A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples. "learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time." "Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."
Leudassdf Posted February 26, 2014 at 05:14 PM Author Report #546749 Posted February 26, 2014 at 05:14 PM Nao, se a aplicacao e' single thread, so' vai correr com um core. Isto significa que se tiveres um pentium 4, o programa pode correr a 100%. fiz um exemplo para consumir o CPU todo em windows. Quando estiver em casa ja testo. So uma pergunta se eu tiver 4 cores, neste caso nao tenho Hyperthreading uma vez que e um AMD, só posso criar 4 threads? Porque? Eu no windows 8 vejo que existem milhares de threads a ser executadas... Mais uma pergunta ao criar 4 threads cada uma vai para um core diferente?
KTachyon Posted February 26, 2014 at 05:23 PM Report #546752 Posted February 26, 2014 at 05:23 PM Achava que a representação no Windows era a mesma que no Linux/Unix em que cada core representa 100% do CPU. Ou seja, um dual core permite uma taxa de utilização de 200% (ou 400% com HT). É possível que esteja enganado devido à minha baixa interacção com o SO. Quando estiver em casa ja testo. So uma pergunta se eu tiver 4 cores, neste caso nao tenho Hyperthreading uma vez que e um AMD, só posso criar 4 threads? Porque? Eu no windows 8 vejo que existem milhares de threads a ser executadas... Mais uma pergunta ao criar 4 threads cada uma vai para um core diferente? Se tiveres mais threads (em execução) que o teu hardware permite tratar, o teu SO vai ter que trocar frequentemente a thread que está a ser executada. Isso quer dizer que vais perder performance. “There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.” -- Tony Hoare
Warrior Posted February 26, 2014 at 05:50 PM Report #546761 Posted February 26, 2014 at 05:50 PM Isso não é 100% verdade. O SO corre várias threads de modo "permanente" (no mínimo uma por processo), pelo que context switching já é algo que acontece regularmente. Mas o que queria realçar é que se o teu programa efectuar muitas operações de I/O (e.g. leitura de ficheiros) ou operações com arrays/matrizes de tamanho considerável, então vais ter muitos cache-misses porque a cache L1 (mais próxima do processador) não tem tamanho suficiente para guardar todos os dados do programa. Uma leitura da RAM (ou mesmo de uma cache mais afastada e maior como L3) demora centenas de ciclos e se só tiveres uma thread por core o que vai acontecer é que o SO vai trocar para outra thread (e.g. do sistema operativo) enquanto aguarda pelos resultados. Se for uma leitura do disco (que demora milhares de ciclos, mesmo que esteja no buffer do mesmo) então o resultado ainda é pior. Conclusão, decidir o número de threads é um problema que depende muito da aplicação em particular que estamos a escrever e não depende só do número de cores do CPU.
Leudassdf Posted February 26, 2014 at 06:25 PM Author Report #546769 Posted February 26, 2014 at 06:25 PM Mas o que queria realçar é que se o teu programa efectuar muitas operações de I/O (e.g. leitura de ficheiros) ou operações com arrays/matrizes de tamanho considerável, então vais ter muitos cache-misses porque a cache L1 (mais próxima do processador) não tem tamanho suficiente para guardar todos os dados do programa. Quer dizer que quando executo um programa existem variaveis que sao guardadas na cache do cpu? Existe alguma maneira de saber se elas estao na cache ou na ram?
pikax Posted February 26, 2014 at 07:52 PM Report #546777 Posted February 26, 2014 at 07:52 PM para qualquer coisa que e' processada pelo o CPU tem que ir para as caches antes Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender. A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples. "learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time." "Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."
Warrior Posted February 26, 2014 at 10:00 PM Report #546788 Posted February 26, 2014 at 10:00 PM O que o pikax disse, a memoria e' uma hierarquia e as coisas movimentam-se sempre de uns niveis para os outros. Da mesma maneira que para abrir um ficheiro tens que o copiar primeiro para a RAM (cabe ao programador fazer isso), para ler algo da RAM os dados sao copiados primeiro para a cache (cabe ao hardware fazer isso). Podes ver mais aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Memory_hierarchy . Um bom post sobre os efeitos de cache misses esta' aqui: http://igoro.com/archive/gallery-of-processor-cache-effects/ E' impossivel saberes se os dados vao estar na cache ou nao. Alias, esse e' um dos grandes problemas na construcao de compiladores porque faz com que o tempo de execucao de uma determinada instrucao nao seja previsivel e muitas optimizacoes ficam por fazer.. Mas ja nos estamos a afastar do tema inicial que era o uso de threads.
Leudassdf Posted March 1, 2014 at 09:15 PM Author Report #547243 Posted March 1, 2014 at 09:15 PM fiz um exemplo para consumir o CPU todo em windows. Bem era para testar mais cedo no entanto surgiram imprevistos e nao consegui. De qualquer das maneiras estive a ver agora o teu codigo e efetivamente ele "consome" todo o CPU. Vou estudar mais sobre esta materia pois parece-me bastante interessante
Recommended Posts