AJBM Posted February 25, 2014 at 06:44 PM Report #546632 Posted February 25, 2014 at 06:44 PM Boas! Para construirmos uma aplicação gráfica em java devemos ter vários JFrames ou só um JFrame e vários JPanel sendo que vamos trocando de JPanel tipo CardLayout.
Knitter Posted February 25, 2014 at 08:34 PM Report #546653 Posted February 25, 2014 at 08:34 PM Só deve existir uma JFrame, a não ser que tenhas motivos fortes para uma segunda instância. JFrame é uma classe que representa a aplicação, tem mecanismos para representar todo o ciclo de vida da aplicação e é algo pesado de se criar (comparado com as alternativas). Uma JFrame por aplicação, quantas JDialogs forem necessárias, JPanels que precisares para implementar os teus layouts. Não tens de usar o CardLayout, depende do tipo de interface gráfica e de interacção que pretendes ter na tua aplicação.
AJBM Posted February 25, 2014 at 08:57 PM Author Report #546660 Posted February 25, 2014 at 08:57 PM ok. Por exemplo eu em c# tinha um form principal, e depois tinhas os outros forms. Quando eu queria mudar de form , eu fazia hide ao form que estava e fazia show ao form que queria. Aqui há alguma forma de fazer isto sem usar CardLayout?
Knitter Posted February 26, 2014 at 10:31 AM Report #546699 Posted February 26, 2014 at 10:31 AM (edited) Isso implica que estás a fazer uma aplicação com muitas janelas sempre a abrir e a fechar e a fazer o utilizador trocar entre todas essas janelas. Podes fazer o mesmo com JDialog, abres e fechas uma JDialog a partir da JFrame, ou de outras JDialogs se necessário. Mas não acho que seja a melhor interacção para o utilizador. Podes também esconder e mostrar JPanels da mesma maneira, não precisas de um CardLayout, podes colocar todos os paineis em cima uns dos outros e apresentar os que bem entenderes. Há muitos layout managers diferentes, há bastantes componentes como JSplitPane, JTabbedPane, etc. Muitas formas de fazer uma interacção, mas raramente o método de mostrar forms como indicaste é uma boa opção. Já agora, tutorial sobre Swing, http://docs.oracle.com/javase/tutorial/uiswing/TOC.html Edited February 26, 2014 at 10:31 AM by Knitter
AJBM Posted February 27, 2014 at 11:26 AM Author Report #546855 Posted February 27, 2014 at 11:26 AM ok. Ja agora estou a tentar executar um ficheiro jar no linux e nao estou a conseguir, e executar pelo netbeans da mas se for na linha de comandos nao dá Exception in thread "main" java.awt.HeadlessException at java.awt.GraphicsEnvironment.checkHeadless(GraphicsEnvironment.java:173) at java.awt.window.<init>(window.java:546) at java.awt.Frame.<init>(Frame.java:419) at java.awt.Frame.<init>(Frame.java:384) at javax.swing.SwingUtilities$SharedOwnerFrame.<init>(SwingUtilities.java:1754) at javax.swing.SwingUtilities.getSharedOwnerFrame(SwingUtilities.java:1831) at javax.swing.JOptionPane.getRootFrame(JOptionPane.java:1692) at javax.swing.JOptionPane.showOptionDialog(JOptionPane.java:864) at javax.swing.JOptionPane.showMessageDialog(JOptionPane.java:668) at javax.swing.JOptionPane.showMessageDialog(JOptionPane.java:639) at javax.swing.JOptionPane.showMessageDialog(JOptionPane.java:610) at javaapplication1.JavaApplication1.main(JavaApplication1.java:20) ja fiz build da aplicação tentei executar o jar que ele cria na pasta dist e também não dá.
Knitter Posted February 27, 2014 at 12:30 PM Report #546875 Posted February 27, 2014 at 12:30 PM Pela excepção estás a tentar executar uma aplicação com interface gráfica num ambiente que não suporta esse tipo de aplicações. Uma "HeadlessException" ocorre quando não tens um ambiente gráfico correctamente configurado ou quando está simplesmente indisponível.
Ernest Posted March 9, 2014 at 03:11 AM Report #547962 Posted March 9, 2014 at 03:11 AM Bom dia, Para informar que JavaFX, teoricamente, vai substituir SWING. JavaFX e como Windows Presentation Foundation (WPF) no mundo do MS. Ele segue o padrão das GUI (Graphical User Interface) modernas: XAML / C # (no WP8 por exemplo) HTML / JS (na Web) XML / JAVA (encontra-se no ANDROID por exemplo) etc...
AJBM Posted March 9, 2014 at 02:41 PM Author Report #547973 Posted March 9, 2014 at 02:41 PM O Swing permite me fazer drag and drop, o java fx permite construir interfaces gráficas da mesma forma, ou tem de ser mesmo em código.
Ernest Posted March 9, 2014 at 07:42 PM Report #547994 Posted March 9, 2014 at 07:42 PM Bom dia, A documentação oficial : http://docs.oracle.com/javafx/index.html Também pode testar o JavaFX Scene Builder Existem vários tutorials na Web : https://www.youtube.com/embed/rHcnsEoSK_c?feature=oembed Drag-and-Drop Feature in JavaFX Applications : http://docs.oracle.com/javafx/2/drag_drop/jfxpub-drag_drop.htm Uma coisa é certa SWING está morto viva JavaFX, SWT / JFace ou até mesmo HTML5 com JAVA ! O melhor livro sobre o assunto que eu sei é : http://www.casadocodigo.com.br/products/livro-javafx Cordialement Ernest Duarte
AJBM Posted March 10, 2014 at 11:39 AM Author Report #548049 Posted March 10, 2014 at 11:39 AM ok. Vou dar uma vista de olhos. Ja agora estou a fazer uma aplicação e estou a usar o CardLayout, e num dos jPanels tenho la uma tabela que estou a carregar com dados da base dados, usei o binding mas agora eu quero actualizar a tabela e não consigo, isto é a base dados muda mas a tabela não actualiza, só quando fecho e volto abrir aplicação é que carrega os dados. Eu tentei fazer varias coisas a ultima foi esta inquilinoQuery=GestaoiMoveisPUEntityManager.createQuery("SELECT i FROM Inquilino i"); inquilinoList=inquilinoQuery.getResultList(); Iterator<Inquilino> iter=inquilinoList.listIterator(); while(iter.hasnext()){ GestaoiMoveisPUEntityManager.refresh(iter.next()); }
Recommended Posts