scorch Posted February 25, 2014 at 06:29 PM Report #546626 Posted February 25, 2014 at 06:29 PM (edited) Boas. Queria instalar um sistema operativo Linux (mais concretamente elementaryOS) mas manter o Windows como está (é legal, vinha com o computador não faz sentido desinstalá-lo, pois espaço em disco não é um problema para mim). O problema é que o computador é recente (comprado em Dezembro), e traz Windows 8, UEFI com Secure Boot e tudo mais. Ontem, criei as partições, instalei o SO Linux, mas o problema é que ele inicia-me diretamente o Windows. Experimentei seguir este tutorial, mas após isso o nenhum SO iniciava (nem me aparecia para escolher), pois o GRUB dizia ao iniciar que acontecera um erro inesperado. A minha questão é, qual a solução para não danificar a minha partição do Windows, e ao iniciar o computador poder ter os sistemas operativos? Já procurei bastante pela Internet, mas os dados não são muitos, principalmente pois a UEFI parece ser diferente da maioria dos tutoriais que encontrei. O meu computador é um ASUS G10AC. Edited February 25, 2014 at 06:48 PM by scorch Adicionado link para o tutorial. PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.
AJBM Posted February 25, 2014 at 06:42 PM Report #546631 Posted February 25, 2014 at 06:42 PM Boas! Tenta por o cd do linux, e instalas la este programa boot-repair, executas e em principio deve funcionar.
scorch Posted February 25, 2014 at 06:47 PM Author Report #546633 Posted February 25, 2014 at 06:47 PM Já tentei, mas o ele aí não iniciava nenhum. Fiz recuperação do backup, e o Windows iniciou normalmente outra vez, mas ainda assim sem me perguntar se eu queria o Windows ou Linux. 🙂 PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.
AJBM Posted February 25, 2014 at 07:06 PM Report #546637 Posted February 25, 2014 at 07:06 PM Quando tenho esse tipo de problemas normalmente esse programa resolve me. Já utilizei isto uma vez no windows 7 só que já não me lembro se funcionou. http://www.informaticanaweb.com/restaurar-boot-windows-8-remover-grub/
scorch Posted February 25, 2014 at 07:08 PM Author Report #546638 Posted February 25, 2014 at 07:08 PM (edited) O boot do Windows está a funcionar. O grub instalou mas não funcionou, por isso eu fiz backup do boot loader do Windows 8. Mas o que eu queria era uma maneira de iniciar o Linux. Ou melhor, poder iniciar os dois, e escolher o que quisesse. 🙂 Edited February 25, 2014 at 07:09 PM by scorch PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.
Rui Carlos Posted February 25, 2014 at 07:29 PM Report #546644 Posted February 25, 2014 at 07:29 PM No meu desktop tenho ideia que nem preciso do gestor de arranque, pois podia escolher directamente na UEFI qual a partição que quero usar para arrancar (é claro que isto só é prático se usarmos o mesmo SO 99% das vezes). Eu passei horas (dias?) até acertar com uma configuração que me deixou satisfeito. Ou tinha problemas com a formatação do disco (partições alinhamento de sectores, etc.), ou tinha problemas com a utilização de MBR em vez de GPT, ou tinha problemas na instalação do grub, ... Rui Carlos Gonçalves
scorch Posted February 25, 2014 at 08:12 PM Author Report #546650 Posted February 25, 2014 at 08:12 PM Eu já tinha instalado sistemas em dual boot, nomeadamente Windows, em computadores com BIOS, e nunca me deu problemas. Aqui, eu não tenho a certeza mas suspeito que o problema estará no Secure Boot. De qualquer das maneiras, tenho um bocado de receio de "apagar" ou estragar o boot que vem por defeito com o Windows, e depois danificar permanentemente a instalação do mesmo, e não me convinha muito ficar sem computador. Daí perguntar se já alguém tinha passado por situação semelhante, ou se conhece alguma solução. 🙂 PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.
thoga31 Posted February 25, 2014 at 10:04 PM Report #546671 Posted February 25, 2014 at 10:04 PM Vê se isto te ajuda. Eu sei de uma pessoa que está a estudar o dual-boot com UEFi a fundo, mas entretanto teve de parar e não sei as suas conclusões. Vou falar com ele. 😉 Knowledge is free!
scorch Posted February 26, 2014 at 07:27 PM Author Report #546775 Posted February 26, 2014 at 07:27 PM Boas thoga, e obrigado pelo link. Eu vou estudá-lo bem antes de voltar a tentar, para ver se acerto à primeira e não dá muitos problemas. Ainda assim, tanto trabalho para instalar um sistema operativo em dual boot, até parece que estamos a andar para trás. :/ PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.
thoga31 Posted February 26, 2014 at 08:22 PM Report #546779 Posted February 26, 2014 at 08:22 PM Segundo essa pessoa que está a estudar o UEFI as coisas até nem são assim tão más. Pelo contrário, trouxe coisas boas em relação ao BIOS. No entanto, este é um sistema novo, não muito bem suportado ainda e que exige algumas configurações. Mas claro, estou a falar daquilo que me lembro das minhas conversas. A ver se o apanho na Net entretanto 😄 Knowledge is free!
scorch Posted February 26, 2014 at 09:54 PM Author Report #546787 Posted February 26, 2014 at 09:54 PM Exato, mas para sistemas operativos que venham instalados por defeito (Windows e Macs, principalmente) isto não afeta grande coisa. Quem fica bastante prejudicado são os SO's Linux, principalmente, pois muitas pessoas não se quererão dar ao trabalho de os instalar, quer por falta de informação, de conhecimentos, quer pela dificuldade e "risco de erro" do processo. Anyway, como eu estou mesmo com vontade de conseguir o dual boot, vou ter que me dedicar a isso. 🙂 PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.
Flinger Posted February 27, 2014 at 05:22 PM Report #546945 Posted February 27, 2014 at 05:22 PM Olha que há muitos anos atrás, instalar o Linux em Dual-boot, usando o mesmo disco, também te podia dar umas dores de cabeça jeitosas. Os instalers de linux não te facilitavam a vida no particionamento, como fazem as distros modernas, e era frequente teres de fazer partições manualmente, com ferramentas como o fdisk, o que era meio caminho andado para mandares uma partição à vida 😄 Entretanto essas coisas foram-se optimizando, até aos dias de hoje, em que é facílimo fazer isso. O UEFI ainda é recente, é normal que ainda não seja fácil de configurar. A juntar a isto, cada vez mais pessoas optam por máquinas virtuais em vez do dual-boot (eu, p exemplo, já não uso dual boot há 5 anos ou mais), que trás bastantes facilidades na utilização, por isso ainda menos pessoas têm necessidade de investigar o dual-boot para UEFI.
Recommended Posts