Jump to content

Recommended Posts

Posted (edited)

olá amigos, então a minha questão e a seguinte...

Em delphi estou a tentar importar dados da minha base de dados para uma estrutura, onde esta o meu erro...???

lista_produtos : Tproducts;
// i: integer;
begin
 i.First;

while not i.EOF(TDataModule1) do

//for i := 0 to Lista_produtos - 1 do

lista_prudutos[i].prodCode := TDataModule1.fieldbyname('codproduto').AsString;
 //lista_produtos[i].prodCode := strtodata(produtos.fiel'dByName('codproduto').ASString),date;
 lista_produtos[i].prodDescription := ds.fieldByName('designacao').ASString;
 lista_produtos[i].prodPrice := //('##0.00', 12549687697);
 lista_produtos[i].
 i.Next;
 // i=i+1;
  end;
 result := lista_produtos;
end;
Edited by nunopicado
Adicionadas tags GeShi
Posted (edited)

Por onde começar?...

- Se i é integer, conforme está declarada, é de um tipo simples, apenas numeros inteiros.

Logo, i.First não funciona, i.EOF muito menos, i.Next outro tanto.

- TDatamodule1 é uma instância de TDatamodule, ao que o nome indica. Não tem campos.

Logo, TDatamodule1.FieldByName... não existe.

Por sinal também não é um ficheiro ou dataset, logo não entra no EOF nem por decreto.

- O While... Do só vai executar uma linha.

É ela:

lista_prudutos[i].prodCode := TDataModule1.fieldbyname('codproduto').AsString;

A falta de BEGIN a seguir ao DO, encarrega-se disso.

A propósito, a tua variável é lista_produtos, e não lista_prudutos, o compilador não vai conhecer isso...

- E à falta de BEGIN em cima, o END em baixo vai dar erro...

- as duas últimas linhas de atribuição a lista_produtos não existe...

lista_produtos[i].prodPrice := //('##0.00', 12549687697);
lista_produtos[i].

é equivalente a:

lista_produtos[i].prodPrice := lista_produtos[i].

Ou seja, não existe.

Edited by nunopicado
  • Vote 1

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Posted (edited)

huuum pois :s eu tenho duvidas em como fazer isso, visto que atraves de um form global vou buscar a database---TDataModule1, queria passar os campos para a estrutura , ou melhor os varios campos....

Tproduct = record
   prodCode  : String[10];
   prodDescription : String[60];
   prodPrice : String[10];
   prodGroup : Tgroup;
 end;
 Tproducts = array of Tproduct;
Edited by nunopicado
Adicionadas tags GeShi
Posted

Quando meteres código no forum, mete as tags CODE com a respectiva linguagem, para que se perceba bem.

Há aí um mal entendido qualquer...

TDataModule1 não é uma base de dados. Poderá ser lá que tens a base de dados, mas em si, é só uma zona onde podes meter componentes.

Para passar de uma base de dados para uma estrutura record, precisas saber:

1º Se é mesmo isso que queres... É algo que não faz grande sentido, pois o Dataset da base de dados já lá tem tudo e de forma bem melhor do que um record+array

2º Saber qual o teu Dataset.

3º Definir o tamanho do array (que no teu exemplo, é dinâmico) de acordo com o total de registos do Dataset

4º Percorrer todo o Dataset, guardando os dados de cada registo no equivalente do Record.

Por Dataset, entenda-se, uma SQL Query, SQL Table ou outro componente equivalente.

• Vote 1

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Posted (edited)

para usar o data set a configuracao n sei fazer visto que da-me sempre o erro que parece que tem a ver com o midas.dll... o que quero implementar e um web server que guarde no array os valores da base de dados :S e a minha dificuldade entre outras é como no wile not vou percorrer a base de dados...

* estou a ir buscar a bd com um ado conection e uma ado query

Edited by smack_dead
Posted (edited)

Não sabes, a gente ensina-te...

Isso não é problema.

Do Midas.dll, basta meteres essa dll na pasta do programa, ou meteres na secção uses a unit midaslib

Se tens erro no Midas.dll, isso significa que estás a usar um TClientDataset, certo?

Edited by nunopicado

Posted (edited)

sim, tclientdataset... ja experimentei usar o midaslib no uses e continuou igual.....mas torna-se mais facil do que usar o wile para percorrer a bd e passar os valores da estrutura para o array?

O While serve para quando não sabes ao certo o tamanho. Não é o que se passa aqui.

O Dataset tem uma propriedade (RecordCount) que te diz exactamente quantos registos lá estão.

Logo, o FOR é o ciclo certo a usar.

Saca este ficheiro: https://dl.dropboxusercontent.com/u/5146367/midas.dll

Grava-o na pasta do teu executável.

Edited by nunopicado
  • Vote 1

Posted

tdatasetprovider ou o tclientdataset?

O TClientDataset.

Por exemplo (imaginando que o teu ClientDataset se chama ds):

var
  i:integer; 
begin
  SetLength(Lista_Produtos,ds.RecordCount); // Define o tamanho do array com o mesmo número de registos que o dataset

for i:=0 to ds.RecordCount-1 do // Percorre o dataset
     with Lista_Produtos[i] do
        begin
           ds.RecNo        := i;  // Define a posição do dataset

prodCode        := ds.fieldbyname('codproduto').AsString;
           prodDescription := ds.fieldByName('designacao').ASString;
           prodPrice       := ds.fieldByName('price').AsFloat;
        end;
end;

Isto percorre todo o dataset e vai gravando os dados no array.

Mais uma vez, não vejo nenhuma razão para fazer isto no mundo real. Só ser for por ser um exercício.

A qualquer momento podemos aceder aos registos directamente no dataset, sem ter de estar a ocupar recursos com o array a duplicar informação.

• Vote 1

Posted

o exercícios é fazer com que os produtos da base de dados passem para uma loja on-line

Escapa-me então o motivo do Record...

Mas independentemente da sua utilidade, é possível fazer, como pus em cima.

Posted (edited)

eu usei o record para declarar o tipo de estrutura... porque supostamente nesta parte vou buscar os campos produtos mas eu tenho de ser capaz de ir buscar outros campos (tabelas) a bd

Quanto ao TClientDataset.

tenho de ter um soap conection??

o provirerName da-me sempre erro..

tenho de ter o tdata set provider???

ou apenas basta o ado conection e o ado query?

o meu adoquery tem esta sql.....

Select codproduto,designacao,precocusto,codgrupo from produtos;
Edited by smack_dead
Posted

O ClientDataSet já é uma tabela... Não precisas de query alguma pois ele próprio é um dataset.

Dependendo da estrutura que estás a fazer, nem de provider precisa. Basta-lhe o próprio TClientDataSet para teres uma tabela completa.

Soap Connection não tem nada a ver com bases de dados... Onde é que andas a ver isso?

Para criar uma tabela com um TClientDataSet, basta-te mete-lo na form, e abri-lo.

Se for uma tabela nova, tens de criar o dataset antes de abrir, e depois meter dados.

Se for uma tabela existente, tens de a carregar, e depois abrir.

• Vote 1

Posted (edited)

ehhh boa 😄 ...fiz 'assing local datas' meti o meu ado query e ele detetou ...mas no meu codigo ainda aparece que o ds nao esta declarado.....

tenho o meu ds(data set)noutro form ... e ja fiz use form...

solução.....Uform.TDM.ds ....para ir buscar a outro formulario :DDD obrigado amigo :DDDDD

se nao for abusar nao me quer dar umas dicas para fazer uma funcao de login....

Ao efetuar login deverá ser verificado se a palavra chave fornecida confere com a palavra chave do utilizador fornecido

Caso o utilizador não exista, ou a senha fornecida não coincida com a senha na BD então a variável logged = FALSE.

APassword devera ser encriptada!!!mas Como :s ???

Edited by smack_dead
Posted

ehhh boa 😄 ...fiz 'assing local datas' meti o meu ado query e ele detetou ...

Cada vez entendo menos... Então afinal os teus dados estão onde? No Clientdataset ou no ado query?

mas no meu codigo ainda aparece que o ds nao esta declarado.....

tenho o meu ds(data set)noutro form ... e ja fiz use form...

Por acaso não está no DataModule?

Se sim, tens de usar:

coisa := datamodule1.ds.fieldbyname('blablabla').asstring

Tens de lhe dizer em que form está o ds como pus em cima. Se não estiver no datamodule1, troca pelo nome da form onde estiver.

Isto não dispensa que metas a unit dessa form na secção uses.

• Vote 1

Posted (edited)

Isto porque eu tenho...um Uform com um ado conectio um ado query e um tclient data set(nao sei ir buscar a bd sem o adoquery) no meu codigo webserverIMPL usei

var
 lista_produtos : Tproducts;
 i: integer;
begin
  SetLength(lista_produtos,Uform.TDM.ds.RecordCount); // Define o tamanho do array com o mesmo número de registos que o dataset------>>>>da erro

for i:=0 to Uform.TDM.ds.RecordCount-1 do // Percorre o dataset
     with lista_produtos[i] do
        begin
           Uform.TDM.ds.RecNo       := i;  // Define a posição do dataset

prodCode        := Uform.TDM.ds.fieldbyname('codproduto').AsString;
           prodDescription := Uform.TDM.ds.fieldByName('designacao').ASString;
           prodPrice       := Uform.TDM.ds.fieldByName('precocusto').AsFloat;
           prodGroup       := Uform.TDM.ds.fieldByName('codgrupo').AsString;-----> tem de passar os campos todos da struct group
        end;
end;

////////////////////

Tgroup = record
   groupCode : String[4];
   groupDescription : String[60];
   groupFamilys : Tfamilies;
 end;
 Tgroups = array of Tgroup;

Tproduct = record
 end;
 Tproducts = array of Tproduct;

///////////////////////

Edited by thoga31
Corrigido GeShi
Posted

Então explica lá:

Se tens a ADO Query, e os dados estão lá, para que serve o TClientDataSet?

Se estás a passar da ADO Query para o TClientDataSet, e do TClientDataSet para o Record, ficas no fim com a tabela em triplicado na memória...

Não faz o menor sentido.

Os comandos que te mostrei para o clientdataset funcionam igualmente na ADO query. São componentes equivalentes a nível de interface.

• Vote 1

Posted (edited)

certo , tens toda a razao, e ja consegui por a dar so falta uma coizinha.....

prodPrice       := Uform.TDM.ds.fieldByName('precocusto').AsFloat;------isto e decimal como declaro????????
prodGroup       := Uform.TDM.ds.fieldByName('codgrupo').AsString;-----> tem de passar os campos todos da struct group

Tgroup = record
   groupCode : String[4];
   groupDescription : String[60];
   groupFamilys : Tfamilies;
 end;
 Tgroups = array of Tgroup;

Tproduct = record
 end;