Jump to content

[Duvida] Problemas com Função / Char.

Recommended Posts

Posted (edited)

Boas mais uma vez, preciso novamente da vossa ajuda.

É o seguinte com esta função retorna-me a posição correspondente á letra que eu escolher, ou seja se for um A ela retorna-me um 0.

O problema é quando tento chamar esta mesma função dentro de outra para permitir que um utilizador introduza um CHAR e que esse se transforme num INT (ou seja a posição do char introduzido). não sei se me fiz compreender.

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
char letras[27] = {'A','B','C','D','E','F','G','H','I','J','K','L','M','N','O','P','Q','R','S','T','U','V','W','X','Y','\0'};
int Caracteres(char);
int main(void) {

char linha;
int i=0, f;
printf("Linha: ");
scanf("%c",&linha);
f=Caracteres(linha);
printf("Linha: %d",f);
return 0;
}
int Caracteres(char l){
int i;
for (i = 0; i < 27; i++) {
 if (letras[i] == l) {
 return i;
 }
}
}

Esta é a função onde eu chamo a anterior, não coloquei aqui a função inteira porque só a chamo aqui nesta zona.

O problema é que esta função desde que mudei para caracter nem sequer me pede para colocar a Linha, passa-se e crasha mas se for com inteiros funciona perfeitamente.

//Submarino
   if(sub<4){
    printf("\n\nColoque os Submarino\n");
    printf("Digite as coordenadas(EX:Linha: 0 / Coluna:0)\n");

printf("Linha: "); //Pede a letra

scanf("%c",&linha); // Guarda a letra

f=Caracteres(linha);// Aqui chamo a função para ela guardar em f a posição da letra

l=f-1; // Aqui tiro 1 porque os arrays começam no 0 e o utilizador coloque sempre uma posição acima
      }

não sei se fui explicito o suficiente. Agradeço alguma ajuda, o thoga31 já me safou ontem e esta comunidade tem-me valido. Obrigado a Todos.

Edited by thoga31
GeSHi
Posted (edited)

scanf de caracteres e strings... um clássico de iniciação ao C 😛

Para leres um caracter, tens duas formas:

scanf(" %c", &foo);  // nota o espaço antes de "%c" - indica que deve ignorar certos caracteres, como o Enter de quando indicas a entrada de dados
foo = getchar();     // obtém um caracter e não necessita de Enter, mais usado para chars

Outra coisa, falta-te o 'Z'.

Por fim, essa forma de resolver o problema, é preciso ser mesmo assim ou não te lembras de outra forma?

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Posted

em array de char não tens qualquer tipo de necesidade de usar o \0. Este só é utilizado para denotar o final de uma string. A criação de uma função também esta no formulario? se não é apenas mais recursos que vais gastar. por isso tira o \0 mete o tal Z. e faz uma solução mais generica usando o sizeof para saberes o tamanho, de seguida um ciclo com a comparação(o if). e no fim devolves o i. Outra coisa estas a usar também a stdlib mas não estas a usar nenhuma função lá definida, utiliza apenas a stdio 😉

Posted

Bem mais uma vez obrigado, tens sido a minha salvação, isto é para o jogo da Batalha Naval, que é para entregar amanhã 🙂 mas já está feito agora ando a limar todos os pontos fracos. E este problema com Chars já me assolava á bastante tempo 😄 .

Esta foi a forma que encontrei para resolver este problema, não me veio á ideia outra visto que tinha problemas com os Char's lol resolvi fazer uma matriz de inteiros e mascara-la depois na apresentação com Char...

Aproveito só para perguntar eu trabalho em linux com o Eclipse segundo sei o eclipse não gera executaveis, pois não? Qual o programa que eu poderia usar para gerar o meu executável.

Mais uma vez Obrigado.

Obrigado pelos concelhos Mkman vou imediatamente retificar, recursos é o que não preciso gastar quanto menos melhor.

Posted

Assim derrepente deparei-me com um problema, e se o utilizador colocar uma letra minuscula? Já não vai funcionar, existe alguma maneira de comparar para ver se é maiuscula ou minuscula?

E quanto ao compilador, para gerar um executável sabes-me dizer algum, para linux.

Obrigado pela solução que me indicas-te é parecida com a minha, não entendi a utilização do sizeof, o length vai guardar o tamanho em bytes que o array ocupa em memória certo, era com o objectivo de se tornara dinâmico e não dependente do numero de char do array?

Posted (edited)

Hoje vou dar uma solução. Não usei arrays, e tenho em conta as minúsculas. Vê se percebes 😉

#include <stdio.h>
#include <ctype.h>

int main(void) {
  char foo;
  foo = toupper(getchar());
  printf("%d", foo - 'A');
  return 0;
}

Edit: ou então outra mais "kamikaze"

#include <stdio.h>
#include <ctype.h>
#include <string.h>

int main(void) {
  char alpha[] = "ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ";
  char c = toupper(getchar());
  char *pos = strchr(alpha, c);
  printf("%d", pos == NULL ? -1 : pos - alpha + 1);
  return 0;
}

Edit2: corrigi o 2º código para lidar com inputs que não sejam letras.

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Posted

@thoga31 se ele já estava a ter dificuldade assim comeste lhe o caco. Loki o codigo do thoga tem a ver com a tabela ASCII e faz operações para saber a posição. Como já deves ter percebido chars são representados por numeros inteiros.

Se tens alguma distribuição de linux instalada o gcc já deve vir instalado por default. Tens ainda o clang.

http://pt.wikipedia.org/wiki/ASCII

Posted

@thoga31 se ele já estava a ter dificuldade assim comeste lhe o caco.

Eu sei que dei uma solução mais complexa para o @Loki. No entanto, é interessante ver que há formas de brincar com as características dos chars e das strings. O @Loki pode não perceber agora à primeira vista, mas fica alerta para a existência de tais possibilidades.

Mais, se o @Loki quiser, eu explico com quantas palavras forem necessárias o meu código. Assim talvez até cimente certos conhecimentos que ainda estão meios no ar tipo poeira. Pelo menos foi assim que eu aprendi muita coisa ao longo dos últimos anos: vendo coisas que não compreendia. Incentivava-me a querer saber mais. 🙂

Knowledge is free!

Posted (edited)

@thoga31 : falta a validação dos dados de entrada ...

O meu objectivo não era fazer um programa completo e totalmente seguro etc etc, tenho plena noção que falta a validação do input. Sim, também podia mostrar como isso se faz, mas não considerei prioritário neste tópico.

O essencial são os algoritmos/fórmulas utilizados, e eles estão lá. Portanto, quanto aos algoritmos, enganei-me? É que eu escrevi o código mas nem testei 😛

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Posted

Bem nem sei por onde começar, em primeiro por agradecer a todos, 2º realmente se possivel thoga31 explica-me que fiquei a nora... Por ultimo o HappyHippyHippo tem razão isto relaciona-se com o input de dados do teclado.

Mais uma vez vos agradeço, e beber do vosso conhecimento é só brutal...

PS: A segunda do thoga31 então matou-me...

Posted

AHAH, vocês metem isto à frente de um iniciado, só posso mesmo imaginar a cara dele a olhar para isto... Faz-me voltar ao meu tempo de Secundário, se visse isto à frente achava que quem o fez devia ser meio avariado 😛 Não é que seja difícil, mas para que nunca viu...

Explicando isto um pouco, é basicamente um if.

a expressão completa (pos == NULL ? -1 : pos - alpha + 1)

equivale a '-1' se 'pos==NULL', senão equivale a 'pos - alpha + 1'

Depois tens o uso da função strchr:

http://linux.die.net/man/3/strchr

Involve apontadores, algo que eu não tenho a certeza de já teres abordado. Basicamente procura-te um caracter dentro da string.

• Vote 1
Posted (edited)

2º realmente se possivel thoga31 explica-me que fiquei a nora...

PS: A segunda do thoga31 então matou-me...

Uma coisa que te aconselho a veres é apontadores. Digo isto não com base neste tópico mas essencialmente com base no outro. C não vive sem eles, e são parte essencial da programação nesta linguagem.

Passando então a explicar os meus códigos:

#include <stdio.h>
#include <ctype.h>

int main(void) {
  char foo;
  foo = toupper(getchar());
  printf("%d", foo - 'A');
  return 0;
}

Estou a utilizar o método toupper, da biblioteca ctype, que pega no caracter lido com getchar e o transforma na letra maiúscula correspondente.

Em C, um char não é mais do que um número inteiro. Desta forma, podes fazer contas com chars. Cada caracter tem um número que o identifica na Tabela ASCII, e é com base nela que eu trabalhei. Os caracteres alfanuméricos estão todos seguidos, começando no "A" na posição 65 e acabando no "Z" na posição 90. Os caracteres minúsculos estão mais à frente. Vê o link para perceberes 😉

Portanto, para saber que caracter é, o que faço eu? Se eu quero que 'A' seja 0, então 'A'-'A'=0 uma vez que 'A'=65. Se eu quiser a "posição" do 'D', faço 'D'-'A'=3, ou seja, 68-65 uma vez que 'D'=68.

Desta forma, eu subtraio o caracter lido ao 'A', que é o nosso caracter de referência.

O segundo código é mais kamikaze e já tem validação de dados.

#include <stdio.h>
#include <ctype.h>
#include <string.h>

int main(void) {
  char alpha[] = "ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ";
  char c = toupper(getchar());
  char *pos = strchr(alpha, c);
  return 0;
}

Portanto, eu tenho uma strinh alpha que representa o alfabeto em letras maiúsculas. Mais uma vez, leio um caracter do teclado e transformo-o no seu respectivo caracter maiúsculo.

De seguida, usei a função strchr. Esta função pega numa String e num caracter e procura esse caracter na String. O que esta função retorna não é a posição! Ela retorna o endereço de memória em que está o caracter na String!

Não sei se já viste que uma String pode ser declarada como char s[] e char *s - um apontador. Estranho, não? Não é. Uma String é um array de chars com uma característica particular: deve ter um caracter de terminação, o '\0'. Existe uma panóplia de métodos na biblioteca string que nos facilita trabalhar com estes "meninos".

Desta forma, alpha é um endereço de memória que indica o início de uma String. Uma vez que não defini um tamanho para ela, o compilador trata de o calcular, além de inserir por mim o caracter de terminação '\0' no final (daí eu não o ter escrito).

Ora, o caracter 'A' está (hipoteticamente falando) na posição 1234 da memória, o 'B' no 1235 e por aí em diante. Isto é verdade porque um char tem 1 byte. Se tivesse por exemplo 2 bytes a história mudava de figura: o 'B' estaria 2 posições à frente uma vez que o 'A' estava a ocupar 2 bytes. Mas felizmente este não é o caso aqui, mas convém referir.

Então, o strchr vai-me devolver o endereço do caracter! Se eu inserir 'C', e se alpha começar no endereço 1234, então vou obter o endereço 1236 como resultado.

Como posso fazer cálculos com apontadores, faço pos-alpha que é o mesmo que 1236-1234. Obtenho o resultado pretendido: 2.

Neste caso eu decidi somar 1... por força de hábito 😄

Tu queres que o 'A' seja 0, portanto não é para somar 1.

Aquela sintaxe "marada"... pos == NULL ? -1 : pos - alpha. Este é o único operador ternário do C. Esta é a sua sintaxe:

condicao ? verdade : falso;

E é o equivalente de:

if (condicao)
  verdade;
else
  falso;

A vantagem de usar este operador neste caso é que evito de ter este pequeno comboio:

if (pos == NULL)
  printf("%d", -1);
else
  printf("%d", pos - alpha);

Assim fica mais bonito e prático:

printf("%d", pos == NULL ? -1 : pos - alpha);

Portanto, imagina que o utilizador não premiu uma letra mas sim um número. O número não está em alpha. O que devolve a função? Devolve NULL, ou seja, um apontador para nada.

Ora, se eu obtenho NULL, significa que obtive um input inválido. Neste caso, imprimo um resultado "sem sentido" que indica erro: -1. Não há nenhuma posição negativa, e "-1" é um valor muito tradicional de se usar nestes casos.

Pronto, acho que o principal está aqui. Se alguém quiser acrescentar ou corrigir algo, faça as honras da casa. 😄

@Loki, espero que tenhas aprendido coisas novas. 🙂

Cumprimentos.

Edited by thoga31
  • Vote 1

Knowledge is free!

Posted (edited)

Se alguém quiser acrescentar ou corrigir algo, faça as honras da casa. 😄

é possível executar várias operações dentro de um dos ramos do operador ternário (mesmo que não se use as chavetas) usando o separador de instruções ",". a única coisa que se deverá ter em contra é que o valor rvalue da operação será sempre o valor da última instrução:

int foo() { return 22; }
int bar() { return 23; }

int main() {
 int i = 0, j;

j = (i == 0 ?
        foo(), i = 10 :
        bar());
 printf("j = %d\n", j); // j = 22

return 0;
}

int foo() { return 22; }
int bar() { return 23; }