Jump to content

Utilizar variável em função que retorne valor!

Recommended Posts

Posted (edited)

Boas pessoal.

Tenho uma duvida, eu queria colocar uma variavel numa função que me fosse incrementando +1 consoante fosse encontrando 0(zeros) dentro de uma matriz a função que criei foi esta:

int GameOver(int N, int M,int count, int **m){
   int l,c;
   for(l = 0; l < N; l++)
       for(c = 0; c < M; c++)
           if(m[l][c]==0 || m[l][c]==7){
               count++;}
}

eu tentei utilizar o [count] para o efeito mas não está a funcionar, o que eu fiz para determinar se o jogo acabou foi:

if (GameOver(N, M, count, m)== countA)(este countA era o que entrava na função){
printf("GAMEOVER");
}

Não sei se me expliquei muito bem, mas se alguma alma caridosa poder dar uma ajuda agradecia.

Cumps pessoal.

Edited by thoga31
GeSHi
Posted

Explica melhor o que queres. Tu queres que a função conte o número de zeros (até aqui tudo bem), mas essa informação deve ser guardada numa variável que é passada por referência?

Explica aquele "countA era o que entrava na função" - entrava na função?

Duas coisas:

1) Quando defines uma função não-void, ela deve ter um valor de retorno do tipo dela. Por exemplo, neste caso deve retornar um int.

2) Nestes casos tens duas opções de devolver a informação pretendida: ou devolves o resultado através de return, ou colocas o resultado numa variável passada por referência.

A não ser que precises mesmo muito de passagem por referência, eu utilizaria return.

Knowledge is free!

Posted (edited)

Sim essa parte do retorno da função teria que colocar um int e não um void

Quanto ao resto a passagem por referência referes-te a utilizar um pointer certo?

Outra questão o return permite-me incrementar a variavel fora da função?

O [countA] era a que eu passava para dentro da função quando a chamo, ou seja

GAMEOVER(N,M,countA,mA)

eu enganei-me aqui:

if (GameOver(N, M, count, m)== countA)(este countA era o que entrava na função){
printf("GAMEOVER");
}

Era assim:

if (GameOver(N, M, countA, m)== multy)(este countA era o que entrava na função através do [count]){
printf("GAMEOVER");
}
Edited by thoga31
GeSHi
Posted (edited)

Portanto, countA é um contador cumulativo. Ele pode ter o valor 5 quando "entra" na função, encontram-se dois zeros, e sai de lá com 7. É isto?

void foo(int *a) {
  (*a)++;
}

int main(void) {
  int bar = 5;
  foo(&bar);
  printf("%d", bar);  // bar = 6
  return 0;
}
Edited by thoga31

Knowledge is free!

Posted

Não. Na função, o teu argumento está a receber uma referência (um endereço). Na chamada da função, tu estás a fornecer o endereço de "bar". A isto se chama passagem por referência. Tu referencias uma variável, esta não tem de ser um apontador. 😉

Knowledge is free!

Posted

Já agora só mais uma dica. Podes usar tanto a passagem por referência como o retorno da função, o que te permite fazer algo como:

int foo(int *a) {
  (*a)++;
  return *a;
}
int main(void) {
  int bar = 5;
  while(foo(&bar)!=8)
  printf("%d\n", bar); 
 printf("%d - terminou\n",bar)
 return 0;
}

O valor continua a ser armazenado na tua variável, mas também é retornado, pelo que podes usar o retorno da função para fazer comparações.

• Vote 1
Posted

já que estamos na área de notas 😄

Podes usar tanto a passagem por referência como o retorno da função

é uma solução, mas é mais convencional usar o valor de retorno como indicador do sucesso da função. não quer dizer que a solução de retornar o valor esteja errada, somente que esse valor de retorno pode ser usado para retornar informação mais útil que de outra forma complicaria o código.

exemplo:

int foo(int *a) {
 if (a == NULL)
   return -1;
 (*a)++;
 return 0;
}

int main(void) {
 int bar = 5;

printf("resultado : %s\n", foo(&bar) == 0 ? "SUCESSO" : "ERRO");
 printf("resultado : %s\n", foo(NULL) == 0 ? "SUCESSO" : "ERRO");

return 0;
}
  • Vote 1
IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
Posted (edited)

Eu utilizei o o toupper, mas sinseramente não entendi como ele funciona, se alguém me podesse explicar a coisa assim melhor eu agradecia.

Ficou assim e funciona bem.

if(sub<4){
    do{
    printf("\n\nColoque os Submarino\n");
    printf("Digite as coordenadas(EX:a5 ou A5)\n");
       printf("Coordenada: ");
       scanf(" %c", &linha);
       p=toupper(linha);
       l=Caracteres(p);
       scanf("%d",&c);
       c=c-1;
       if (l>N || l<0|| c>N || c<0 || m[l][c]!=0){
        printf("\nExcedeu o limite da grelha,\nou colocou um barco onde já existia um!!\n\n");
       }else{
           m[l][c]=1;
           sub++;
       }
       ApresentaMatrixHumano(N , M, m);
    }while(sub<4);
   }

que acham?

Edited by thoga31
GeSHi
Posted (edited)

http://linux.die.net/man/3/toupper

Mais uma dica: se pesquisares "man nome_da_função" no google encontras a pagina do man na net. O mané um utilitário dos sistemas *nix que contém múltiplos tópicos de ajuda, quer sobre bibliotecas e utilitários do sistema, quer sobre o sistema em si e standards. Antes da existência da Internet era a ferramenta mais valiosa para um programador em ambientes Unix.

Quanto ao teu programa, não tens validação do input do utilizador. Por exemplo, o que acontece se o utilizador introduzir 2 números, em vez de uma letra e um número.

é uma solução, mas é mais convencional usar o valor de retorno como indicador do sucesso da função. não quer dizer que a solução de retornar o valor esteja errada, somente que esse valor de retorno pode ser usado para retornar informação mais útil que de outra forma complicaria o código.

Concordo plenamente, mas como o exemplo é muito simples, existe pouca coisa que possa correr mal dentro da função, à excepção de o apontador ser nulo 😄 Nesse caso, passar um apontador nulo é um erro de palmatória 😛 . O mais certo é passar um apontador inválido, o que não é possível "apanhar", e que vai provocar erros no programa mais cedo ou mais tarde.

De qualquer forma, concordo contigo, essa forma é a mais convencional.

Edited by Flinger
Posted (edited)

Uma vez que o C tem algumas particularidades na atribuição, eu não recorro muito à passagem por referência. Faço antes isto:

int foo(int n) {
  return ++n;
}

int main(void) {
  int bar;
  printf("%d", 4 == (bar = foo(3)) ? bar : -1);
  return 0;
}

Claro que nem sempre se torna útil, mas para estes pequenos casos serve bem o propósito 😄

Edited by thoga31

Knowledge is free!