Jump to content

[Resolvido] log4net em DLL não detecta configuração e lança erro "log4net:ERROR XmlConfigurator"

Recommended Posts

Posted (edited)

Boas,

Estou a usar uma biblioteca que faz uso da log4net e não a consigo configurar, sempre que executo a minha aplicação tenho a clássica mensagem:

log4net:ERROR XmlConfigurator: Failed to find configuration section 'log4net' in the application's .config file.
Check your .config file for the <log4net> and <configSections> elements. The configuration section should look like:
<section name="log4net" type="log4net.Config.Log4NetConfigurationSectionHandler,log4net" />

Eu não preciso dos logs e para piorar a aplicação que estou a fazer é uma aplicação de consola e todo o output é usado para fazer PIPE com outras aplicações, não posso ter mensagens de erro do log4net a aparecer no stdout. Alguma sugestão para resolver este problema?

Pelas pesquisas que fiz é suposto existir um ficheiro com o nome da aplicação que estou a fazer e com extensão .config, no meu caso tenha o ficheiro existia com o nome App.config. Adicionei as secções de configuração antes de mudar o nome e depois de mudar o nome mas não resolveu o problema:

<configSections>
<section name="log4net" type="log4net.Config.Log4NetConfigurationSectionHandler,log4net" />
</configSections>

Estou sem ideias 😞

Edited by apocsantos
Posted

O problema é saber exactamente onde ele está a ir buscar a configuração.

Se ao ficheiro por defeito da configuração, se a um ficheiro próprio (também é possível configurar isso).

Partindo do princípio que é ao ficheiro por defeito, vê se não tens (correr a aplicação), um ficheiro com o nome da aplicação.exe.config.

Por defeito é aqui que a tua aplicação vai buscar essa configuração.

Para te dar um exemplo da configuração:

<?xml version="1.0" encoding="utf-8" ?>
<configuration>
<configSections>
<section name="log4net" type="System.Configuration.IgnoreSectionHandler"/>
</configSections>
<log4net>
<!-- Define some output appenders -->
<appender name="FileAppender" type="log4net.Appender.FileAppender">
 <file value="log-file.txt" />
 <appendToFile value="true" />
 <layout type="log4net.Layout.PatternLayout">
 <conversionPattern value="%date [%thread] %-5level %logger [%property{NDC}] - %message%newline" />
 </layout>
</appender>
<appender name="ConsoleAppender" type="log4net.Appender.ConsoleAppender" >
 <layout type="log4net.Layout.PatternLayout">
 <conversionPattern value="%date [%thread] %-5level %logger [%ndc] ID=%property{EventID} - %message%newline" />
 </layout>
</appender>
<!-- Setup the root category, add the appenders and set the default level -->
<root>
 <level value="FATAL" />
 <appender-ref ref="FileAppender" />
</root>
</log4net>
<startup>
 <supportedRuntime version="v4.0" sku=".NETFramework,Version=v4.5" />
</startup>
</configuration>

Esta configuração apenas te usa o ficheiro de log em caso de erros fatais, ficando tudo o resto silenciado. Se funcionar, podes tentar brincar com isso, como, por exemplo, retirar tudo de dentro do elemento root, que poderá desactivar o log num todo. Se quiseres também podes mudar o level para All, para veres se a tua alteração está a funcionar, e depois tentares desligar todo e qualquer log.

Posted (edited)

Nada feito. O projecto chama-se DNIReader, antes tinha um ficheiro chamado App.config, que alterei para DNIReader.config, este é o ficheiro de configuração da aplicação onde tenho essas configurações.

Será que devia ter um ficheiro chamado DNIReader.exe.config? Criei o projecto como uma C# Console Application no VS 2012 e esse ficheiro nunca existiu.

Edit:

Ahh! Problema resolvido, falha entre a cadeira e o teclado 🙂

Inicialmente o ficheiro de config estava mal, pelas pesquisas onde diziam que devia existir um ficheiro com <nome da app>.config alterei o nome do meu App.config para DNIReader.config, afinal, App.config era o nome certo.

Obrigado.

E esqueci-me de colocar aqui a solução, caso alguém venha a passar pelo mesmo problema, este é o conteúdo do meu ficheiro App.config:

<?xml version="1.0" encoding="utf-8" ?>
<configuration>
<configSections>
</configSections>
<log4net treshold="OFF" />
<startup>
<supportedRuntime version="v4.0" sku=".NETFramework,Version=v4.5" />
</startup>
</configuration>

Notem que o elemento configSections tem de ser o primeiro, e que no meu caso estou a desligar todos os logs.

Edited by apocsantos