Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas Pessoal,

Nunca trabalhei com oracle e necessito de fazer uma mini programa em c#, para escrita numa base de dados em oracle.

Já instalei a versão Oracle Database 11g Express edition, criei um workspace chamado TESTE depois com os comandos sql criei uma tabela chamada MICRO_V1, com 2 colunas FORCA, E CURSO.

Em seguida no c# criei a connection string

conn.ConnectionString = "User Id=" + "TESTE" + ";Password=" + "paulo" + ";Data Source=" + "ORCL" + ";";

Penso que o data source tem de ser criado no OBDC DATA SOURCE ADMINISTRATOR. Criei um novo com o driver Oracle in XE o tns service name pus XE pois foi o que encontrei pela web. Fiz o teste da conection com o user TESTE, e dá tudo ok.

No C# usando a connection string que apresento acima. dá erro de abertura do TNS....

Alguem me pode ajudar..

Cumprimentos

Paulo Rocha

Posted

Boas,

Não sei, supostamente tem de ser compativel com o driver que uso certo? eu encontrei esta num exemplo que a propria oracle fornece no manual da base de dados que instalei.

Eu tenho algumas noçoes básicas, pois nunca trabalhei com bases de dados.

Mas qual é a base de dados que usas? a minha é a oracle database 11g express edition.

E o driver que usas para a fonte de dados ODBC?

Posted

Sim, mas aquela variavel "conn", é de que tipo? SqlConnection? OleDb?

No projecto que uso, adicionei uma referencia para a dll "Oracle.DataAccess.dll", faço o using do "Oracle.DataAccess.Client;" e a ligação é do tipo "OracleConnection"

Posted

Eu tenho um programa para testar as string connection e testei a seguinte :

SERVER=(DESCRIPTION=(ADDRESS=(PROTOCOL=TCP)(HOST=paulo)(PORT=1521))(CONNECT_DATA=(SERVICE_NAME=XE)));uid=teste;pwd=paulo;

e dá connection ok, mas depois no C# dá erro....

Posted

Já resolvi 🙂 ,

o problema éra ao adicionar as referencias no C# tinha 3 versões de Oracle.DataAccess exprimentei uma a uma, e uma delas funcionou.

Não sei porque tenho 3 versões.

Já consegui adicionar valores á tabela 🙂 .

Muito Obrigado