JJMUniz Posted February 18, 2014 at 05:37 AM Report #545641 Posted February 18, 2014 at 05:37 AM Ola pessoal, estou com um problema, tenho que inserir um arquivo txt dentro de uma matriz de char e não sei como, alguém poderia ajudar ? Obs: O arquivo já é previamente gerado, entretanto pode variar de tamanho, logo a matriz também tem que variar de tamanho.
HappyHippyHippo Posted February 18, 2014 at 09:37 AM Report #545642 Posted February 18, 2014 at 09:37 AM antes de mais, tens de começar a ser mais explícito a apresentar as tuas dúvidas, porque "descarregar um ficheiro para dentro de uma matrix" não faz sentido. é possível que queiras dizer : "ler informação de um ficheiro e guardar-lo numa matriz", mas como não foi isso que disseste, é impossível saber se é realmente isso que pretendes. se for esse o caso, tens de saber usar as funções de alocação e manipulação de memória dinâmica : - malloc - realloc - free depois, tens de perceber o formato dos dados que se encontram no ficheiro. e ler-los de acordo com o seu formato e/ou estrutura IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
JJMUniz Posted February 18, 2014 at 03:40 PM Author Report #545683 Posted February 18, 2014 at 03:40 PM Desejo fazer justamente oq vc esta pensando,"ler informação de um ficheiro e guardar-lo numa matriz", no caso teria que deixar os dados do meu arquivo já no formato de entrada da minha matriz ? por exemplo como tenho uma matriz char, os dados no arquivo deveriam estar assim '1','3','4'... certo?! sei que tenho que usar alocação dinâmica de memoria e funções de arquivos também, mas não sei como fazer isto, esta é minha dúvida.
HappyHippyHippo Posted February 18, 2014 at 05:14 PM Report #545697 Posted February 18, 2014 at 05:14 PM Desejo fazer justamente oq vc esta pensando,"ler informação de um ficheiro e guardar-lo numa matriz", no caso teria que deixar os dados do meu arquivo já no formato de entrada da minha matriz ? por exemplo como tenho uma matriz char, os dados no arquivo deveriam estar assim '1','3','4'... certo?! não desde que saibas como estão os dados no ficheiro só necessitas de fazer a leitura destes da maneira apropriada em relação a esse formato sei que tenho que usar alocação dinâmica de memoria e funções de arquivos também, mas não sei como fazer isto, esta é minha dúvida. e oi por isso que coloquei os links para a documentação ... IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
JJMUniz Posted February 18, 2014 at 06:20 PM Author Report #545705 Posted February 18, 2014 at 06:20 PM (edited) Stack ví os links, entretanto eu já sei como trabalhar com essas funções, o que eu não sei fazer é usa-las junto com as funções de arquivos; Por exemplo quando eu usar fread para ler o arquivo, como farei para colocar os dados deste arquivo dentro da matriz ? Edited February 18, 2014 at 06:21 PM by JJMUniz
thoga31 Posted February 18, 2014 at 08:33 PM Report #545717 Posted February 18, 2014 at 08:33 PM Stack O nome do membro não é "Stack Overflow" mas sim "HappyHippyHippo", da mesma forma que tu és o "JJMUniz" e não "null". Knowledge is free!
Leudassdf Posted February 18, 2014 at 09:34 PM Report #545724 Posted February 18, 2014 at 09:34 PM (edited) Stack ví os links, entretanto eu já sei como trabalhar com essas funções, o que eu não sei fazer é usa-las junto com as funções de arquivos; Por exemplo quando eu usar fread para ler o arquivo, como farei para colocar os dados deste arquivo dentro da matriz ? Bem segundo aquilo que tenho vindo a aprender tens que usar um ciclo. Podes ver o seguinte link:http://www.portugal-a-programar.pt/topic/64861-ler-linhas-de-um-ficheiro/#entry545007. Usa o fgets para ler o ficheiro linha a linha. Mas como podes ver o HappyHippyHippo deixou bem explciito. Ve se te ajuda.... Edited February 18, 2014 at 09:35 PM by Leudassdf
HappyHippyHippo Posted February 18, 2014 at 10:42 PM Report #545743 Posted February 18, 2014 at 10:42 PM Stack ví os links, entretanto eu já sei como trabalhar com essas funções, o que eu não sei fazer é usa-las junto com as funções de arquivos; Por exemplo quando eu usar fread para ler o arquivo, como farei para colocar os dados deste arquivo dentro da matriz ? vamos lá ver uma coisa ... programar não é disparar para o ar a ver se acerta em algum pombo. logo, sem saber: - que dados tens no ficheiro - qual o formato desses dados - como tens definida a matriz não terás qualquer tipo de resposta ao teu problema IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
JJMUniz Posted February 18, 2014 at 11:19 PM Author Report #545752 Posted February 18, 2014 at 11:19 PM os dados são apenas números inteiros, quanto a matriz de do tipo char, acho que teríamos que defini-la(usando alocação dinâmica) no momento em que a informação estiver sendo lida do ficheiro, pois este pode variar de tamanho.
JJMUniz Posted February 19, 2014 at 03:40 AM Author Report #545760 Posted February 19, 2014 at 03:40 AM Pessoal acho que resolvi meu problema, só que não consigo abrir o arquivo, sendo as funções estão todas corretas, suspeito que é pq o arquivo é o programa que estou compilando estão em diretórios diferentes, o arquivo esta na área de trabalho mas não sei em que diretório meu compilador salva. Alguém ajuda ???
Leudassdf Posted February 19, 2014 at 10:14 AM Report #545768 Posted February 19, 2014 at 10:14 AM Pessoal acho que resolvi meu problema, só que não consigo abrir o arquivo, sendo as funções estão todas corretas, suspeito que é pq o arquivo é o programa que estou compilando estão em diretórios diferentes, o arquivo esta na área de trabalho mas não sei em que diretório meu compilador salva. Alguém ajuda ??? O ficheiro normalmente é gravado dentro da pasta do teu projeto. Senao estiver na pasta tens que indicar o caminho todo.
Recommended Posts