Jump to content

Como descarregar um arquivo txt dentro de uma matriz

Recommended Posts

Posted

Ola pessoal, estou com um problema, tenho que inserir um arquivo txt dentro de uma matriz de char e não sei como, alguém poderia ajudar ?

Obs: O arquivo já é previamente gerado, entretanto pode variar de tamanho, logo a matriz também tem que variar de tamanho.

Posted

antes de mais, tens de começar a ser mais explícito a apresentar as tuas dúvidas, porque "descarregar um ficheiro para dentro de uma matrix" não faz sentido.

é possível que queiras dizer : "ler informação de um ficheiro e guardar-lo numa matriz", mas como não foi isso que disseste, é impossível saber se é realmente isso que pretendes.

se for esse o caso, tens de saber usar as funções de alocação e manipulação de memória dinâmica :

- malloc

- realloc

- free

depois, tens de perceber o formato dos dados que se encontram no ficheiro. e ler-los de acordo com o seu formato e/ou estrutura

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
Posted

Desejo fazer justamente oq vc esta pensando,"ler informação de um ficheiro e guardar-lo numa matriz", no caso teria que deixar os dados do meu arquivo já no formato de entrada da minha matriz ? por exemplo como tenho uma matriz char, os dados no arquivo deveriam estar assim '1','3','4'... certo?!

sei que tenho que usar alocação dinâmica de memoria e funções de arquivos também, mas não sei como fazer isto, esta é minha dúvida.

Posted

Desejo fazer justamente oq vc esta pensando,"ler informação de um ficheiro e guardar-lo numa matriz", no caso teria que deixar os dados do meu arquivo já no formato de entrada da minha matriz ? por exemplo como tenho uma matriz char, os dados no arquivo deveriam estar assim '1','3','4'... certo?!

não

desde que saibas como estão os dados no ficheiro só necessitas de fazer a leitura destes da maneira apropriada em relação a esse formato

sei que tenho que usar alocação dinâmica de memoria e funções de arquivos também, mas não sei como fazer isto, esta é minha dúvida.

e oi por isso que coloquei os links para a documentação ...

Posted (edited)

Stack ví os links, entretanto eu já sei como trabalhar com essas funções, o que eu não sei fazer é usa-las junto com as funções de arquivos; Por exemplo quando eu usar fread para ler o arquivo, como farei para colocar os dados deste arquivo dentro da matriz ?

Edited by JJMUniz
Posted (edited)

Stack ví os links, entretanto eu já sei como trabalhar com essas funções, o que eu não sei fazer é usa-las junto com as funções de arquivos; Por exemplo quando eu usar fread para ler o arquivo, como farei para colocar os dados deste arquivo dentro da matriz ?

Bem segundo aquilo que tenho vindo a aprender tens que usar um ciclo. Podes ver o seguinte link:http://www.portugal-a-programar.pt/topic/64861-ler-linhas-de-um-ficheiro/#entry545007.

Usa o fgets para ler o ficheiro linha a linha. Mas como podes ver o HappyHippyHippo deixou bem explciito.

Ve se te ajuda....

Edited by Leudassdf
Posted

vamos lá ver uma coisa ... programar não é disparar para o ar a ver se acerta em algum pombo.

logo, sem saber:

- que dados tens no ficheiro

- qual o formato desses dados

- como tens definida a matriz

não terás qualquer tipo de resposta ao teu problema

Posted

os dados são apenas números inteiros, quanto a matriz de do tipo char, acho que teríamos que defini-la(usando alocação dinâmica) no momento em que a informação estiver sendo lida do ficheiro, pois este pode variar de tamanho.

Posted

Pessoal acho que resolvi meu problema, só que não consigo abrir o arquivo, sendo as funções estão todas corretas, suspeito que é pq o arquivo é o programa que estou compilando estão em diretórios diferentes, o arquivo esta na área de trabalho mas não sei em que diretório meu compilador salva. Alguém ajuda ???

Posted

Pessoal acho que resolvi meu problema, só que não consigo abrir o arquivo, sendo as funções estão todas corretas, suspeito que é pq o arquivo é o programa que estou compilando estão em diretórios diferentes, o arquivo esta na área de trabalho mas não sei em que diretório meu compilador salva. Alguém ajuda ???

O ficheiro normalmente é gravado dentro da pasta do teu projeto. Senao estiver na pasta tens que indicar o caminho todo.