Jump to content

[Resolvido] Percorrer árvore binária

Recommended Posts

Posted

Boa tarde,

Estou a resolver um problema, acho que ja consegui chegar a solução que quero, mas acho que pode ser melhorada. Basicamente tenho uma árvore que percorro de forma recursiva, cada nó está numerado, não de forma sequencialmente e pode se repetir o mesmo número. Tem um limite dado, e tenho que contar se as folhas fazem parte de um conjunto de número previamente definido.

Já consegui resolver o problema de forma simples, verifico todas as folhas percorrendo recursivamente, só que queria optimizar, não visitando todas as folhas, isto é não ter que verificar todas as possibilidades, alguma ideia como poderei descartar alguns ramos ?

Pensei em guardar o caminho que estou a percorrer se aparecer algum igual não seguir, mas sinceramente não sei muito bem como fazer, só gastaria mais tempo a verificar se o caminho actual já foi pesquisado... alguem me consegue alguma dica como optimizar a pesquisa ?

Obrigado pela ajuda,

alves077

Posted (edited)

Posso me ter explicado mal, mesmo não estando ordenada, e podendo repetir números, a relação dos nós é única. Isto é, se o nó 1 ramifica para 1,2, o nó esquerdo da raiz 1 será o 1 outra vez, logo o terceiro nível do lado esquerdo será (1,2) na mesma, logo existe aqui uma repetição, sendo que sei qual as folhas que interessam acho q se pode ignorar este tipo de ramos que não leva a lado nenhum. Só não sei ao certo onde posso tirar proveito de trabalho já realizado...

Edited by alves077
Posted

Posso me ter explicado mal

mas eu não

mas caso seja de difícil leitura deixo novamente o comentário:

se a árvore não está ordenada só tens uma solução : percorrer toda a árvore

explica lá como é que podes supor que valores existem nos ramos se esta não está ordenada ? e por consequente, como podes saber se estes valores estão dentro do teu grupo ?

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
Posted

Ok, na medida que não se consegue prever o futuro percebo o que dizes, mas mesmo sabendo que a relação é única e que a árvore tem um tamanho pré-definido não conseguirei aproveitar trabalho já realizado?

Posted (edited)

O que quero dizer é que determinado número terá sempre os mesmos dois "filhos".

Um exemplo de onde queria chegar, se o tamanho da minha árvore for 3 níveis, sabendo que 1 tem como filhos 1 e 2, e que nem 1 nem o 2 as folhas pretendidas, poderia não chamar o 3º nivel a árvore do lado esquerdo, porque posso saber que já analisei o 1 e o 2 e não são os pretendidos, e como a partir do 1 só consigo chegar ao 1 e 2, e que número máximo de níveis é 3, é uma ramificação desnecessária.

Edited by alves077
Posted

Sim, eu percebo o que dizes, estava só a tentar perceber se posso cortar ou a aproveitando alguma coisa da recursividade, por exemplo guardo o caminho por onde vou passando, assim se estiver a seguir esse caminho e conhecer o tamanho máximo sabia q esse caminho não valeria a pena.

Mas mais do que não ir a ramos, o que pretendia era mesmo aproveitar trabalho feito, se é que me percebem, se já verifiquei determinado tipo de combinações podia guardar em memoria, mas.. sinceramente não sei bem como fazer, e se faz algum sentido o que estou a dizer... só estou tentar perceber onde posso melhorar...

Posted (edited)

Ok, então se calhar vou desistir da minha ideia de optimizar isto...

Será que ganho alguma coisa em vez de percorrer a árvore ter uma matriz de adjacência ?

Não sei se fiz me entender, mas os números são sequenciais, só podem estar ligados a um qualquer, mas são sequenciais. Isto é se tiver uma árvore de tamanho 5, quer dizer que os nós da árvore são compostas pelo alfabeto = 1 a 5.

Obrigado pela atenção,

alves077

Edited by alves077
Posted

Ok, então se calhar vou desistir da minha ideia de optimizar isto...

existem hipóteses de optimização, pensa bem no que podes fazer. claro que passa sempre ou por ordenar a árvore ou estruturas auxiliares ...

Será que ganho alguma coisa em vez de percorrer a árvore ter uma matriz de adjacência ?

talvez em facilidade na criação do código, mas por outro lado tens a criação de uma estrutura auxiliar extra que aumenta quadraticamente com o número de nós da árvore)

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
Posted

Pois, mas se não passa por guardar alguns caminhos já realizados para não fazer o mesmo, não sei muito por onde optimizar. Mas tiver a matriz, supostamente já não preciso da árvore em si...

Não podes só dar uma dicas que caminho devo seguir? Já fiz várias tentativas mas só pioro o rendimento..