Jump to content

[Resolvido] Duvida - Tipos de Dados Básicos

Recommended Posts

Posted (edited)

Boa tarde,

Se me puderem esclarecer a seguinte duvida agradecia imenso.

Ao estudar C, nomeadamente os Tipos de Dados Básicos, deparei-me com a informação, que o tamanho de um Inteiro varia de arquitectura para arquitectura.Pude ler também que esta situação pode reduzir fortemente a portabilidade dos programas entre máquinas diferentes.

Já sei como fixar o valor de um inteiro através do prefixo de variável short e long.

Mas não sei o porque a alteração do tamanho de um inteiro em bytes?, A influencia que pode ter no programa a nivel de desempenho e em que maneira afecta a portabilidade.

Talvez me tenha fixado num pequeno pormenor, mas lá fiquei curioso.

Obrigado e desculpem a chatice.

Edited by Gonkali

" The quieter you become, the more you are able to hear"

"Eu adoraria mudar o mundo, mas não me deram o código-fonte."

"A arte de programar consiste na arte de organizar e dominar a complexidade."

"Qualquer um pode escrever um código que o computador entenda. Bons programadores escrevem códigos que os humanos entendam."

Posted

Já sei como fixar o valor de um inteiro através do prefixo de variável short e long.

usa os tipos : <unsigned>int<size>_t

exemplo:

#include <stdint.h>

uint16_t ui16; // unsigned 16 bit integer number
int64_t i64; // signed 64 bit integer number

Mas não sei o porque a alteração do tamanho de um inteiro em bytes?

porque existiu uma evolução enorme desde a criação do C ...

A influencia que pode ter no programa a nivel de desempenho e em que maneira afecta a portabilidade.

não penses muito no desempenho, o compilador está muito habilitado para tratar disso.

no que toca a portabilidade, isso já é outra conversa ...afecta imenso !!!

exemplo: imagina numa máquina 64bits gravares um ficheiro de dados com 3 números (3*64bits), que irá ser aberto futuramente numa máquina de 32bits para ler os mesmo 3 números (3*32bits), ups ...

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
Posted

Isto deriva to tamanho da palavra do CPU. Num processador de 16 bits, esse era o tamanho do inteiro. Quando passamos para processadores de 32 bits, optou-se por aumentar o tamanho do inteiro*. Na passagem para 64 bits, não se aumentou o tamanho, creio que por questões de compatibilidade.

O conselho que te deu o Hippo, é o que eu te daria. Evita muita chatice com tipos. E não só em C. É algo que devia ser prática corrente em todas as linguagens.

*ps: em VB6 o inteiro (integer) ainda é 16 bits. Para variáveis de 32 (signed) usa-se o long, e para variáveis 64bits... não há 😛

Posted

Hippo e Flinger muito obrigado pelos esclarecimentos e ajuda.

Um abraço

" The quieter you become, the more you are able to hear"

"Eu adoraria mudar o mundo, mas não me deram o código-fonte."

"A arte de programar consiste na arte de organizar e dominar a complexidade."

"Qualquer um pode escrever um código que o computador entenda. Bons programadores escrevem códigos que os humanos entendam."

Posted

É algo que devia ser prática corrente em todas as linguagens.

Muitas linguagens definem vários tipos de dados inteiros, cada um com o tamanho em bits bem definido, independentemente da arquitectura do compilador. Assim, eu posso pegar num ficheiro binário de inteiros criado num ambiente de 64 bits e abri-lo num ambiente de 32 bits sem problemas.

Não conheço a fundo a realidade do C neste aspecto, não trabalho com ele há muito tempo. No entanto, segundo percebi, é preciso cuidados redobrados nesta questão (para variar 😛 ).

Knowledge is free!