Jump to content

[Resolvido] Try catch

Recommended Posts

Posted

Estou a usar o try - catch para obter os dados de um serviço externo, a questão é que por vezes ocorre connection timeout, e queria arranjar forma de repetir a obtenção de dados até que a excepção deixe de existir.

Tinha pensado algo do estilo:

try {

obter dados do exterior;

} catch (exception) {

repetir até não existir exceção

}

O problema é que não sei como fazer isto do ponto de vista semântico. O que me ocorre seria por um try..catch dentro do catch, mas isto apenas iria resolver um nível de exceção e se ocorresse duas vezes seguida a informação seria suprimida. Talvez usando um while? a minha dúvida agora seria como usar um while try ctach ou algo do género, isto partindo do principio que é possível.

Alguém tem sugestões?

Posted (edited)

e queria arranjar forma de repetir a obtenção de dados até que a excepção deixe de existir.

isso é uma muito má opção ... o que deverias ter seria um contador que iria efectuar a operação N vezes deixando falahar ao fim dessas N vezes, caso contrário, poderás ter um ciclo infinito ...

$ntries = 3;
$try = 0;
$ok = false;
do {
 $try++;
 try {
   // do stuff ...

$ok = true;
 } catch(Exception $ex) {
 }
} while (!$ok && $try <= $ntries);
Edited by HappyHippyHippo
IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
Posted

Isto vai dar uma grande salganhada.. mas desde que funcione, serve. É que já tenho um ciclo fora, e então iria ficar algo deste género.

while ("iterar sobre um ano semana a semana") {

$terminou=false;
while(!$terminou)
{
	try
	{
			// obter dados do exterior;

$terminou=true;
	}
	catch(Exception $ex)  
	{
			//repetir até não existir exceção
	}
}

}

Mas não cometeste aí um erro qualquer? A inicialização não tem que ser a true, e meter a variável $terminou a false dentro do catch?

isso é uma muito má opção ... o que deverias ter seria um contador que iria efectuar a operação N vezes deixando falahar ao fim dessas N vezes, caso contrário, poderás ter um ciclo infinito ...

$ntries = 3;
$try = 0;
$ok = false;
do {
 $try++;
 try {
// do stuff ...

$ok = true;
 } catch(Exception $ex) {
 }
} while (!$ok && $try <= $ntries);

Sinceramente também tens razão, a questão de provocar um ciclo infinito pode ser igualmente má. Vou ter que refletir melhor sobre este assunto e forma correta de tratar a falha, provavelmente será com um número de tentativas máximo e um ficheiro de log para registar as falhas..

Obrigado pela pronta ajuda.

Posted

Não me parece. Se iniciasse a true, nem entrava no while.

Já reparei que me esqueci de dizer que dentro do while não poderia ser negado. E ia dar ao mesmo, só que em vez de estar true dentro do try, estaria o false dentro do catch..

• 2 weeks later...