Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas, tenho um script de login e logout a funcionar na perfeição.

Mas por motivos de segurança, tenho um auto logout. Ou seja, quando passar 60min a sessão termina. Tenho também uma coluna na base de dados que guarda a ultima visita do utilizador.

O problema disto é que quando eu fecho o separador da pagina, e os 60min passarem, a sessão so termina da proxima vez que alguem aceder a aplicação.

Se eu agora (12:00) fizer o login com o utilizador xpto e deixar a sessão ligada mas fechar o separador, ele so verifica que a sessão inspirou da proxima vez que alguem aceder a aplicação. Ou seja, se as 14:00 eu abrir a pagina, o utilizador xpto irá ficar com o registo de ultima visita as 14:00.

Como posso contornar esta situação?

Já me lembrei de trabalhar com o session_id, guardar na base de dados, e fazer a comparação do utilizador, mas acho que não é uma boa politica.

Tambem ja pensei em triggers no mysql.

Qual é a melhor opção?

Posted

Vamos lá ver se percebi o problema..

O problema disto é que quando eu fecho o separador da pagina, e os 60min passarem, a sessão so termina da proxima vez que alguem aceder a aplicação.

O que é normal..a sessão só finaliza por completo após o fecho do browser.

Se eu agora (12:00) fizer o login com o utilizador xpto e deixar a sessão ligada mas fechar o separador, ele so verifica que a sessão expirou da proxima vez que alguem aceder a aplicação.

O que também é normal..

Ou seja, se as 14:00 eu abrir a pagina, o utilizador xpto irá ficar com o registo de ultima visita as 14:00.

Não. Se guardaste na base de dados a última visita, que foi às 12:00, quando o utilizador voltar à pagina verificas se o mesmo (através de algum parâmetro que guardes na session - por norma o ID do utilizador) na base de dados já tem algum valor e comparas o tempo de diferença. Superior a 60 minutos = obrigatório fazer novamente login.