Jump to content

[Resolvido] Object reference not set to an instance of an object.

Recommended Posts

Posted

Boa tarde carissimos

Antes de mais. Bom forum este, já sou visitante a muito tempo mas nunca me tinha registado até hoje.

Eu sou novo no mundo de ASP.net. Alias, programações não é muito comigo, sou mais das redes. A minha duvida é. Estou no meu site, a tentar ficar com o id do utilizador que tem o login feito com o seguinte código:

SqlDataSourceCustumers.SelectParameters["Username"].DefaultValue = User.Identity.Name;

E dá-me o erro "Object reference not set to an instance of an object.".

Não entendo o que se passa. O campo Username existe na base de dados. E esta linha é criada no método de page_load.

O objetivo, é atualizar informações do utilizador numa formview que tem ligação a essa dataSource. Mas já estou a dar em dois, porque uma coisinha destas.....

Obrigado a todos desde já.

Posted

Boas,

esse erro ocorre porque algum desses objectos ou propriedades que estás a aceder não tem conteúdo (está a null).

Coloca um breakpoint nessa linha (tecla F9) e executa a aplicação (F5).

Ao parar a execução nessa linha, coloca o rato sobre "SqlDataSourceCustumers" e verifica se na tooltip aparece algum valor alem de null.

Caso apareça, seleciona este conteúdo "SqlDataSourceCustumers.SelectParameters["Username"]" e com o botão direito, faz QuickWatch (Shift+F9), e verifica o que aparece na coluna value.

Ou seja, alguma coisa nessa linha está a null, que ao aceder provoca esse erro