Jump to content

Recommended Posts

Posted

tutoriais simples com código muito simples, para quem está a começar.

no entanto tenho as minhas reservas no que toca ao GLUT. já tive sérios problemas em relação a este, e ainda por cima foi numa cadeira de programação gráfica, o que me obrigou a (ser o único) a ter de recorrer ao SDL para fazer o trabalho.

código copy-paste de um exemplo apresentado pelo professor e a funcionar noutras máquinas, e mim simplesmente estoirava (e olha que não era erro de compilação/linkagem ...)

conclusão : é um começo com passos pequeninos e ainda por cima apresenta uma cena engraçada o que motiva quem está a ler, por isso continua, e qualquer coisinha a gente está cá ...

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
Posted

Obrigado pelo apoio, quando tiver mais tempo começo a escrever tutorias sobre 3D.

Em relação à GLUT nunca me deu problemas x). Neste momento estou a fazer um motor de geração procedural de cidades 3D (projeto de fim de licenciatura) com recurso a ela e tem corrido bem 🙂

Posted

no entanto tenho as minhas reservas no que toca ao GLUT. já tive sérios problemas em relação a este, e ainda por cima foi numa cadeira de programação gráfica, o que me obrigou a (ser o único) a ter de recorrer ao SDL para fazer o trabalho.

código copy-paste de um exemplo apresentado pelo professor e a funcionar noutras máquinas, e mim simplesmente estoirava (e olha que não era erro de compilação/linkagem ...)

Muitas vezes basta um pormenor qualquer para a coisa correr mal, e nem precisa ser com o código ou definições de projecto... Eu fui o único a entregar o meu trabalho em Windows, porque em Linux aquilo não debitava. Era o mal de ter uma Gráfica ATI no portátil.

Quanto aos tutoriais, apenas um pequeno reparo: Como está em Inglês, parece-me boa prática ter tudo em Inglês. Aí pelo meio ainda tens uns nomes de funções e variáveis em português. É mal geral, eu padeço do mesmo problema, ainda assim fica a nota.

Posted

Quanto aos tutoriais, apenas um pequeno reparo: Como está em Inglês, parece-me boa prática ter tudo em Inglês. Aí pelo meio ainda tens uns nomes de funções e variáveis em português.

Eu já tinha reparado, tive foi preguiça de mudar xD, vou tentar corrigir isso antes de escrever os próximos. Acho que este mal só não afecta os programadores ingleses 😛

Posted

Só devias apostar em tutoriais de versões mais modernas de openGL. Já não se usa primitivas glVertex, glMatrixMode, glScale, glTranslate, glPopMatrix. etc.

Hoje em dia é tudo por VBO's e programas "shaders" GLSL.

Aqui há coisa de 2 anos fazia umas malhas de croché, depois fartei-me e fui para informática!

• 3 months later...
Posted

ja existe muito tralha em ingles

deverias apostar em algo em portugues se isso é realmente feito por ti

porque quando procuro por algo em portugues o que encontro sao traduçoes (copias mal feitas) de coisas em ingles

e isso percebe-se quando existe uma mistura das línguas em algum ponto ''alguma tradução que ficou esquecida''

Posted

Eu noto também a falta de material de boa qualidade em Português mas escolhi o Inglês porque é quase "obrigatório" na área da informática saber fala-lo. Agora nas férias vou escrever mais uns tutoriais e move-los para um blog à parte do meu site, talvez faça a tradução para Português 🙂