Jump to content

Recommended Posts

Posted

Olá a todos,

Não ando na escola já lá vão uns anitos bons, mas tenho visto uns videos sobre este assunto e quase todos dizem que a altura do lançamento tem que ser igual à chegada, quando não é igual dizem a altura do lançamento (por exemplo um penhasco) e o chao cá em baixo é horizontal... sem saber a altura é possivel resolver isto...

e que eu quero saber é o que está a verde (x,y)

não há a secção de fisica postei aqui..

obrigada

lan_amentoobliquo.jpg

Posted

Tens de criar duas funções:

1) A que define a trajectória da bola;

2) A que define o chão inclinado.

Para a equação (2), tens de ter em conta que a pessoa está a 4 metros do seu início. Se considerares que a pessoa está no nível y=0 (que é o mais fácil), então f(4)=0 - tem isto em conta na formulação da equação.

No final, tens de igualar as equações (1) à (2). Vais obter dois pontos: um em x<4, e outro em x>4 - o resultado que te interessa é o ponto (x,y) em que x>4.

Espero que isto te ajude. 😉

Knowledge is free!

Posted (edited)

Podia resolver o problema mas não me parece que seja esse o objectivo. Posso-te "empurrar" na direcção correcta dando mais alguns detalhes do que o thoga.

Define y(t), a função que te diz em que altura está o projéctil após t segundos.

Define x(t), a função que te diz a distância horizontal que o projecto percorreu ao fim de t segundos.

Define r(x), a função que te diz qual a altura (y) da rampa x metros após o ponto de lançamento. Podes ignorar aquela parte horizontal se fizeres como diz o thoga, tens que ignorar uma das duas soluções que vais ter (dica: porque é uma equação do 2º grau).

Calcula t(x) (quanto tempo passou para o projéctil estar na posição x?)

Calcula y(x) (que distância percorreu na horizontal para estar à altura y?)

Com y(x) e r(x) a solução deve ser mais evidente.

(só sugiro definires y(t) e x(t) porque são as equações que normalmente são ensinadas na escola, podes chegar directamente a y(x) e não precisas da primeira parte)

Edited by Warrior
  • Vote 1
Posted (edited)

Obrigado por postarem

como disse não ando na escola há muito tempo (não me lembro da maior parte das coisas que não se usa no dia a dia) e nem a matemática que aprendi foi "muito evoluída"... como tal não consigo implementar as vossas sugestões...

tentei fazer da forma como mostra a imagem no rectângulo vermelho , parecia-me uma opção valida... mas parece que não é... que quiserem deixar a solução do problema por mim tá tudo ok!!

fiz um code em vb.net tentando implementar a minha resolução, e o que acontece é que parece que a bola nunca mais caí no chão (até da falta de memória).... no principio parecia estar a correr bem...

edit: os valores na imagem 34.64m é 30.64m e Vy=36.69m/s e Vy=26.69m/s

lan_amentoobliquo2.jpg

lista de valores, a partir o 3º item quase não mudam os valores....

lancamentoobliquo3.jpg

já agora deixo tambem aqui o code... se o analisarem e virem alguma coisa mal digam....

Module Module1

'*** Vertical
' D_fy = V_iy * t + 1/2 * g * t ^ 2 + D_iy

' V_fy = V_iy * g * t

' V_fy^2 = V_iy^2 + 2*g* D_fy

' *** Horizontal
' D_fx = V_ix * t

Private Const GRAVIDADE As Integer = 10

Private Graus As Double = 30
Private Velocidade As Double = 20
Private distanciaInicioInclinacao As Double = 4

Private Function GetDistancia_X(ByVal Vel_iX As Double, ByVal tempo As Double) As Double
	Return Vel_iX * tempo
End Function

Private Function GetVelocidade_Y_SabendoTempo(ByVal Vel_iY As Double, ByVal tempo As Double) As Double
	Return Vel_iY * GRAVIDADE * tempo
End Function

Private Function GetTempo_Sabendo_Velocidade_Y_e_Velocidade_inicial_Y(ByVal velocidade_y As Double, Optional ByVal Vel_iY As Double = 0) As Double
	If Vel_iY = 0 Then
		Return velocidade_y / GRAVIDADE
	Else
		Return velocidade_y / (Vel_iY * GRAVIDADE)
	End If
End Function

Private Function GetVelocidade_Y_SabendoDistancia(ByVal Vel_iY As Double, ByVal distancia_Y As Double) As Double
	Return Math.Sqrt(Vel_iY ^ 2 + 2 * GRAVIDADE * distancia_Y)
End Function

Private Function GetRadianos(ByVal Graus As Double) As Double
	Return Graus * Math.PI / 180
End Function

Sub Main()

' Alinhado no Y
	Dim velocidade_Y As Double = Velocidade * Math.Sin(GetRadianos(Graus))

Dim tempoAteMeio As Double = GetTempo_Sabendo_Velocidade_Y_e_Velocidade_inicial_Y(velocidade_Y)
	Dim tempoTotal As Double = tempoAteMeio * 2

' MsgBox(tempoTotal)
	Dim velocidade_X As Double = Velocidade * Math.Cos(GetRadianos(Graus))
	Dim distancia_X As Double = GetDistancia_X(velocidade_X, tempoTotal)

' MsgBox(distancia_X)
	'***********

Dim i As Integer = 0
	Dim lstVelocidades_Y As New List(Of Double)
	Dim lstDistancias_X As New List(Of Double)

lstVelocidades_Y.Add(velocidade_Y)
	lstDistancias_X.Add(distancia_X - distanciaInicioInclinacao)

While lstDistancias_X(lstDistancias_X.Count - 1) > 0.01 ' 1 centimetro
		'While lstDistancias_X.Count < 10000

lstVelocidades_Y.Add(GetVelocidade_Y_SabendoDistancia(lstVelocidades_Y(i), lstDistancias_X(i)))
		Dim tempoDescida As Double = GetTempo_Sabendo_Velocidade_Y_e_Velocidade_inicial_Y(lstVelocidades_Y(i + 1), lstVelocidades_Y(i))
		'MsgBox(tempoDescida)
		lstDistancias_X.Add(GetDistancia_X(velocidade_X, tempoDescida))
		i += 1
	End While

Dim distanciaTotal_X As Double = 0
	For Each item As Double In lstDistancias_X
		distanciaTotal_X += item
	Next

distanciaTotal_X += distanciaInicioInclinacao

MsgBox(distanciaTotal_X)

End Sub

End Module
Edited by vikcch
Posted

Eia, um programa? Tenta resolver matematicamente. Se estás com dúvidas específicas, diz. 😉

Resolvi segundo o método do @Warrior e segundo um método "forjado" por mim (já não me lembro bem disto, pelo que segui a minha lógica xD), e ambos deram um X e um Y bastante aproximado (X com diferença de 0,06m, o que é normal, se tivermos em conta que arredondei as contas).

Knowledge is free!

Posted

Esquece os programas para já. Se resolveres as contas num papel a fórmula final é extremamente pequena, é uma linha de código.

Se a notação te estiver a confundir, y(t) não é mais do que descrever a altura em função do tempo, ou seja,

y = velocidade_inicial_y * t - 0.5*g*t^2 <- y depende só do tempo porque o resto são constantes.

Tenta descrever todas as funções que depois no final os termos anulam-se todos.

• Vote 1