Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas Pessoal

Estou a desenvolver para um trabalho, uma espécie de loja virtual ou maquina virtual que vende produtos, e tenho aqui umas duvidas que gostaria de ver tiradas:

A lista dos produtos é mostrada ao utilizador através de uma listbox... já a tenho quase toda programada, falta-me apenas uma situação: todos os produtos têm um stock de 20 itens por produto, e isso tambem ja programei, e está tudo a funcionar (criei uma variavel que conta quando se clica em adicionar, e outra que conta quando se apaga na listbox, e depois o stock será a diferença entre esses dois), contudo estou a ter problemas com o Botao Limpar da listbox... Raciocinei um pouco, e criei entao outra variavel chamada itens, que conta apenas a quantidade de itens de um produto dentro da listbox, da seguinte forma:

no botao adicionar (exemplo do produto Mars) :

contaMars = contaMars + 1 (contaMars é a variavel para contagem global do stock, até quando a compra é finalizada)

itemMars = itemMars + 1 (itemMars conta apenas o nr de Mars presentes na listbox)

no botão apagar :

If (listaitens.GetItemText(listaitens.SelectedItem) = "Mars" & vbTab & vbTab & " 0.65€") Then

listaitens.Items.RemoveAt(listaitens.SelectedIndex)

eliminaMars = eliminaMars + 1 (eliminaMars é a variavel para contagem global do stock, até quando a compra é finalizada)

itemMars = itemMars - 1

End If

lbl_stockMars.Text = contaMars - eliminaMars

no botao limpar:

lbl_stockMars.Text = (contaMars - eliminaMars - itemMars)

itemMars = 0

PROBLEMA: Se o utilizador carregar 1 vez, o botao funciona e retira ao stock o nr de itens na listbox, contudo, se voltarmos a adicionar, ele volta a acrescentar itens... Imaginemos que abrimos agora o programa... adicionamos 4 mars à listbox e depois clicamos em limpar... o contador de stock fica a 0.. Contudo, se voltarmos a adicionar, o contador começará a partir do 4,ou seja, se da segunda vez adicionarmos mais 1, o contador de stock passará a ser 5 e nao 1, como deveria ser.... e quando clicamos uma segunda vez seguida no limpar, ele tambem volta a contagem a esse numero )

Espero ter sido claro (tenho a leve impressao que nao fui ehehhe), porque explicar isto por texto é muito confuso....

Cumpz

RufuZ

Posted

Espero ter sido claro (tenho a leve impressao que nao fui ehehhe), porque explicar isto por texto é muito confuso....

Olá Rufuz, estás como eu, tenho exactamente o mesmo problema em me explicar:) ajuda a ficar mais claro se meteres o código colorido...quando metes inserir código mete code=vb (neste caso)

Parece-me que o mal é estares a enviar :

itemMars = 0

Parece-me que tens de por itemMars = VariavelQueTemValorTotalMars..., caso contrário ele vai pensar que só existem 0 Mars.

Férias! Estou por aqui: http://maps.google.p...001549&t=h&z=20 (a bulir claro está!)

Nunca mais é verão outra vez.. :)

Posted

A variável contaMars e eliminaMars sao as variáveis "globais", globais em termos do contexto do programa, porque elas mantém-se mesmo quando o utilizador termina a sua compra, fazendo com que o stock dos Mars vá decrementando à medida das compras de cada utilizador... Já o itemMars é apenas para contagem do numero de Mars dentro da listbox... Eu criei isto porque no meu raciocinio foi assim que se fez a ideia.. Porque basicamente, se tivermos 5 mars na listbox, o (contaMars - eliminaMars) podem ou nao ser 5, visto que eles vao incrementando e decrementando conforme o nr de utilizadores, mas o itemMars é obrigatoriamente 5....

Posted

acho que tem a haver com este codigo:

quando fazes o reset como não faz reset nos contasMars e no eliminaMars acho que é esse o conflito, mas podias copiar o codigo todo, tal e qual como está, para eu dar uma olhadela? é que apartir daquele que colocaste não percebo bem o funcionamento interno do programa

Posted

Boas pessoal, ja consegui resolver o problema... Tive que fazer um esquema em papel para realmente compreender... tinha que , quando clicado em limpar, fazer tambem eliminaMars+itemMars, para depois dar sempre certo no stock...

Contudo tenho outro problema:

Tenho (para ja) 3 forms, e no 1º form tenho muitas variaveis que precisava de acessar e modificar atraves de outros forms... Como faço isso?

Posted

Obrigadissima gnrtuga 😉

Mais uma duvida ehehe:

Há alguma forma de comparar variaveis em vb sem ser por meio de uma estrutura de ifs? é que sao muitas variaveis a testar e a tal estrutura if será demasiado longa e complexa... 😕

Mais uma vez um grande obrigado pela ajuda 😉

Posted

Bem, acho que podes fazer isso de duas maneiras...sinceramente não sei qual a mais indicada...

Tens o selec case, onde podes comparar logo várias variáveis numa só instrução.

http://msdn.microsoft.com/en-us/library/cy37t14y.aspx

Ou criares uma lista de arrays e verificares se o valor está dentro desse array:

http://msdn.microsoft.com/en-us/library/wak0wfyt.aspx

Vê os dois para perceberes qual é a melhor solução para ti.

Desconheço (não quer dizer que não exista) outras maneiras.

Boa sorte.

Férias! Estou por aqui: http://maps.google.p...001549&t=h&z=20 (a bulir claro está!)

Nunca mais é verão outra vez.. :)

• 3 weeks later...
Posted

Hum, desculpa so agora responder, mas ja solucionei esse problema...

Contudo tenho uma duvida: há alguma forma de fazer um grafico de estatisticas? Por exemplo, com o numero de itens comprados de cada produto?? Um grafico de barras ou assim?