Jump to content

[Resolvido] Ativo/Inativo

Recommended Posts

Posted

Bons dias!

Quero adicionar a uma serie de registos da minha DB uma opção "Inativo" que se vai manifestar por checkbox!

Quando checkada, ou seja, quando por exemplo um Cliente fica Inativo, como é que faço para:

1º - desativar qualquer tipo de possibilidade de inserção em faturas, ou qualquer outra tabela que necessite de um cliente.

2º - como é que permito ao utilizador apenas ver, por exemplo, o conta corrente desse cliente apenas enquanto ele esteve ativo?

Cumprimentos.

Posted

Boas!

Na tabela Cliente tens de ter um campo Estado(Ativo ou Inativo).

Para veres, só os utilizadores ativos fazes um Select de quem tem o estado ativo.

Não sei se tens login, mas se tiveres caso o estado dele seja inativo nem o deixas fazer login, ou caso, deixes fazer login todas as operações que ele faça é verificas o estado.

Posted

Boas!

Na tabela Cliente tens de ter um campo Estado(Ativo ou Inativo).

Para veres, só os utilizadores ativos fazes um Select de quem tem o estado ativo.

Não sei se tens login, mas se tiveres caso o estado dele seja inativo nem o deixas fazer login, ou caso, deixes fazer login todas as operações que ele faça é verificas o estado.

Sim, em termos de BD está tudo OK.

A questão é fazer isso a partir de WPFAPP C#

Posted (edited)

Tens várias hipóteses de fazer isso, tudo depende de como esteja montada a tua App.

Uma hipótese é, ao seleccionares o cliente, se o Estado for inactivo, colocares a propriedade isEnabled do botão que vai fazer a consulta a false, presumindo que tens assim o layout da aplicação... Mais uma vez, tudo depende de como tiveres a aplicação montada.

EDIT: Cada vez que vou mexer em WPF fico com a distinta impressão que, embora o conceito seja interessante, a microsoft deu um tiro no pé com isto... Mudaram os nomes todos de propriedades dos controlos, já existentes em WindowsForms, tiraram montes de automatismos que o WindowsForms tem, etc. etc. É como aprender uma nova Framework...

Edited by Flinger
Posted (edited)

Ja consegui resolver!

O que precisava mesmo era de conseguir passar o valor da checkbox e não o value do text.

checkbox.PNG

Para já tenho o check assim. Se o text for "true" os textboxs que tenho acima ficam todos disable, caso seja o text seja "false" ficam editáveis.

Nao sei como passar o check direto :\

EDIT: No meu caso a primeira vez que pego em WPF e é a primeira vez tambem que pego em alguma coisa do genero! Não tenho conhecimento em WindowsForms... mal por mal aprendo esta framework e assim já não me faz MAIS confusão xD

também é a primeira vez que pego em C#

Edited by reznor