Kline777 Posted February 6, 2014 at 11:41 AM Report #544175 Posted February 6, 2014 at 11:41 AM Isto não é propriamente duvida de Delphi mas pronto.... Eu tenho que importar determinados ficheiros do cliente para a minha aplicação para preencher uns campos. O modo mais comum de o fazer é pegarmos num template desse ficheiro e implementar o codigo de importaçao dele na propria aplicaçao para ler os valores que queremos, certo? A confusao começa quando o cliente pode ter uns 3 tipos de ficheiros que podem dar a mesma informaçao... já vamos ter que 3 funçoes de importaçao no codigo! O que não faz grande sentido... Além disso, como todos sabemos, mais tarde ou mais cedo alguem vai mudar o formato dos ficheiros e la vamos nos ter de mexer no codigo do programa para corrigir as funçoes de importaçao. Numa situaçao destas como é que voces resolveriam a coisa? onde/como importariam os ficheiros de um modo agil o suficiente para minimzar o trabalho em caso d alteraçao dos ficheiros base ou do aparecimento de novos?
nunopicado Posted February 6, 2014 at 01:47 PM Report #544196 Posted February 6, 2014 at 01:47 PM (edited) O cenário ideal era criares um sistema que importasse automaticamente o que precisas a partir de qualquer ficheiro que lhe metesses à frente. Mas num cenário ideal, eu estava agora numa praia paradisíaca, com uma bebida fresquinha, e rodeado de.... OK, já entendeste! 😁 Assim, temos de ver outra hipótese... Assim de repente, penso que criava um intermediário. Por exemplo, na tua aplicação, punhas a possibilidade de importar a partir de um formato criado por ti, flexível o suficiente para suportar todos os dados que possas algum dia ter de importar (XML, por exemplo, deverá ser suficiente). Depois criavas módulos que convertessem os tais ficheiros do cliente no formato que precisas, e que pode ser importado pela tua aplicação. À primeira vista isto parece mais trabalhoso ainda... E é! Mas se no inicio te dá um pouco mais de trabalho, a partir daí, sempre que aparecer um formato novo, apenas tens de criar/alterar um módulo, e a tua aplicação fica "a salvo" das mudanças que vão aparecendo. Edited February 6, 2014 at 01:49 PM by nunopicado "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
Kline777 Posted February 6, 2014 at 02:50 PM Author Report #544214 Posted February 6, 2014 at 02:50 PM Ya... foi tambem o que pensei... Já ando ah uns dias a criar essa ferramenta, porque queria criar uma coisa universal. Tenho colegas que nao vêm grande utilidade nisso, mas acho que é porque nao têm de importar ficheiros com regularidade! Quando tiver isto +/- orientado ponho disponivel aqui ou nos projectos. 1 Report
Recommended Posts